segunda-feira, 18 de março de 2019

POEMA: RÁPIDO E RASTEIRO - CHACAL - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Rápido e Rasteiro 


Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.

aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.
                                   Chacal

Entendendo o poema:
01 – A simplicidade do poema não está só na linguagem, mas também no assunto. O eu lírico afirma que vai dançar “até o sapato pedir pra parar”.

a) No contexto do poema, a expressão empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou pouco?
      Significa dançar muito.

b) No verso “aí eu paro”, qual expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
      A de parar de dançar. Não.

c) Certas características do eu lírico ficam evidenciadas nos dois últimos versos do poema. Quais são elas?
(X) animado                        
(   ) triste                         
(   ) cabisbaixo      
(X) feliz
(X) bem-resolvido               
(   ) influenciável            
(X)radiante.        
  
02 – Observe agora o título do poema. A quem podem ser atribuídas as qualidades correspondentes aos adjetivos RÁPIDO e RASTEIRO? Justifique sua resposta.
      Refere-se ao poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário