sábado, 30 de março de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: ÁRVORES RECORDISTAS EM TAMANHO - COM GABARITO


Texto: Árvores recordistas em tamanho

   A maior árvore do mundo é uma sequoia de 112 metros e 7 centímetros de altura, o que equivale a um prédio de 43 andares. Ela está plantada no Parque Nacional Redwood (na Califórnia), nos Estados Unidos.
        A Sequoia Gigante é a maior arvore existente e conhecida em nosso planeta e além disso, é considerado o ser vivo mais antigo do planeta.
        A Sequoia Gigante possui o nome cientifico de Sequoiadendron Gigantea. A Sequoia Gigante pertence à família das plantas Cupressaceae. A família das Cupressaceae é composta por 30 gêneros e 142 espécies, originadas da região temperada. Em geral, as plantas da família Cupressaceae são plantas coníferas, arbóreas ou arbustivas, de cor verde, com folhas simples, verticiladas ou opostas.
        Conforme os registros, a Sequoia Gigante é uma arvore que não cessa o seu crescimento, e algumas das arvores encontradas possuem mais de quatro mil anos. Conforme os registros existentes, já foram encontradas espécies de Sequoia Gigante com 715 metros de altura e 08 metro de diâmetro.
        Atualmente, a mais antiga Sequoia Gigante registrada pelos estudiosos é a que se encontra no Parque Nacional da Sequoia, que fica situado na Califórnia, nos Estados Unidos. Essa Sequoia possui em torno de 4.650 anos e é conhecida pelo nome de General Sherman.
        A General Sherman é tida como a maior arvore existente no mundo em termos de volume, algo em torno de 1500 metros cúbicos. Contudo, em termos de altura a General Sherman não é das plantas mais altas, possuindo em torno de 84 metros (no próprio Parque das Sequoias, existem outras arvores maiores que ela), o que é equivalente a um prédio de 27 andares. A General Sherman possui em torno de 11 metros de diâmetro na base do tronco.
        BONSAI

        Já no Japão existe o cultivo de árvores minúsculas chamadas de bonsais (bon quer dizer vaso e sai significa árvore). Com essa técnica são feitas as menores árvores do mundo, plantadas em vasos, mas com a aparência que teriam se crescessem normalmente. Os menores bonsais variam de 5 a 7 centímetros de altura. Essas minúsculas árvores duram muitos anos e vivem 40% mais tempo do que se estivesse na natureza, pois são muito bem cuidadas.

        Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai) significa "cultivado, plantado em bandeja ou vaso". Ao contrário do que muitos pensam o ideograma não contém a palavra árvore (Ki) 
        Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar plantado num vaso raso e pequeno. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
        O Bonsai não se trata de uma espécie vegetal específica, mas sim de uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de “miniaturizá-la” inspirando-se em formas existentes na natureza. Não há árvore de Bonsai, mas árvores que se transformam pelo processo de Bonsai. Na prática, é a arte de selecionar e transformar árvores que tenham potencial para se assemelhar a uma réplica na natureza.
        Através da observação percebe-se que as árvores têm tendências de comportamento e estilos próprios. Também encontramos uma classificação de estilos de bonsai e formas mais tradicionais baseado no estilo natural das árvores. Suas principais categorias se baseiam principalmente nas formas e no número total de árvores na composição.

     www.webartigos.com/articles/arvores-recordistas-em-tamanho/pagina1
Entendendo o texto:

01 – Qual é o título do texto?
      Árvores recordistas em tamanho.

02 – Explique, por que a sequoia do Parque Nacional Redwood é recordista?
      Porque ela é a maior árvore do mundo.     

03 – Em que país é feito o cultivo de árvores minúsculas?
      É feito no Japão.

04 – Qual é o significado da palavra “bonsai”, de acordo com o texto?
      Bom: quer dizer vaso e sai: significa árvores.    
 
05 – Analise os objetos a sua volta e responda, qual deles têm um tamanho próximo ao dos menores bonsais que existem?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Explique, porque as árvores “bonsais” vivem 40% mais tempo do que se estivesse na natureza?
      Porque são muito bem cuidadas.

07 – Você já viu alguma árvore das mencionadas acima? Teria coragem de subir em uma sequoia? Comente.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – De acordo com o texto, qual é o tamanho da maior árvore do mundo?
     Sequoia de 112 metros e 7 centímetros de altura.

09 – E qual é a medida da menor árvore do mundo?
      Os menores bonsais variam de 5 a 7 centímetros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário