quinta-feira, 25 de julho de 2019

POEMA: SOFRER POR ANTECIPAÇÃO - ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

Poema: Sofrer por antecipação                  

      Elias José

Vestido azul longo e bonito, 
meias da cor da pele,
sapato de meio salto prateado,
 brincos, anéis e colares, 
cabelos exoticamente penteados, 
batom e esmaltes discretos, 
tudo como convém a uma garota, 
a uma linda garota pra ser exata.

 Minha mãe diz que estou 
 uma verdadeira princesa,
 uma nova Cinderela.

 Será que os garotos 
 também vão pensar assim ?
Se ninguém dançar comigo, 
depois de deixar meus jeans folgados,
pico este luxo todo 
e me jogo com ele no lixo. 

(Elias José. Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual, 1992.p.8.)
Fonte: Livro Gramática Reflexiva – 6º ano- p.127/128 - Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Editora Atual.
Entendendo o poema

1)   O eu lírico do poema está prestes a viver uma situação especial.
a)   Qual é essa situação?
A de ir a uma festa ou a um baile.

b)   Que idade você imagina que essa garota tem?
Provavelmente é uma adolescente, com 14 anos ou um pouco mais.

c)   Como ela está se sentindo? Qual é sua principal preocupação?
Ela está se sentindo insegura e sua principal preocupação é com a possibilidade de não ser notada pelos garotos.

2)   Na descrição do eu lírico são utilizados vários substantivos, empregados no plural: meias, brincos, anéis, colares, esmaltes.
a)   Qual é o singular de cada uma dessas palavras?
meia, brinco, anel, colar, esmalte

b)   Quais delas têm o plural formado pelo acréscimo de –s?
meia, brinco, esmalte

c)   E pelo acréscimo de –es?
colares

d)   Que palavra tem o plural formado por um processo diferente? Qual é esse processo?
anel/ O plural se formou com a troca de/ por is.

3)   Observe  agora os adjetivos destacados nas expressões:
cabelos exoticamente penteados
jeans folgados

a)   Qual é o singular dos adjetivos em destaque?
penteado, folgado

b)   Conclua: De que modo é formado o plural desses adjetivos?
Pelo acréscimo de –s no final das palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário