sábado, 30 de março de 2019

POESIA: O QUE DISSE O PASSARINHO - JOSÉ PAULO PAES - COM GABARITO

Poesia: O que disse o passarinho
           José Paulo Paes


Um passarinho me contou
Que o elefante brigou
Com a formiga só porque
Enquanto dançavam (segundo ele)
Ela pisou no pé dele!

Um passarinho me contou
Que o jacaré se engasgou
E teve que cuspi-lo inteirinho
Quando tentou engolir,
Imaginem só, um porco-espinho!

Um passarinho me contou
Que o namoro do tatu e a tartaruga
Deu num casamento de fazer dó:
Cada qual ficou morando em sua casca
Em vez de morar numa casca só.

Um passarinho me contou que
A ostra é muito fechada, que a
Cobra é muito enrolada que a
Arara é uma cabeça oca, e que
O leão-marinho e a foca...
Xô, xô, passarinho, chega de fofoca!

                                     Paes, José Paulo. O que disse o passarinho.
                                                    In:____. Um passarinho me contou.
                                                           São Paulo: Editora Ática, 1996.
Entendendo o poesia:

01 – A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” sugere que o passarinho:
a)   Está cansado.
b)   Está confuso.
c)   Não tem mais fofocas para contar.
d)   Ainda tem fofocas para contar.

02 – Este texto é uma:
a)   Piada.
b)   Poesia.
c)   Instrução de jogo.
d)   Biografia.

03 – Todos os animais abaixo aparecem no texto, exceto:
a)   Borboleta.
b)   Cobra.
c)   Arara.
d)   Ostra.

04 – Quais os animais que participam da história na 3ª estrofe?
      O tatu e a tartaruga.

05 – Quantas estrofes tem a poesia e quantos versos?
      Possui 04 estrofes e 21 versos.


5 comentários: