sexta-feira, 8 de março de 2019

POEMA: VIA LÁCTEA - SONETO XIII - OLAVO BILAC - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: VIA LÁCTEA - Soneto XIII
     
                          Olavo Bilac

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto


A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

Entendendo a poema:
01 – O eu lírico do poema dirige-se em versos:
a) ao leitor       
b) as estrelas       
c) a um amigo        
d) a Via Láctea

02 – “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo/ Perdeste o senso!” os versos em destaque expressam:
a) uma censura        
b) uma sugestão        
c) uma proibição       
d) uma indagação

03 – De acordo com o eu lírico, para comunicar-se com as estrelas é necessário:
a) perder o senso
b) abrir as janelas
c) acordar durante a noite
d) estar amando.

04 – O verso “Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,” revela:
a) uma postura racional do eu lírico.
b) o predomínio da emoção sobre a razão do eu lírico.
c) uma contenção de sentimentos por parte do eu lírico.
d) um comportamento desprendido por parte do eu lírico.

05 – “... Pois só quem ama pode ter ouvido/Capaz de ouvir e de entender estrelas.” os versos destacados apresentam:
a) uma consequência     
b) um conselho           
c) uma explicação       
d) uma crítica

06 – “Tresloucado amigo! / Que conversas com elas? Que sentido / Tem o que dizem, quando estão contigo?” O uso de aspas nesses versos indica:
a) reprodução de uma fala.
b) presença de gíria.
c) existência de uma crítica.
d) utilização de ironia.


Um comentário:

  1. Excelentes as suas postagens...muito me auxiliam na elaboração das aulas.

    ResponderExcluir