sexta-feira, 29 de março de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): SOMOS QUEM PODEMOS SER - ENGENHEIROS DO HAWAII - COM GABARITO

Música(Atividades): Somos Quem Podemos Ser
             Engenheiros do Hawaii

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram que os ventos às vezes erram a direção
E tudo ficou tão claro, um intervalo na escuridão
Uma estrela de brilho raro, um disparo para um coração.

A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento, um momento de embriaguez
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter

Um dia me disseram quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão
E tudo ficou tão claro
O que era raro ficou comum
Como um dia depois do outro
Como um dia, um dia comum

A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento, um momento de embriaguez
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram que os ventos às vezes erram a direção
Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter

                         Humberto Gessinger. No disco Ouça o que eu digo, não ouça ninguém. BMG Ariola, 1988.
Entendendo a canção:

01 – Com a expressão “Um dia me disseram”, que se repete várias vezes, o texto contrapõe duas situações vividas pelo eu lírico (a pessoa que fala no texto): uma antes e outra depois desse dia.

a)   Como o eu lírico via o mundo antes desse dia?
O eu lírico via o mundo com um olhar de inocência, como uma criança.

b)   Que expressão do 1° verso, empregada conotativamente, confirma sua resposta anterior?
A expressão do 1° verso empregada conotativamente é: “... Nuvens eram de algodão”; até que alguém disse para ele que não era.

02 – A estrofe-refrão (2ª e 4ª estrofes) faz uma série de críticas.
a)   A quem critica?
Crítica aos diversos termos consumistas e produtos estrangeiros que invadiram a cultura brasileira.

b)   Nos dois últimos versos dessa estrofe, em vez da 1ª pessoa do singular, é empregada a 1ª pessoa do plural. A quem se refere o pronome nós, subentendido?
Refere-se a nós (povo brasileiro) que somos cidadãos ativos que correm atrás dos seus sonhos com honestidade e com consciência do nosso papel na engrenagem social.

03 – Que sentido conotativo tem a expressão “as nuvens não eram de algodão”?
      Aqui o eu lírico da canção está refletindo quanto ao fato da perda da inocência e da ingenuidade.

04 – Que interpretação podemos dar ao verso “Um dia me disseram que os ventos erram de direção”?
      É o momento que ele descobre que certas coisas que ele sempre acreditou ser verdade, não são, ele adquire conhecimento e esse conhecimento o faz perceber a vida de outra maneira. Nem sempre as coisas acontecem como nós imaginamos.

05 – A que “momento de embriaguez” se faz referência, na segunda estrofe?
      Faz referência ao sistema capitalista, a manipulação midiática e ao consumismo exacerbado das pessoas. 

06 – Você acha que há limites na conquista de nossos sonhos? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – A que tipo de prisão o eu lírico se refere?
      Refere-se a uma vida artificial e quase fictícia.

08 – Qual o sentido conotativo na expressão “deram as chaves que abrem essa prisão”?
      As chaves em questão se refere a consciência, a noção da realidade; um despertar da inconsciência.

09 – Segundo você, quem são os “donos da situação”? Justifique a sua resposta:
      Resposta pessoal do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário