sexta-feira, 8 de março de 2019

CRÔNICA: CRIANÇA DIZ CADA UMA - MÁRIO PRATA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Crônica: Criança diz cada uma

        Aninha já estava com dois anos. Loira, linda. Nunca tinha cortado os cabelos. Eram amarelos-ouro e cacheados. “Parecia um anjinho barroco”, diz a mãe coruja.
        Lá um dia, a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros. Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.

        – Mamãe vai cortar o cabelinho da Aninha.
        – Aninha olha para a tesoura, se apavora.
        – Não quero, não quero, não quero!!!
        – Não dói nada…
        – Não quero! Já disse.
       E sai correndo. A mãe sai correndo atrás. Com a tesoura na mão. A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo da cama, chorando temendo o pior. Consola a filha. Sentam-se na cama. Dá um tempo. A menina para de chorar. Mas, não tira o olho da tesoura.
        – Olha, meu amor, a mamãe promete cortar só dois dedinhos.
     Aninha abre as duas mãos, já submissa, desata o choro, perguntando, olhando para a enorme tesoura e para a própria mãozinha:
        – Quais deles, mãe?

Mário Prata. “100 crônicas de Mário Prata”. São Paulo: Cartaz editorial, 1997.

Entendendo a crônica:
01 – O objetivo de quem escreveu o texto é:
a) informar sobre um fato ocorrido.
b) expor uma opinião.
c) criticar um comportamento infantil.
d) contar uma história.

02 – A mãe de Aninha resolveu cortar os cabelos da filha porque:
a) Aninha já estava com dois anos.
b) nunca tinha cortado os cabelos da filha.
c) os cabelos da menina eram amarelos-ouro e cacheados.
d) as melenas de Aninha já estavam nos ombros.

03 – Por que Aninha não quer cortar os cabelos?
      Porque Aninha apavorou-se com o tamanho da tesoura.

04 – “Criança diz cada uma”. A que o autor do texto se refere?
      A mãe de Aninha lhe disse que cortaria só dois dedinhos (do cabelo da filha). Mas, a menina achou que a mãe estava se referindo aos dedos das mãos e perguntou “Quais deles, mãe?”.

05 – Grife os termos que retomam o referente Aninha nas frases a seguir:
a) “[…] e resolve dar um trato na cabeça da criança […]”
b) “Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.”
c) “A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo da cama […]”
d) “A menina para de chorar.”

06 – “A menina para de chorar. Mas, não tira o olho da tesoura.”. Essa frase pode ser reescrita da seguinte forma:
a) “A menina para de chorar. Porém, não tira o olho da tesoura.”
b) “A menina para de chorar. Portanto, não tira o olho da tesoura.”
c) “A menina para de chorar. Porquanto, não tira o olho da tesoura.”
d) “A menina para de chorar. Afinal, não tira o olho da tesoura.”

07 – No trecho “Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:
a) preocupada
b) desconfiada
c) aflita
d) impaciente

08 – A maior parte dos verbos no texto está no tempo:
(  ) passado.
(X) presente.
(  ) futuro.

09 – Em “Mamãe vai cortar o cabelinho […].”, a locução grifada tem o sentido do verbo:
a) cortaria
b) cortou
c) cortará
d) cortava.

10 – A ação da narrativa começa quando:
(a) Aninha sai correndo.
(b) Aninha abre as duas mãos.
(c) a mãe promete cortar só dois dedinhos.
(d) a mãe pega uma enorme tesoura.

11 – As palavras "menina", "que" e "filha" referem-se a Aninha e são utilizadas com a intenção de:
(a) dar continuidade ao texto, evitando a repetição do nome de Aninha.
(b) reforçar a ideia de que a mãe é a personagem principal do texto.
(c) fazer substituições desnecessárias para o entendimento do texto.
(d) tornar o texto incoerente.

12 – A história ganha ritmo mais acelerado pelo uso das seguintes palavras:
(a) nunca, atrás, debaixo.
(b) correndo, chorando, temendo.
(c) loira, cabelo, enorme.
(d) tempo, tesoura, própria.

13 – “A mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros.” Desse trecho compreende-se que:
(a) para a mãe, os cabelos já estavam compridos e era hora de cortá-los.
(b) para a menina, os cabelos estavam compridos, mas não precisavam ser cortados.
(c) tanto para a mãe quanto para a menina os cabelos precisavam de um corte.
(d) os cabelos já não eram mais amarelos-ouro, por isso precisavam ser cortados.

14 – “-- Não quero, não quero, não quero!!!.” A repetição de não quero e as três exclamações seguidas indicam que:
(A) a mãe perdeu a paciência com a menina.
(B) Aninha vai cortar o cabelo.
(C) Aninha está falando calmamente.
(D) Aninha está praticamente gritando.
  Atividade retirada do Saresp 2007, disponível na internet




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