Conto: Como se fosse dinheiro
Ruth Rocha
Todos os dias,
Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava
seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
– Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho
troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
– Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu
troco em dinheiro.
– Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que
eu posso fazer?
– Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco
em dinheiro!
– Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino!
Ora essa… […]
Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulhão
debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e
respondia:
– Na hora do recreio vocês vão ver…
E, na hora do recreio, todo mundo viu.
Catapimba
comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro…
uma galinha.
Botou a galinha em cima do balcão.
– Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.
– É para pagar
o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro… O senhor pode me dar
o troco, por favor?
Os meninos
estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando…
Aí, colocou umas moedas no balcão:
– Está aí seu troco, menino!
E pegou a galinha para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram
com embrulhos debaixo do braço.
No recreio, todo mundo foi comprar lanche.
Na hora de pagar…
Teve gente que
queria pagar com raquete de pingue pongue, com papagaio de papel, com vidro de
cola, com geleia de jabuticaba…
E, quando seu
Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
– Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro…
Ruth
Rocha.
Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do
texto?
O título do texto
é “Como se fosse dinheiro”.
02 – Em que local se ocorre
à história?
A história se passa na escola de
Catapimba.
03 – Quantos e quais são os
personagens da história?
Os personagens da
história são o Catapimba, seu Lucas e os colegas.
04 – Qual o principal
conflito da história?
O principal
conflito da história é que seu Lucas ao invés de dar o troco ele dava balinhas.
05 – O que seu Lucas usava
como dinheiro?
Ele usava
balinhas como troco.
06 – O que Catapimba
resolveu usar como dinheiro?
Catapimba
resolveu usar uma galinha como se fosse dinheiro.
07 – Como seu Lucas reagiu
quando Catapimba pagou sem usar dinheiro?
Ele ficou confuso, mas acabou aceitando
para evitar confusão.
08 – Como se resolveu essa
situação?
Seu Lucas
resolveu aceitar os pagamentos das crianças, porque ele sempre dava balas dizendo
que valia como dinheiro.
09 – Esta história possui um
narrador, ele participa da história ou só faz a narração?
A história possui um narrador que não
participa.
10 – Já aconteceu com você,
situação parecida com a da história? Conte o que aconteceu.
Resposta pessoal,
o aluno deve contar uma situação em que recebeu outro tipo de troco.
11 – Quando o Seu Lucas
reclamava, qual era a resposta dos meninos?
“Ué, seu Lucas, é como se fosse
dinheiro...”.
Principal mensagem sobre o texto como se fosse dinheiro
ResponderExcluirPrincipal mensagem sobre o texto como se fosse dinheiro
ResponderExcluirnão sei
Excluirme ajudou bastante!!!
ResponderExcluirSim muito amei muito legal amei amo vcs obrigada quero mais vezes
ExcluirMe ajudou muito
ResponderExcluircatapimba gosta disso
ResponderExcluirObg mim ajudo muitooo parabéns
ResponderExcluir