segunda-feira, 22 de maio de 2017

TEXTO: OS DOUTORES - DARCY RIBEIRO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO -

 OS DOUTORES

        Há muita gente especializada que, sem ser sábio, sabe alguma coisinha. O diabo é que, quanto mais aprofundam no saber do que sabem, mais ignorantes ficam no resto.
        Os advogados sabem como enrolar as leis para defender criminosos e ladrões. Vez por outra, defendem um inocente também. Os médicos sabem algumas das doenças, mas ignoram as outras todas. São muito sujeitos à moda. Quando dão de operar as amígdalas, arrancam as amigdalas de todo mundo. O mesmo fazem quando a moda é operar apêndice. Agora, acham que todo mundo está loucão e precisa de pílulas tranquilizantes ou psico-qualquer-coisa.
        Para procurar médico, a gente precisa, primeiro, prestar atenção para ver que doença tem, senão gasta muito dinheiro à toa. Ir a um otorrinolaringologia com dor nos rins é perca de tempo: eles só sabem de otites, dor de garganta e espirito desenfreado. Os ortopedistas encaram perna quebrada direitinho, mas não sabem nada de quem sofre do coração. Os engenheiros também são especializados demais: o que sabe fazer pontes só faz pontes; o que sabe fazer casas, só faz casas.
        Às vezes, até penso que quem sabe mesmo é o povo, ou as pessoas que não sabem nada.
        Mas cada um se vira com o pouco que sabe para ganhar a vida. Se todos os sábios do mundo desaparecessem amanhã, não faria muita falta. Se o povo acabasse, isso sim seria um desastre. Os sábios morreriam de fome e de sede.
        Trate de aprender tudo o que puder. Saber demais não ocupa lugar. Ignorância, sim. A sabedoria anda solta por aí, para a gente aprender o que quiser.

                                                                       DARCY RIBEIRO, Noções das coisas.

        Marque a opção em que se formula uma afirmação que NÃO encontra apoio no texto:
a)     A especialização não constitui um aprofundamento do saber.
b)    O comportamento dos médicos está sujeito a oscilações ditadas por situações conjunturais.
c)     Talvez resida no homem do povo a verdadeira sabedoria, na sua permanente luta pela vida.
d)    A extinção dos sábios não teria a mesma importância que a eliminação do povo.

e)     Deve-se buscar sempre aprender mais, através do conhecimento de coisas bem específicas, que não ocupam lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário