Crônica: Criança diz cada uma
Aninha já estava com dois anos. Loira,
linda. Nunca tinha cortado os cabelos. Eram amarelos-ouro e cacheados. “Parecia
um anjinho barroco”, diz a mãe coruja.
Lá um dia, a mãe pega uma enorme
tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam
nos ombros. Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.
– Mamãe vai cortar o cabelinho da
Aninha.
– Aninha olha para a tesoura, se apavora.
– Não quero, não quero, não quero!!!
–
Não dói nada…
–
Não quero! Já disse.
E sai correndo. A mãe sai correndo atrás.
Com a tesoura na mão. A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo
da cama, chorando temendo o pior. Consola a filha. Sentam-se na cama. Dá um
tempo. A menina para de chorar. Mas, não tira o olho da tesoura.
– Olha, meu amor, a mamãe promete cortar só
dois dedinhos.
Aninha abre as duas mãos, já submissa, desata
o choro, perguntando, olhando para a enorme tesoura e para a própria mãozinha:
– Quais deles, mãe?
Mário Prata. “100 crônicas de Mário Prata”. São Paulo:
Cartaz editorial, 1997.
Entendendo a crônica:
01 – O objetivo de quem
escreveu o texto é:
a) informar sobre um fato
ocorrido.
b) expor uma opinião.
c) criticar um comportamento
infantil.
d) contar uma
história.
02 – A mãe de Aninha
resolveu cortar os cabelos da filha porque:
a) Aninha já estava com dois
anos.
b) nunca tinha cortado os
cabelos da filha.
c) os cabelos da menina eram
amarelos-ouro e cacheados.
d) as melenas de
Aninha já estavam nos ombros.
03 – Por que Aninha não
quer cortar os cabelos?
Porque Aninha
apavorou-se com o tamanho da tesoura.
04 – “Criança diz cada
uma”. A que o autor do texto se refere?
A mãe de Aninha lhe disse que cortaria só
dois dedinhos (do cabelo da filha). Mas, a menina achou que a mãe estava se
referindo aos dedos das mãos e perguntou “Quais deles, mãe?”.
05 – Grife os termos
que retomam o referente Aninha nas frases a seguir:
a) “[…] e resolve dar um
trato na cabeça da criança […]”
b) “Chama a menina,
que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.”
c) “A muito custo, consegue
tirar a filha
que estava debaixo da cama […]”
d) “A menina para de chorar.”
06 – “A menina para de
chorar. Mas, não tira o olho da tesoura.”. Essa frase pode ser reescrita da
seguinte forma:
a) “A menina para
de chorar. Porém, não tira o olho da tesoura.”
b) “A menina para de chorar.
Portanto, não tira o olho da tesoura.”
c) “A menina para de chorar.
Porquanto, não tira o olho da tesoura.”
d) “A menina para de chorar.
Afinal, não tira o olho da tesoura.”
07 – No trecho “Chama a
menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.”, a
palavra destacada poderia ser substituída por:
a) preocupada
b) desconfiada
c) aflita
d) impaciente
08 – A maior parte dos
verbos no texto está no tempo:
( ) passado.
(X) presente.
( ) futuro.
09 – Em “Mamãe vai
cortar o cabelinho […].”, a locução grifada tem o sentido do verbo:
a) cortaria
b) cortou
c) cortará
d) cortava.
10 – A ação da narrativa
começa quando:
(a) Aninha sai correndo.
(b) Aninha abre as duas
mãos.
(c) a mãe promete cortar só
dois dedinhos.
(d) a mãe pega uma
enorme tesoura.
11 – As palavras "menina", "que" e "filha" referem-se a
Aninha e são utilizadas com a intenção de:
(a) dar
continuidade ao texto, evitando a repetição do nome de Aninha.
(b) reforçar a ideia de que
a mãe é a personagem principal do texto.
(c) fazer substituições
desnecessárias para o entendimento do texto.
(d) tornar o texto
incoerente.
12 – A história ganha ritmo
mais acelerado pelo uso das seguintes palavras:
(a) nunca, atrás, debaixo.
(b) correndo,
chorando, temendo.
(c) loira, cabelo, enorme.
(d) tempo, tesoura, própria.
13 – “A mãe pega uma enorme
tesoura e resolve dar um trato na
cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros.” Desse trecho
compreende-se que:
(a) para a mãe, os
cabelos já estavam compridos e era hora de cortá-los.
(b) para a menina, os
cabelos estavam compridos, mas não precisavam ser cortados.
(c) tanto para a mãe quanto
para a menina os cabelos precisavam de um corte.
(d) os cabelos já não eram
mais amarelos-ouro, por isso precisavam ser cortados.
14 – “-- Não quero, não
quero, não quero!!!.” A repetição de não
quero e as três exclamações seguidas indicam que:
(A) a mãe perdeu a paciência
com a menina.
(B) Aninha vai cortar o
cabelo.
(C) Aninha está falando
calmamente.
(D) Aninha está
praticamente gritando.
Atividade retirada do Saresp
2007, disponível na internet
onde começa o desenvolvimento desa historia??
ResponderExcluirA mãe diz q Aninha parecia um anjinho barroco porque?
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