sexta-feira, 26 de julho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): VOVÔ - SANDRA PERES E PAULO TATIT - COM QUESTÕES GABARITADAS

MÚSICA(ATIVIDADES): VOVÔ

                           Sandra Peres e Paulo Tatit

Quando eu vejo o meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que um tempo atrás
Ele era o que eu sou

Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois

Amanhã, talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois.

                       (CD Pé com pé. MCD, 2004.)
Fonte: Livro Gramática Reflexiva – 6º ano- p.186/187 - Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Editora Atual.
Entendendo a canção

1)   O eu lírico da canção tem alguns pensamentos filosóficos.
a)   Sobre o que ele pensa?
Sobre a passagem do tempo, ou sobre como nós, desde que nascemos, vamos crescendo e envelhecendo.

b)   O que ele quer dizer com o trecho “A vida é uma balança/ Ontem, hoje e depois”?
Quer dizer que, na vida, ora ocupamos uma posição, ora outra.

c)   Das palavras ontem, hoje e depois, qual equivale ao centro do equilíbrio da balança?
A palavra hoje.

d)   Você também costuma ter pensamentos filosóficos desse tipo? Se sim, conte como são seus pensamentos.
Resposta pessoal.

2)   O eu lírico se compara ao avô e pensa no que cada um é, foi e será. Observe estes três grupos de versos:
“[meu avô] Que é pai do meu papai
[...]
Ele era o que eu sou”
“Agora eu sou criança
E o vovô também já foi”
“Eu serei um outro avô”

a)   Que versos expressam o que o avô foi no passado?
Nesses versos, em que tempo estão os verbos que se referem ao avô?
“Ele era o que eu sou” e “E o vovô também já foi” / Estão no passado: era e foi.

b)   Que versos expressam o que o eu lírico e o avô são no presente? Em que tempo estão os verbos desses versos?
“Que é pai do meu papai” e “Agora eu sou criança” / Estão no presente: é e sou.

c)   Que verso expressa o que o eu lírico vai ser no futuro? Em que tempo está o verbo desse verso?
“Eu serei um outro avô” / Está no futuro: serei.

d)   As formas verbais dos versos acima expressam ação, estado ou fenômeno natural? Na sua opinião, por que esse tipo de verbo é o mais adequado ao tema da canção?
Em todos os versos foi empregado o verbo ser, que é um verbo de estado e o mais adequado para tratar do tema da canção, que são as mudanças do ser humano no decorrer do tempo.

e)   Conclua Qual é a importância dos tempos verbais na construção da letra dessa canção?
Os tempos verbais – passado, presente e futuro – foram utilizados para tratar das diferentes fases da vida. Sem a flexão de tempos verbais, seria impossível expressar essas diferenças.

3)   Observe a penúltima estrofe da letra da canção. Como o eu lírico vê a passagem do tempo e da vida?
Ele vê a vida como algo circular, ou seja, todos nós passamos pelas mesmas etapas, da infância à velhice.
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário