domingo, 10 de março de 2019

FILME(ATIVIDADES): O PIANISTA - ROMAN POLANSKI - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): O PIANISTA

Data de lançamento 7 de março de 2003 (2h 28min)
Direção: Roman Polanski
Gêneros DramaHistórico
Nacionalidades FrançaReino UnidoAlemanhaPolônia

SINOPSE E DETALHES

        O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

Entendendo o filme:

01 – Por que o filme é considerado um canto à dignidade humana?
      Ele é um grito desesperado dos Judeus na 2ª Guerra Mundial que foram submetidos a tratamentos degradantes, confiscado seus bens e obrigados a mudar para Greta de Varsóvia.

02 – Qual conflito é retratado no filme “O Pianista”?
      O começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia.

03 – Quais foram às mudanças ocorridas no cotidiano da cidade de Varsóvia após a invasão de Hitler?
      Quando a SS assume o controle de Varsóvia, as condições de vida da população judia rapidamente se deterioram e seus direitos são gradualmente retirados: primeiro eles limitam a quantidade de dinheiro para cada família, depois eles devem usar faixas nos braços com a Estrela de Davi para serem identificados.

04 – Como iniciou a perseguição aos judeus poloneses mostrada no filme? Cite 2 formas de segregação (discriminação) aplicadas pelos soldados alemães.
      Através das Leis de Nuremberg fundamentavam toda a ação e a ideologia do nazismo, o que inclui a perseguição aos judeus na sociedade alemã. As leis determinavam a segregação racial, a proibição da união matrimonial, da coabitação, de relações sexuais e qualquer outro tipo de relacionamento do povo alemão com os judeus. Estes eram qualificados como indivíduos de segunda categoria.

05 – Quais são os símbolos dos judeus e dos nazistas mostrados no filme?  
      Judeus: Estrela de Davi, rei de Israel e do povo judaico.
      Nazistas: Suástica ao contrário.
      Em sânscrito, a palavra suástica significa “aquilo que traz sorte”.

06 – Qual exército libertou a cidade de Varsóvia dos alemães?
      Foram as tropas soviéticas (Exercito vermelho) em 17 de janeiro de 1945, conseguiram libertar a cidade de Varsóvia, já completamente devastada. Cerca de 174.000 pessoas estavam na cidade naquele momento, menos de 6% da população de antes da Guerra. Entre aqueles sobreviventes havia 11.500 judeus.

07 – Por que o pianista quase foi morto pelos soldados que libertaram a cidade de Varsóvia?
      Porque usava uma vestimenta dos soldados alemães.

08 – Em sua opinião, qual foi o pior momento enfrentado pelo pianista? Justifique sua resposta com exemplos.
      Resposta pessoal do aluno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário