sábado, 23 de março de 2019

POEMA: AVISO - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: AVISO
          Carlos Queiroz Telles


Chega uma hora na vida
Em que tudo o que mais quero
É poder ficar sozinho.
Sozinho para pensar.
Sozinho para entender.
Sozinho para sonhar.
Sozinho para tentar
Me encontrar ou me perder.

Índia não tem filho no mato?
Elefante não morre sozinho?

Por que será
Que eu não posso
Ficar quieto no meu canto?
Vou pendurar um cartaz
Bem em cima da minha cama:

SILÊNCIO!
JOVEM CRESCENDO!

TELLES, Carlos Queiroz. Sementes de Sol. São Paulo: Moderna, 1992.
Entendendo o poema:

01 – Você já se sentiu como o eu-­lírico do poema acima?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – O que significa, para você, ficar sozinho?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Quais os momentos em que você deseja ficar sozinho?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que você costuma fazer quando vem essa vontade de ficar quieto em seu canto?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual o sentido de “Silêncio, jovem crescendo”?
      Significa que o eu lírico está na adolescência, período de muitas incertezas e insegurança.

06 – O texto “Aviso” é um poema, por quê?
      Sim, é um poema, porque sua composição é em versos.

07 – Qual o desejo do eu lírico (a pessoa que fala no poema)?
      Seu desejo é poder ficar sozinho.

08 – No poema, o eu lírico é masculino ou feminino? Comprove com palavras do texto.
      O eu lírico é masculino, confirmado no verso: “É poder ficar sozinho.”

09 – Copie as rimas existentes no poema.
      Pensar / sonhar / tentar / entender / perder.

10 – No poema, o jovem quer ficar sozinho. O que significa, para você, se virar sozinho?
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Por que o autor do texto expressa seu desejo em forma de poema?
      Para mostrar sua sensibilidade com o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário