quarta-feira, 13 de março de 2019

POEMA: REVELAÇÃO DO SUBÚRBIO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO


Poema: REVELAÇÃO DO SUBÚRBIO
              Carlos Drummond de Andrade


Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé,
contra a vidraça do carro,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite come o subúrbio e logo o devolve,
ele reage, luta, se esforça,
até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjais
e à noite só existe a tristeza do Brasil.”

               Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo, 1940.

·        Carro: vagão ferroviário para passageiros.

Entendendo o poema:

01 – Segundo o crítico e historiador da literatura Antônio Cândido de Mello e Souza, justamente na década que presumivelmente corresponde ao período de elaboração do livro a que pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido “alteração marcada de perspectivas”. A leitura do poema de Drummond permite concluir corretamente que, nele, o Brasil não mais era visto como país:
a)   Agrícola (fornecedor de matéria-prima), mas como industrial (produtor de manufaturados).
b)   Arcaico (retardatário social e economicamente) mas, sim, percebido como moderno (equiparado aos países mais avançados).
c)   Provinciano (caipira, localista) mas, sim, cosmopolita (aberto aos intercâmbios globais).
d)   Novo (em potência, por realizar-se), mas como subdesenvolvido (marcado por pobreza e atrofia).
e)   Rural (sobretudo camponês), mas como suburbano (ainda desprovido de processos de urbanização).

02 – No poema de Drummond, a presença dos motivos da velocidade, da mecanização, da eletricidade e da metrópole configura-se como:
a)   Uma adesão do poeta ao mito do progresso, que atravessa as letras e as artes desde o surgimento da modernidade.
b)   Manifestação do entusiasmo do poeta moderno pela industrialização por que, na época, passava o Brasil.
c)   Marca da influência da estética futurista da Antropofagia na literatura brasileira do período posterior a 1940.
d)   Uma incorporação, sob nova inflexão política e ideológica, de temas característicos das vanguardas que influenciaram o Modernismo antecedente.
e)   Uma crítica do poeta pós-modernista às alterações casa das, na percepção humana, pelo avanço indiscriminado da técnica na vida cotidiana.

03 – Em consonância com uma das linhas temáticas principais de Sentimento do mundo, o vivo interesse que, no poema, o eu lírico manifesta pela paisagem contemplada prende-se, sobretudo, ao fato de o subúrbio ser:
a)   Bucólico.
b)   Popular.
c)   Interiorano.
d)   Saudosista.
e)   Familiar.

04 – Considerados no contexto, dentre os mais de dez verbos no presente, empregados no poema, exprimem ideia, respectivamente, de habitualidade e continuidade:
a)   “Gosto” e “repontam”.
b)   “Condensa” e “esforça”.
c)   “Vou” e “existe”.
d)   “Têm” e “devolve”.
e)   “Reage” e “luta”.

05 – Para a caracterização do subúrbio, o poeta lança mão, principalmente, da(o):
a)   Personificação.
b)   Paradoxo.
c)   Eufemismo.
d)   Sinestesia.
e)   Silepse.




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