domingo, 28 de maio de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): CONSTRUÇÃO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES):  CONSTRUÇÃO


                                                                   CHICO BUARQUE
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com sua passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E acabou no chão como um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego.

Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público.

Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão como um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado.

                                                                               Chico Buarque (Chico ao vivo).

1 – Que visão sobre a vida do operário o texto revela?
       O texto mostra o operário como vítima do sistema social.

2 – Algumas das comparações introduzidas pela expressão “como se fosse” são inesperadas. Por quê?
       Primeiramente porque a repetição da estrutura aponta para imagens múltiplas. Depois, porque versos, como, por exemplo, “bebeu e soluçou como se fosse máquina” criam o “inesperado” por atribuírem ações humanas a máquinas. As imagens formadas pelas combinações inesperadas identificam, então, o operário com a máquina. Especialmente na segunda estrofe, existem aparentes incompatibilidades entre as comparações propostas.

3 – Com qual finalidade você acha que o autor fez essas comparações não convencionais?
       Há várias possibilidades de resposta. Uma poderia ser: pelo prazer de “brincar com as ideias” e com as palavras; mas também para desestabilizar uma leitura previsível do texto.

4 – Observe as palavras finais do texto. O que têm em comum? Que efeito causam no leitor ouvinte?
       Partes das estruturas sintáticas são “deslocadas” para outras estruturas e sofrem um rearranjo sintático que provoca novas significações conotativas.

5 – A forma desse poema faz lembrar um jogo de quebra-cabeças. Como as palavras ou expressões linguísticas podem ser deslocadas para funcionar como peças desse quebra-cabeças? Dê alguns exemplos.
       Algumas situações seriam com finalidades lúdicas, com finalidades de crítica ou protesto social, com a finalidade de recuperar as ideias de uma época, com finalidades didáticas...

6 – Cite algumas situações sociais em que seria cantado ou lido esse texto Com quais finalidades?
       Pelo engajamento social, o texto representa uma forma de protesto “escondido” em um gênero poético, artístico.

7 – Escreva, em forma de prosa, algumas das informações que o texto Construção traz.
       No geral, as informações apontam para uma crítica às situações de desigualdade social e exploração do trabalhador.

8 – Compare sua resposta da questão anterior com texto original: o que foi mantido igual? O que ficou diferente?
       No geral, a maneira de expressar as ideias vai ser diferente. Também as finalidades serão diferentes. O tema deve ser mantido.

9 – Os gêneros textuais de seu texto e do texto de Chico Buarque são os mesmos? Por quê?
       Mas, no geral, se não for escrito em forma de poema, os gêneros tendem a ser diferentes: diferentes interlocutores, diferentes situações sócio comunicativas, diferentes explorações das significações linguísticas.

10 – Como o tema aproxima os dois textos?
       Os dois textos apresentam visões semelhantes de mundo a respeito da exploração do trabalhador e da desigualdade social.

11 – Que opinião a respeito do trabalhador você acha que os autores querem formar nos leitores?
       Mas a tônica das mensagens é de crítica social, de tomada de posição contra a exploração capitalista e a desigualdade por ela gerada.

12 – Que características textuais são semelhantes nos dois textos?
       Além de respeitarem o emprego da norma culta, os textos também empregam rimas e métrica, figuras de linguagem, e jogo de significações nas estruturas sintáticas.

13 – As características comuns aos dois textos são suficientes para classifica-los como pertencentes ao mesmo gênero textual? Por quê?

       SIM. Os traços caracterizadores do gênero poesia estão muito marcados nos dois textos.



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