quarta-feira, 13 de março de 2019

POEMA: NAMORO A CAVALO - ÁLVARES DE AZEVEDO - COM GABARITO

Poema: NAMORO A CAVALO  

                  Álvares de Azevedo

Eu moro em Catumbi: mas a desgraça,
Que rege minha vida maldada,
Pôs lá no fim da rua do Catete
A minha Dulcinéia namorada.

Alugo três mil réis) por uma tarde
Um cavalo de trote que esparrela!)
Só para erguer meus olhos suspirando
A minha namorada na janela...

Todo o meu ordenado vai-se em flores
E em lindas folhas de papel bordado...
Onde eu escrevo trêmulo, amoroso,
Algum verso bonito... mas furtado.

Morro pela menina, junto dela
Nem ouso suspirar de acanhamento...
Se ela quisesse eu acabava a história
Como toda a comédia - em casamento...

Ontem tinha chovido... Que desgraça!
Eu ia a trote inglês ardendo em chama,
Mas lá vai senão quando... uma carroça
Minhas roupas tafuis encheu de lama...

Eu não desanimei. Se Dom Quixote
No Rocinante erguendo a larga espada
Nunca voltou de medo, eu, mais valente,
Fui mesmo sujo ver a namorada...

Mas eis que no passar pelo sobrado,
Onde habita nas lojas minha bela,
Por ver-me tão lodoso ela irritada
Bateu-me sobre as ventas a janela...

O cavalo ignorante de namoro,
Entre dentes tomou a bofetada,
Arrepia-se, pula e dá-me um tombo
Com pernas para o ar, sobre a calçada...

Dei ao diabo os namoros. Escovado
Meu chapéu que sofrera no pagode...
Dei de pernas corrido e cabisbaixo
E berrando de raiva como um bode.

Circunstância agravante. A calça inglesa
Rasgou-se no cair de meio a meio,
O sangue pelas ventas me corria
Em paga do amoroso devaneio!...
                                                           Álvares de Azevedo.
Entendendo o poema:

01 – A obra de Álvares de Azevedo, contida principalmente no seu livro póstumo, Lira dos Vinte Anos (1853), consta, por um lado, de poemas de tom grave, linguagem formal e temas românticos “sérios”. Por outro lado, há poemas de tom brincalhão, linguagem coloquial e romantismo irônico. Em qual dos dois grupos você classificaria o poema transcrito? Por quê?
      Romantismo irônico.

02 – No romantismo, a originalidade e a expressão individual são muito importantes para o poeta, pois garantem a expressão sincera e autêntica de suas emoções. Em “Namoro a Cavalo”, Álvares de Azevedo faz uma zombaria que envolve esse ponto. Em que trecho tal zombaria ocorre?
      Ocorre nos dois últimos versos da 3ª estrofe.

03 – Pode-se dizer que também o casamento é objeto de zombaria neste poema? Por quê?
      Sim. Porque o casamento não era tratado como algo sério.

04 – Qual a diferença entre a figura feminina deste poema e a que aparece nos poemas românticos “sérios”, inclusive os de Álvares de Azevedo (como, por exemplo. “Lembrança de Morrer”)?
      Sérios poemas românticos que traziam como lembrança a morte do personagem.

05 – Apresente dois trechos do texto em que o poeta explore o ridículo, invertendo situações românticas.
      São dois trechos em que exploram o ridículo, ou seja, foge da situação de todo texto.

06 – Como o poema é dividido?
      São quarenta versos (cada uma das linhas gráficas) divididos em dez estrofes (conjunto de versos).

07 – O que o jovem faz para ver a namorada?
      Aluga um cavalo por três mil reis, gasta seu ordenado em flores, furta versos bonitos, sonha com o casamento, reclama que um dia fora ver a namorada e uma carroça jogara lama em suas roupas bonitas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário