ARTIGO DE OPINIÃO: MÍDIA E O CULTO À BELEZA DO
CORPO
Há nas sociedades contemporâneas uma
intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente
preocupação com a imagem e a estética.
Entendida como consumo cultural, a
prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa
todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança
mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo
francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o
consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário,
higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se
distinguir dos demais indivíduos.
Nas
sociedades modernas há uma crescente preocupação com o corpo, com a dieta
alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo
processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha
mais espaço, principalmente nos meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse
período que surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltadas para o tema:
“Boa Forma” (1984) e “Corpo a Corpo” (1987).
Contudo, foi o cinema de Hollywood que
ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da
cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o
mundo inteiro.
Da mesma forma, podemos pensar em
relação à televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais
variados formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso
nos leva a pensar que a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo
perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo
de maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de
imagens, como o cinema, televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído
para isso.
Os programas de televisão, revistas e
jornais têm dedicado espaços em suas programações cada vez maiores para
apresentar novidades em setores de cosméticos, de alimentação e vestuário.
Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando vender o que
não está disponível nas prateleiras: sucesso e felicidade.
O consumismo desenfreado gerado pela
mídia em geral foca principalmente adolescentes como alvos principais para as
vendas, desenvolvendo modelos de roupas estereotipados, a indústria de
cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas
indesejáveis” do corpo e a indústria farmacêutica faturando alto com
medicamentos que inibem o apetite.
Preocupados com a busca desenfreada da
“beleza perfeita” e pela vaidade excessiva, sob influência dos mais variados
meios de comunicação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma
estimativa de que cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano
de 2009 a operações plásticas.
Evidentemente que a existência de
cuidados com o corpo não é exclusividade das sociedades contemporâneas e que
devemos ter uma especial atenção para uma boa saúde. No entanto, os cuidados
com o corpo não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se tem
apresentado nas últimas décadas. Devemos sempre respeitar os limites do nosso
corpo e a nós mesmos.
Orson Camargo -
Colaborador Brasil Escola. Graduado em Sociologia e Política pela Escola de
Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Mestre em Sociologia pela
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm
Entendendo o texto:
01 – Qual o problema da
sociedade atual apresentado no primeiro parágrafo?
É uma
intensificação do culto ao corpo.
02 – Reescreva o trecho “[...] apoiada num discurso que ora
lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.”,
trocando o conectivo ORA por
outro sem alterar o significado do texto.
“[...] apoiada
num discurso que umas vezes lança mão da questão estética, outras
vezes da preocupação com a saúde”.
03 – No segundo parágrafo
aparece o pensamento do filósofo Pierre Bourdieu. Escreva com suas palavras a
ideia apresentada.
Resposta pessoal
do aluno. É a preocupação com o corpo, independente de classes sociais e faixa
etária.
04 – O que levou, segundo o
texto, ao aparecimento de revistas brasileiras como Boa Forma e Corpo a Corpo?
Foi a crescente
preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de
cosméticos.
05 – “Contudo, foi o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos
padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo e
projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o mundo inteiro.”.
Substitua a palavra destacada por outra, sem alterar o sentido do trecho.
Pode ser
substituída por “Entretanto”.
06 – Segundo o texto, em que
o cinema de Hollywood e a televisão se aproximam?
Eles são os
veículos que divulgam as imagens de corpos perfeitos.
07 – Qual a causa de
crianças e adolescentes submeterem-se a cirurgias plásticas, segundo a
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
A busca
desenfreada da beleza perfeita e pela vaidade excessiva.
08 – Pode-se perceber que o
texto condena todo e qualquer cuidado com o nosso corpo? Justifique sua
resposta, retirando do texto a tese.
No entanto, os
cuidados com o corpo não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se
tem apresentado nas últimas décadas. Devemos sempre respeitar os limites do
nosso corpo e a nós mesmos.
Mt obrigada me ajudou mt ✨❤✨
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