domingo, 17 de março de 2019

PEÇA TEATRAL: HUMOR E CRÍTICA - LUA NUA (FRAGMENTO) - COM QUESTÕES GABARITADAS

PEÇA TEATRAL: HUMOR E CRÍTICA - LUA NUA (Fragmento)

SÍLVIA – É ... O que é que a gente vai fazer?
LÚCIO – É um problema mesmo... Só que estou atrasadíssimo, depois você me liga para dizer como é que resolveu pôr hoje.
SÍLVIA – Espera aí, Lúcio. Acho que você não entendeu ainda. A saída da Dulce é um problema nosso e não apenas meu.
LÚCIO – Mas foi você que despediu a moça, você causou o problema, agora resolva você, ora.
SÍLVIA – Ela extrapolou todos os limites, poderia ter sido com você, é como se ela tivesse... pedido demissão. É um problema da nossa casa, a ser resolvido, portanto, conjuntamente.
LÚCIO – Só que eu tenho a entrevista com os americanos às dez e meia e estou atrasado.
SÍLVIA – Mas eu também tenho uma entrevista às dez e meia...
LÚCIO – Ah, você não vai querer me comparar agora essa sua entrevista com o meu trabalho, vai?
SÍLVIA – Ah! A minha entrevista é uma frescura, apenas. O seu trabalho é muito mais importante que o meu.
LÚCIO – Não é bem isso...
SÍLVIA – É? Diga. Responde, Lúcio. É mais importante?
LÚCIO – É! Pronto. Quis escutar, escutou, Sílvia. É claro que o meu trabalho é muito mais importante do que o seu.
SÍLVIA – Pooooooooooooooooor quê?
LÚCIO – Porque ... Ora, não vamos agora começar uma discussão mesquinha. Eu me nego a ser ridículo.
SÍLVIA – Pois eu proponho que o sejamos.
LÚCIO – Sílvia, eu estou atrasado, não tenho tempo para debates.
(Pega a pasta e vai em direção à porta da rua.)
SÍLVIA – Tem razão... Também estou atrasadíssima e não tenho tempo para debates.
(Pega a sua pasta e também vai em direção à porta.)
LÚCIO – Quer parar de brincadeira? [...]
SÍLVIA – [...] Por que o seu trabalho é mais importante que o meu, Lúcio?
                                                                                                    Leilah Assunção 
Entendendo o texto:

01 – Como é comum nos textos teatrais, o desenvolvimento dos fatos e o conhecimento sobre as personagens se dão por meio dos diálogos.
Compare as falas a seguir e associe-as aos locutores:
"Lúcio [...] depois você me liga para dizer como é que resolveu por hoje."
“Lúcio [...] você causou o problema, agora resolva você, ora."
"Sílvia [...] A saída da Dulce é um problema nosso e não apenas meu."
"Sílvia [...] É um problema da nossa casa. A ser resolvido, portanto, conjuntamente."
a)    Como Lúcio se posiciona diante do problema que surgiu naquele dia?
Ele fala pra Sílvia resolver o assunto, pois ele está muito atrasado.

b)    Pela reação de Lúcia, o que ela não quer mais?
Ela não queria resolver o problema e queria que Lúcio resolvesse.

02 – No confronto de interesses entre os dois, o casal acaba discutindo sobre a vida profissional de cada um.
a)   Que argumento básico Lúcio utiliza para convencer Sílvia de que o trabalho dele é mais impor­tante do que o dela?
Que o trabalho dele pesa mais, e porque ele é pra valer, e que ela já ficou em casa amamentando algum tempo, pode ficar mais.

b)   Para rebater o argumento do marido, Sílvia cita o exemplo da mãe dele. O que você acha que pode ter ocorrido com os pais de Lúcio?
Provavelmente, o pai de Lúcio trabalhava muito e depois deve ter sido mandado embora e sua mãe que teve que trabalhar e cuidar das despesas da família.

