sexta-feira, 15 de março de 2019

POEMA: BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO - GIL DE OLIVE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Bichinhos de estimação
                                                Gil de Olive

Tenho em casa, um cãozinho e um gato
Que são meus amiguinhos do coração,
Um deles, vive andando no mato
outro, fica deitado no meu colchão.

Enquanto um brinca com um rato,
o outro vive virando meu latão,
no almoço, um pula no meu prato
já tem um, que só come ração.

Eles nunca dispensam meu contato
são meus dois animais de estimação,
os dois se divertem com um pato
que nada com um deles, no ribeirão.

Ontem aconteceu um engraçado fato
vi quando pulou na tela da televisão,
assustou se com o barulho de um jato
talvez pensou que fosse um ladrão.

As vezes zango com eles, mas não bato
os dois são a minha única diversão,
grudam em mim , como um carrapato
acho que pensam que sou deles irmão.

Php? storyid=87595
Entendendo o poema:

01 – Circule a única palavra do texto que está escrita no aumentativo.
        Estimação – latão – colchão – ladrão.

02 – Complete as palavras escrevendo o substantivo coletivo da palavra destacada.  
a) O arquipélago de Fernando de Noronha possui mais de 20 ilhas.

b) As palavras do dicionário tão em ordem alfabética.

c) Alfredo entregou um ramalhete de flores para Catarina.

c) Juliana foi a discoteca comprar alguns discos.

03 – Você tem bichos de estimação? Qual?  
      Resposta pessoal do aluno.   
    
04 – Os bichos de estimação podem transmitir alguma doença?
      Sim. Por isso que tem de ser vacinados e bem cuidados.

05 – Que animais não são adequados para serem bichos de estimação? Por quê?
      Animais silvestres. Porque são animais que pertence a fauna.

06 – Os parágrafos começam na mesma direção?
      Sim. Há uma sequência narrativa que expressa uma ordem estabelecida para contar uma história.

07 – Quantos parágrafos tem o texto?
      Possui 05 parágrafos.

08 – As letras que iniciam os parágrafos são maiúsculas ou minúsculas?
      São maiúsculas.

09 – O texto é narrado por um menino ou uma menina? Justifique.
      Por um menino. “Acho que pensam que sou deles irmão.”









Nenhum comentário:

Postar um comentário