sexta-feira, 26 de julho de 2019

ANEDOTA - CONCORDÂNCIA NOMINAL - COM GABARITO


ANEDOTA – CONCORDÂNCIA NOMINAL

Leia esta anedota:

          Mamãe tinha dois filhos lindos. Acabaram se casando com duas moças que ...bem, a mamãe nunca acha que elas são boas o bastante para seus filhos lindos. Pois eles se casaram, e cada casal foi morar numa cidade, um em São Paulo e outro em Belo Horizonte. Aí mamãe ficou viúva e tinha de escolher com quem ela iria viver.
         - Na casa de que filho a senhora vai viver, dona Santinha?
         - Ah, minha filha, o meu problema é que uma nora quer que eu vá para São Paulo e a outra quer que eu vá para Belo Horizonte...
         - Ah, que simpáticas e carinhosas as suas noras, dona Santinha!
         - Nem tanto, minha querida. A de São Paulo quer que eu vá para Belo Horizonte, e a de Belo Horizonte quer que eu vá para São Paulo.

(Ziraldo, Rolando de rir. São Paulo: Melhoramentos, 2001. p.75.)
Fonte: Livro Gramática Reflexiva – 6º ano- p.150 - Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Editora Atual.
Entendendo a anedota

1)   No 4º parágrafo da anedota, há dois adjetivos que caracterizam o substantivo noras. Quais são esses adjetivos?
simpáticas, carinhosas

2)   Na frase “Mamãe tinha dois filhos lindos”, as palavras dois e lindos referem-se a filhos.
a)   A que classe gramatical pertence cada uma das palavras destacadas acima: à dos substantivos, à dos adjetivos, à dos artigos ou à dos numerais?
A palavra filhos pertence à classe dos substantivos; dois, à dos numerais; lindos, à dos adjetivos.

b)   Por que a palavra dois está no masculino?
Porque concorda com o substantivo masculino a que se refere (filhos).

c)   Por que a palavra lindos está no masculino plural?
Porque concorda com o substantivo masculino plural a que se refere (filhos).



Nenhum comentário:

Postar um comentário