03 – Releia estes trechos:
"[...] você ficou três meses aqui, só amamentando..."
"O meu trabalho pesa mais que o seu porque ele que é para valer..."
a)   Que opinião Lúcio revela ter sobre a amamentação e sobre o trabalho de Sílvia?
Que ela só amamenta e ele pega pesado.

b)   Quais das afirmações a seguir confirmam sua resposta anterior?
• "O que você faz no escritório e o que você faz nesta casa são coisas valiosíssimas...”
• "você não passa de uma secretária de luxo..."
• "Eu digo para as pessoas: 'Minha mulher é advogada', e sinto orgulho."
• "É hoje que será resolvido se vamos ou não para os Estados Unidos."

04 – Releia esta fala de Sílvia:
"É que me divido tanto, são tantos os meus papéis, que chego a ficar confusa. É um absurdo... como é que eu pude me confundir tanto assim? (Vai até a janela e diz em voz baixa, para si mesma.) Aquilo lá é fuga, o importante está aqui, sou eu mesma, o meu trabalho..."
      a) Levante hipóteses: De que papéis Sílvia está falando?
      Do papel de ser advogada, mãe e dona de casa.

       b)No teatro, o pensamento precisa ser falado para que o público tome conhecimento dele. Assim, Sílvia "pensa alto" ao dizer para si mesma: "Aquilo lá é fuga, o importante está aqui, sou eu mesma, o meu trabalho...". Interprete: O que ela quer dizer com essa afirmação?
Que em seu trabalho ela se sente si mesma, e em casa é como se não fosse ela.

05 – Considerando a carreira profissional das duas personagens, Sílvia e Lúcio estão em situações diferentes.
a)   Qual e a situação de Lúcio em sua vida profissional?
É um engenheiro.

b)   E a de Sílvia?
Uma advogada.

c)   O que significa o caso Teixeira Leite para ela?
É o seu primeiro caso sozinha e que este caso tem muita influência é a sua chance de ser uma grande advogada.

06 – Compare estes trechos:
"Sílvia Sempre de braços dados com alguma referência, 'a mulher de", 'a mãe de' [...]. E eu, Sílvia, onde é que estou, o que é que eu sou?"
"Lúcio (perplexo) Não... não pode ser... Essa daí não é você..."
a)   Ao dizer "onde é que estou, o que é que eu sou?", em que Sílvia pensa, na verdade?
Que ela não sabe qual é seu papel na vida e não sabe quem é na verdade.

b)   Como Lúcio reage diante da nova Sílvia que vê à sua frente?
Lúcio diz que Silvia está muito feminista e assistindo muita novela das sete.

07 – Lúcio atribui as mudanças da esposa ao feminismo e à novela das sete. Releia este trecho:
"Acho que é por isso que eu quis ser advogada, para tentar colocar de novo essa palavra [justiça] no dicionário..."
Considerando quem é Sílvia, a profissão que ela exerce e a vida que tem levado ao lado de Lúcio, você acha que suas mudanças são fruto apenas da influência da TV? Por quê?
      Não. Porque com tanta coisa para ela fazer, acho que não sobra tempo para ver TV.

08 – O movimento feminista internacional alcançou ex­pressão no século XX, principalmente a partir da década de 1960. Encenada entre 1986 e 1989, a peça Lua nua põe em discussão a situação da mu­lher moderna, no lar e no trabalho.
a)     Pelo que se vê no texto, a libertação feminina, nesse momento, era um problema do passado?
Sim, pois as mulheres não podiam expor suas opiniões: não votavam, nem trabalhar fora de casa, e outras...

b)     E hoje? Você acha que a mulher atual ainda vive problemas semelhantes aos de Sílvia? Por quê?
Sim, infelizmente algumas mulheres não alcançaram sua independência, claro que podem votar e trabalhar, mas ainda sofrem problemas em relação ao preconceito.

09 – Lua nua foi traduzida para o inglês e, nessa língua, recebeu o nome de The sun of the naked moon (O sol da lua nua). Leilah Assunção, a autora, explica assim a alteração do título: "Porque toda mulher transparente, exposta, verdadeiramente nua, tem um sol dentro de si".
      Porque tem um brilho próprio.


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