MÚSICA(ATIVIDADES): VOVÔ
Sandra Peres e Paulo
Tatit
Quando eu vejo o meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã, talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
será o que hoje eu sou
Que é pai do meu papai
Penso que um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã, talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois.
(CD Pé com pé. MCD,
2004.)
Fonte: Livro Gramática Reflexiva – 6º ano- p.186/187 -
Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Editora Atual.
Entendendo a canção
1) O eu
lírico da canção tem alguns pensamentos filosóficos.
a) Sobre
o que ele pensa?
Sobre a passagem
do tempo, ou sobre como nós, desde que nascemos, vamos crescendo e
envelhecendo.
b) O
que ele quer dizer com o trecho “A vida é uma balança/ Ontem, hoje e depois”?
Quer dizer que, na
vida, ora ocupamos uma posição, ora outra.
c) Das
palavras ontem, hoje e depois, qual
equivale ao centro do equilíbrio da balança?
A palavra hoje.
d) Você
também costuma ter pensamentos filosóficos desse tipo? Se sim, conte como são
seus pensamentos.
Resposta pessoal.
2) O eu
lírico se compara ao avô e pensa no que cada um é, foi e será. Observe estes
três grupos de versos:
“[meu avô] Que é pai do meu
papai
[...]
Ele era o que eu sou”
“Agora eu sou criança
E o vovô também já foi”
“Eu serei um outro avô”
a) Que
versos expressam o que o avô foi no passado?
Nesses versos, em que tempo
estão os verbos que se referem ao avô?
“Ele era o que eu
sou” e “E o vovô também já foi” / Estão no passado: era e foi.
“Que é pai do meu
papai” e “Agora eu sou criança” / Estão no presente: é e sou.
c) Que
verso expressa o que o eu lírico vai ser no futuro? Em que tempo está o verbo
desse verso?
“Eu serei um outro
avô” / Está no futuro: serei.
d)
As formas verbais dos versos acima expressam
ação, estado ou fenômeno natural? Na sua opinião, por que esse tipo de verbo é
o mais adequado ao tema da canção?
Em todos os versos foi empregado o verbo ser, que é um verbo de
estado e o mais adequado para tratar do tema da canção, que são as mudanças do
ser humano no decorrer do tempo.
e)
Conclua Qual é a importância dos tempos
verbais na construção da letra dessa canção?
Os tempos verbais – passado, presente e futuro – foram utilizados
para tratar das diferentes fases da vida. Sem a flexão de tempos verbais, seria
impossível expressar essas diferenças.
3)
Observe a penúltima estrofe da letra da
canção. Como o eu lírico vê a passagem do tempo e da vida?
Ele vê a vida como algo circular, ou seja, todos nós passamos pelas
mesmas etapas, da infância à velhice.