sexta-feira, 8 de março de 2019

TEXTO: TIGRE-DE-BENGALA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Tigre-de-bengala

 Tigre-de-bengala fêmea maltratada em circo é resgatada e mostra incrível recuperação

        Debilitada, Aasha foi resgatada em 2011 pela veterinária Vicky Keahhey.
        Muitos animais são maltratados e criados em situações precárias nos circos em todo o mundo. Um desses animais é o tigre-de-bengala, que além de ser um dos felinos mais ameaçados de extinção, sofre com esse grave problema.
        Aasha, um filhote de tigre de nove meses, foi achado nessa situação. A fêmea pertencia a um circo itinerante e pesava apenas 13kg, sendo que esse é o normal para um filhote de três meses de idade.
        Aasha sofreu maus tratos pelos seus donos durante muito tempo, mas felizmente, Vicky Keahhey, veterinária e fundadora do Texas ‘In-Sync Exotics Wildlife Rescue and Educational Center, uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao resgate de felinos que sofrem maus tratos e abusos, a resgatou. O animal está sob seus cuidados desde 2011.
        Vicky disse ao site The Dodo: “Aasha tinha queda de pelos que cobria quase todo o seu corpo e sua pele estava seca e rachada, com áreas escuras e sangrando”. Quando a fêmea foi encontrada, tinha as patas inchadas e vermelhas, o corpo coberto de micose e a barriga e cabeça quase sem pelos.
        Durante quatro semanas, Aasha tinha de tomar banho com medicamentos e duas vezes por dia tomava dois tipos diferentes de medicamento via oral.
        Tantos meses de cuidado, boa alimentação, esforço e amor fizeram com que o filhote começasse a se curar e ficar cada mais saudável. Eles até trouxeram um amigo, o Smugller, que ficou louco por ela. Hoje, os dois vivem no mesmo recinto e seguem em recuperação.

Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br.   Acesso em: 13/08/16.
Entendendo o texto:
01 – O texto lido é do gênero:
a) artigo científico
b) crônica
c) notícia
d) entrevista

02 – Todos os termos retomam o referente “Aasha”, exceto em:
a) a fêmea
b) ela
c) o filhote
d) esse animal

03 – No segmento “Durante quatro semanas, Aasha tinha de tomar banho com medicamentos e duas vezes por dia tomava dois tipos diferentes de medicamento via oral.”, a forma verbal destacada indica:
a) um desejo
b) uma obrigação
c) uma suposição
d) uma sugestão

04 – No trecho “Aasha, um filhote de tigre de nove meses, foi achado nessa situação.”, a sequência sublinhada funciona sintaticamente como:
a) predicativo do sujeito
b) adjunto adnominal
c) aposto
d) adjunto adverbial

05 – Na passagem “A fêmea pertencia a um circo itinerante e pesava apenas 13kg, sendo que esse é o normal para um filhote de três meses de idade.”, a vírgula introduz:
a) um gerúndio
b) uma inserção
c) uma inversão
d) uma enumeração

06 – No segmento “Aasha sofreu maus tratos pelos seus donos durante muito tempo, mas felizmente, Vicky Keahhey […]”, a conjunção grifada indica uma:
a) conclusão
b) oposição
c) condição
d) explicação

07 – No trecho “Hoje, os dois vivem no mesmo recinto e seguem em recuperação.”, a forma destacada substitui: 
      “Aasha” e “Smugller”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário