segunda-feira, 11 de março de 2019

TEXTO: O CONSULTOR - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: O consultor

        Um pastor cuidava de suas ovelhas à beira da estrada, quando se aproximou e parou um sensacional carro japonês. O jovem motorista desceu do carrão, elegante dos pés até a cabeça, chegou ao lado do pastor e lhe disse:
        – Se eu adivinhar quantas ovelhas você tem aí, você me dá uma? 
        O pastor olhou para o rapaz, olhou para aquele monte de ovelhas pastando ao sol e disse:
        – Sim. 
        O rapaz voltou para o carro, ligou seu laptop, entrou num site da NASA, esquadrinhou a área, gerou um banco de dados, uns 50 gráficos em Excel cheio de matrizes e determinantes, mais um relatório de 150 páginas impresso na sua mini impressora hightech. Virou para o pastor e disse:
        – O senhor tem 1.343 ovelhas aí no pasto. 
        O pastor respondeu:
        – O senhor acertou em cheio, pode pegar a sua ovelha. 
        O rapaz foi lá, pegou a ovelha e a colocou na traseira da sua Cherokee.
        Então, o pastor disse:
         – Se eu adivinhar a sua profissão, o senhor me devolve a minha ovelha?
        – Certo – respondeu o jovem.
        – O senhor é consultor! – disse prontamente o pastor.
        – Como o senhor adivinhou? – perguntou o jovem.
        – Foi fácil, disse o pastor. Primeiro, porque o senhor veio aqui sem eu o ter chamado; segundo, porque me cobrou uma ovelha para me dizer o que eu já sabia; e, terceiro, porque não entende nada do meu negócio, pois acabou pegando o meu cachorro.

Disponível em: http://www.muraljoia.com.br. Acesso em: 28/07/16.
Entendendo o texto:
01 – O texto tem fim:
a) humorístico
b) jornalístico
c) técnico
d) publicitário

02 – Explique a relação sugerida no texto entre o conhecimento teórico e o prático.
      O diálogo no texto gira em torno da proposta, por uma ovelha, feita pelo consultor ao pastor. De um lado, tem-se o consultor imbuído de conhecimentos tecnológicos. Do outro, a experiência prática do pastor, cuja astúcia impediu que aquele conseguisse o que intencionava.   

03 – Em todas as alternativas, os termos retomam o referente “o jovem motorista”, exceto em:
a) o rapaz
b) um consultor
c) o senhor
d) o jovem

04 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:
a) injuntivo
b) expositivo
c) narrativo
d) argumentativo

05 – No trecho “-- Se eu adivinhar quantas ovelhas você tem aí, você me dá uma?”, a forma destacada introduz:
a) uma ordem
b) um conselho
c) uma certeza
d) uma proposta

06 – Em “O jovem motorista desceu do carrão, elegante dos pés até a cabeça, chegou ao lado do pastor […]”, as vírgulas foram colocadas para indicar:
a) uma inversão
b) uma enumeração
c) uma omissão
d) uma inserção.


3 comentários: