Poema: REVELAÇÃO
DO SUBÚRBIO
Carlos Drummond de Andrade
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé,
contra a vidraça do carro,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite come o subúrbio e logo o devolve,
ele reage, luta, se esforça,
até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjais
e à noite só existe a tristeza do Brasil.”
Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo, 1940.
·
Carro:
vagão ferroviário para passageiros.
Entendendo o poema:
01 – Segundo o crítico e
historiador da literatura Antônio Cândido de Mello e Souza, justamente na
década que presumivelmente corresponde ao período de elaboração do livro a que
pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido “alteração
marcada de perspectivas”. A leitura do poema de Drummond permite concluir
corretamente que, nele, o Brasil não mais era visto como país:
a)
Agrícola (fornecedor de matéria-prima), mas
como industrial (produtor de manufaturados).
b)
Arcaico (retardatário social e
economicamente) mas, sim, percebido como moderno (equiparado aos países mais
avançados).
c)
Provinciano (caipira, localista) mas, sim,
cosmopolita (aberto aos intercâmbios globais).
d)
Novo (em potência, por realizar-se), mas como
subdesenvolvido (marcado por pobreza e atrofia).
e)
Rural (sobretudo camponês), mas
como suburbano (ainda desprovido de processos de urbanização).
02 – No poema de Drummond, a
presença dos motivos da velocidade, da mecanização, da eletricidade e da
metrópole configura-se como:
a)
Uma adesão do poeta ao mito do progresso, que
atravessa as letras e as artes desde o surgimento da modernidade.
b)
Manifestação do entusiasmo do poeta moderno
pela industrialização por que, na época, passava o Brasil.
c)
Marca da influência da estética futurista da
Antropofagia na literatura brasileira do período posterior a 1940.
d)
Uma incorporação, sob nova inflexão
política e ideológica, de temas característicos das vanguardas que
influenciaram o Modernismo antecedente.
e)
Uma crítica do poeta pós-modernista às
alterações casa das, na percepção humana, pelo avanço indiscriminado da técnica
na vida cotidiana.
03 – Em consonância com uma
das linhas temáticas principais de Sentimento do mundo, o vivo interesse
que, no poema, o eu lírico manifesta pela paisagem contemplada prende-se,
sobretudo, ao fato de o subúrbio ser:
a)
Bucólico.
b)
Popular.
c)
Interiorano.
d)
Saudosista.
e)
Familiar.
04 – Considerados no
contexto, dentre os mais de dez verbos no presente, empregados no poema,
exprimem ideia, respectivamente, de habitualidade e continuidade:
a)
“Gosto” e “repontam”.
b)
“Condensa” e “esforça”.
c)
“Vou” e “existe”.
d)
“Têm” e “devolve”.
e)
“Reage” e “luta”.
05 – Para a caracterização
do subúrbio, o poeta lança mão, principalmente, da(o):
a)
Personificação.
b)
Paradoxo.
c)
Eufemismo.
d)
Sinestesia.
e)
Silepse.
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