terça-feira, 23 de maio de 2017

SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

SENHORA

        Seixas ajoelhou aos pés da noiva; tomou-lhe as mãos que ela não retirava; e modulou o seu canto de amor, essa ode sublime do coração que só as mulheres entendem, como somente as mães percebem o balbuciar do filho.
        A moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira, a fronte reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa, escutava as falas de seu marido; toda ela se embebia dos eflúvios, de que ele a repassava com a palavra ardente, o olhar rendido, e o gesto apaixonado.
        --- É então verdade que me ama?
        --- Pois duvida, Aurélia?
        --- E amou-se sempre, desde o primeiro dia que nos vimos?
        --- Não lho disse já?
        --- Então nunca amou a outra?
        --- Eu lhe juro, Aurélia. Estes lábios nunca tocaram a face de outra mulher, que não fosse minha mãe. O meu primeiro beijo de amor, guardei-o para a minha esposa, para ti...
        Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva.
        Aurélia estava lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizava.
        --- Ou de outra mais rica! ... disse ela retraindo-se para fugir ao beijo do marido, e afastando-o com a ponta dos dedos.
        A voz da moça tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio, e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.
        --- Aurélia! Que significa isto?
        --- Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nós estamos escarnecendo mutuamente senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.
        --- Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d`alma.
        --- Vendido, sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica; sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento.
        Aurélia proferiu estas desdobrando um papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação por ele passada ao Lemos.
       Não se pode exprimir o sarcasmo que salpicava dos lábios da moça, nem a indignação que vazava dessa alma profundamente revolta, no olhar implacável com que ela flagelava o semblante do marido.
        Seixas, trespassado pela cruel insulto, arremessado do êxtase da felicidade a esse abismo de humilhação, a princípio ficara atônito. Depois quando os assomos da irritação vinham sublevando-lhe a alma, recalcou-os esse poderoso sentimento do respeito à mulher, que raro abandona o homem de fina educação.
        Penetrado da impossibilidade de retribuir o ultraje à senhora a quem havia amado, escutava imóvel, cogitando no que lhe cumpria fazer; se matá-la a ela, matar-se a si, ou matar a ambos.

                  Senhora. Edição crítica de José Carlos Garbuglio. Rio de Janeiro:
                                    Livros Técnicos e Científicos. São Paulo: EDUSP, 1979.

EFLÚVIO: emanação de energia.
SUBLEVAR: erguer, revoltar.
TRASTE: móvel caseiro, móvel ou utensílio velho.
CONTO DE RÉIS: um milhão de réis.

1 – Logo no início do texto, o personagem Seixas tem uma atitude que a Literatura Romântica soube tipificar, quando o homem apaixonado rendia-se diante da amada.
       Que atitude é essa, ou seja, como é denominada literariamente?
       Vassalagem amorosa.

2 – Como pode ser entendida a passagem “modulou o seu canto de amor”?
       Declaração de amor.

3 – No segundo parágrafo, que trecho pode ser transcrito como prova de que Aurélia se envolvera e estava sensibilizada com as palavras de Seixas?
       “... toda ela se embebia dos eflúvios de amor... o olhar rendido e o gesto apaixonado”.

4 – Diz-se do amor que ele é extremista; portanto, as atitudes – ações e reações – expressas por quem ama são incoerentes e instintivas.
       Comente a passagem do texto que justifique essa afirmação.
       Tudo indicava que Aurélia já se havia convencido do amor que Seixas declarava; no entanto, quando este procurou dar a ela uma prova do que lhe dissera, aproximando-se para beijá-la, Aurélia recuou tornando-se desconfiada e grosseira, atingindo-o com duras palavras.

5 – Cite a passagem através da qual Aurélia se refere ironicamente ao casamento, dizendo-o uma exigência dos escrúpulos da sociedade da época em que vivia.
        Ela se refere a Seixas, seu marido, como um “traste indispensável às mulheres honestas”.

6 – O “final feliz” é típico das obras romanceadas do Romantismo. Senhora é exemplo da história em que tudo acaba bem, isto é, o casal se encontra na vida de realizações amorosas.
        A respeito do que dissemos, de que meio Aurélia se utilizou para salvar o amor?
       Aurélia se utiliza da agressão moral, estimulando Seixas a reagir com a finalidade de recuperá-lo.

7 – A traição é tema do romance Senhora, mas não é de abordagem constante nas obras do Romantismo. O mesmo não diríamos do Realismo e do Naturalismo diante da presença do tema em questão.
        Explique esse comentário.
        No Romantismo, a traição é perdoada por conta do grande e sincero amor que, em essência, une os enamorados.
        No Realismo, essa atitude, considerada desvio de caráter, é imperdoável por tratar-se, segundo visão materialista, de uma afronta moral.
        No Naturalismo, visto com reflexo da fisiologia patológica que domina os personagens, é abordado de moto a mostrar, a partir dessa ação, uma reação animalesca: a briga entre “machos” na disputa pela “fêmea”.

8 – “Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva. Aurélia estava lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizava.
        Reexaminando esse trecho que nos fala da “súbita mutação” da personagem feminina do texto, podemos associá-lo diretamente ao perfil comportamental dos personagens típicos do Romantismo.
        A que aspecto característico do Romantismo essa atitude do personagem pode estar associada?
        A “súbita mutação” está associada à vida subjetiva, emotiva, sentimental, que caracterizou os personagens do Romantismo.

9 – As três orações do texto têm na sua construção morfossintática a marca das escrituras românticas, ao delinear o perfil personalístico de seus personagens.
        Que aspecto da personalidade dos personagens românticos fica registrado através desse trecho?
        O grau de dramaticidade e extremismo dos personagens desse estilo.

10 – A partir do que ficou estudado nas questões 6 e 7, quanto aos personagens do Romantismo, delimite características dos personagens do Realismo/Naturalismo que se oponham às registradas nas referidas questões.

        Os personagens do Realismo/Naturalismo são racionais, frios, calculistas e não idealizados.

Um comentário: