domingo, 23 de agosto de 2026

CRÔNICA: HOJE EU ESTOU MEIO ROMÂNTICO - FRAGMENTO - MÁRIO PRATA - COM GABARITO

 Crônica: HOJE EU ESTOU MEIO ROMÂNTICO – Fragmento

             Mário Prata

        Foi numa grande festa na pequena cidade que o fato se deu.

        O grande homem, olhando a pequena mulher, pensou:

        -- Que pequena.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAsnE2r9ORwFnvVoLkUl2pkbhVg8SwV1eYshCSzBYHLYdlEl0LcicLD7pUhaow8ec3tAOENDQLg88RwVv8iwLWVxkW1-I9SaN-yb1Nil_nt5xTU7rRjPfB9EpRMLPUdYGJzXAON6-SXSzcvrZF7Rp9lav53OfJq9lxJKMQldaEYBvv7KQ0QIlwbwmtt1M/s320/images.jpg


        A pequena mulher, sentindo os grandes fluidos em sua cabeça, pensou:

        -- Grande.

        Pequenas piscadas, grandes sorrisos, uma só cumplicidade.

        E foi assim que eles foram.

        Ele pegou nas pequenas mãos da mulher com sua grande mão.

        Com seus grandes olhos, procurou os pequenos dela, grande ternura, pequena timidez.

        Com o grande dedo da grande mão direita passou, levemente, uma pequena alegria para os pequenos lábios do pequeno sorriso.

        Ele sorriu, mostrando dois grandes dentes e deu um beliscão no pequeno nariz que ficou vermelho como o pequeno coração que disparou dentro do seu pequeno corpo.

        [...].

Mário Prata. Hoje eu estou meio romântico. In: 100 crônicas. São Paulo: Cartaz Editorial,1997. p. 23.

Fonte: Língua Portuguesa Ensino Médio. Linguagem em Movimento. Izeti F. Torralvo & Carlos C. Minchillo. Volume 3. 1ª edição. FTD – São Paulo – 2010. p. 43.

Entendendo a crônica:

01 – Qual é o recurso estilístico (figura de linguagem) predominantemente explorado no texto para descrever os personagens e suas ações?

      O texto utiliza predominantemente a antítese e a oposição semântica entre as palavras "grande" e "pequena/pequeno". O autor contrapõe constantemente as dimensões físicas e as sensações do "grande homem" e da "pequena mulher" para criar ritmo e expressividade na crônica.

02 – Onde e em qual contexto ocorreu o encontro entre os dois personagens principais?

      O encontro aconteceu durante uma grande festa realizada em uma pequena cidade.

03 – Como os personagens reagem ao se olharem pela primeira vez?

      A reação inicial ocorre no plano do pensamento e da atração mútua: o homem olha para a mulher e pensa "Que pequena", enquanto a mulher, sentindo os sentimentos/fluidos dele, pensa "Grande". A partir disso, trocam "pequenas piscadas" e "grandes sorrisos", estabelecendo uma cumplicidade imediata.

04 – De que forma o autor descreve o gesto de carinho e afeto feito pelo homem nos lábios da mulher?

      O autor descreve que o homem, com o grande dedo de sua grande mão direita, passou levemente uma pequena alegria para os pequenos lábios do pequeno sorriso dela.

05 – O que provoca a alteração física na mulher no final do trecho (o nariz vermelho e o coração disparado)?

      A alteração ocorre quando o homem sorri (mostrando dois grandes dentes) e dá um beliscão no pequeno nariz da mulher. Isso faz com que o nariz fique vermelho e o coração dela dispare de emoção/timidez dentro do seu pequeno corpo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário