MÚSICA(ATIVIDADES): CONSTRUÇÃO
CHICO BUARQUE
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com sua passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E acabou no chão como um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego.
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público.
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão como um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado.
Chico Buarque (Chico ao vivo).
1 – Que visão sobre a vida do operário o texto revela?
O
texto mostra o operário como vítima do sistema social.
2 – Algumas das comparações introduzidas pela expressão “como
se fosse” são inesperadas. Por quê?
Primeiramente porque a repetição da estrutura aponta para imagens
múltiplas. Depois, porque versos, como, por exemplo, “bebeu e soluçou como se
fosse máquina” criam o “inesperado” por atribuírem ações humanas a máquinas. As
imagens formadas pelas combinações inesperadas identificam, então, o operário
com a máquina. Especialmente na segunda estrofe, existem aparentes
incompatibilidades entre as comparações propostas.
3 – Com qual finalidade você acha que o autor fez essas
comparações não convencionais?
Há
várias possibilidades de resposta. Uma poderia ser: pelo prazer de “brincar com
as ideias” e com as palavras; mas também para desestabilizar uma leitura
previsível do texto.
4 – Observe as palavras finais do texto. O que têm em comum?
Que efeito causam no leitor ouvinte?
Partes
das estruturas sintáticas são “deslocadas” para outras estruturas e sofrem um
rearranjo sintático que provoca novas significações conotativas.
5 – A forma desse poema faz lembrar um jogo de
quebra-cabeças. Como as palavras ou expressões linguísticas podem ser
deslocadas para funcionar como peças desse quebra-cabeças? Dê alguns exemplos.
Algumas situações seriam com finalidades lúdicas, com finalidades de
crítica ou protesto social, com a finalidade de recuperar as ideias de uma
época, com finalidades didáticas...
6 – Cite algumas situações sociais em que seria cantado ou
lido esse texto Com quais finalidades?
Pelo
engajamento social, o texto representa uma forma de protesto “escondido” em um
gênero poético, artístico.
7 – Escreva, em forma de prosa, algumas das informações que o
texto Construção traz.
No
geral, as informações apontam para uma crítica às situações de desigualdade
social e exploração do trabalhador.
8 – Compare sua resposta da questão anterior com texto original:
o que foi mantido igual? O que ficou diferente?
No
geral, a maneira de expressar as ideias vai ser diferente. Também as
finalidades serão diferentes. O tema deve ser mantido.
9 – Os gêneros textuais de seu texto e do texto de Chico
Buarque são os mesmos? Por quê?
Mas,
no geral, se não for escrito em forma de poema, os gêneros tendem a ser
diferentes: diferentes interlocutores, diferentes situações sócio
comunicativas, diferentes explorações das significações linguísticas.
10 – Como o tema aproxima os dois textos?
Os dois textos apresentam visões semelhantes de mundo a
respeito da exploração do trabalhador e da desigualdade social.
11 – Que opinião a respeito do trabalhador você acha que os
autores querem formar nos leitores?
Mas a
tônica das mensagens é de crítica social, de tomada de posição contra a
exploração capitalista e a desigualdade por ela gerada.
12 – Que características textuais são semelhantes nos dois
textos?
Além
de respeitarem o emprego da norma culta, os textos também empregam rimas e
métrica, figuras de linguagem, e jogo de significações nas estruturas
sintáticas.
13 – As características comuns aos dois textos são
suficientes para classifica-los como pertencentes ao mesmo gênero textual? Por
quê?
SIM. Os traços caracterizadores do gênero
poesia estão muito marcados nos dois textos.
Mds muito obrigada …me ajudou muitíssimo.
ResponderExcluirObrigada mesmo, me ajudou muito
ResponderExcluirVou adaptar para atividades do Novo Ensino médio: Cidadania e Inclusão
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