quarta-feira, 8 de março de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): SAUDOSA MALOCA- ADONIRAN BARBOSA - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): SAUDOSA MALOCA

                                               ADONIRAN BARBOSA
Si o senhor num tá lembrado
Dá licença de conta
Que aqui onde agora está
Esse edifício arto
Era uma casa véia
Um palacete assobradado
Foi aqui, seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais um dia
Nóis nem pode se alembrá
Veio os homi cas ferramenta
O dono mandô derrubá
Peguemos todas nossas coisa
E fumos pro meio da rua
Apreciá a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada tauba que caía
Duía no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas de cima eu falei:
Os homi tá cá razão
Nóis arranja outro lugar
Só se conformemo quando o Joca falou:
“Deus dá o frio conforme o coberto”
E hoje nóis pega a paia nas grama do jardim
E pra esquecer nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vida
Saudosa maloca, maloca querida,
Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vida.

            BARBOSA, Adoniran. Saudosa maloca. São Paulo: Continental, 1951.

1)     Que história é contada nesse texto?
Nessa música, o compositor conta a história de três pessoas que foram despejadas e viram o local onde moravam ser destruído. Elas hoje sentem saudade do lugar onde moravam e viveram dias felizes.

2)    Busque os significados das palavras saudosa e maloca no dicionário. Como você entende o título do texto?
Maloca é um tipo de moradia e saudosa, nesse contexto, é aquilo que inspira saudade. O título da música de Adoniram Barbosa refere-se ao modo como os personagens se identificavam com o local onde moravam e que foi destruído, daí a saudade que sentem.

3)     O registro desse texto é da linguagem formal ou informal? Justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos percebam que o texto faz uso do registro informal e não foi escrito de acordo com a variedade padrão.

4)    Encontre no texto palavras ou expressões que representem a variedade social.
Possibilidades de resposta: si, conta, cas, mandô, fumos, nóis arranja, nas grama, paia, dim donde, entre outras.

5)     Você teve alguma dificuldade de compreender o texto? Por quê?
Espera-se que os alunos indiquem que não. O autor reproduz a forma de algumas pessoas falarem, muito comum no dia a dia. Por mais que essa forma fuja à norma-padrão, ela é facilmente compreensível.


domingo, 5 de março de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: PÉSSIMOS NÚMEROS - FRANCISCO PRACIANO - COM GABARITO

TEXTO: PÉSSIMOS NÚMEROS
                        Francisco Praciano

     Os dois maiores jornais de Manaus publicaram, no último final de semana, matérias relacionadas aos problemas da reprovação e do abandono escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental e, também, da distorção idade-série escolar no Amazonas.
     A taxa de abandono, que faz parte do conjunto de taxas de rendimento escolar, mede o percentual de alunos que deixaram de frequentar a escola em determinado ano. Já a taxa de distorção idade-série mede o percentual de alunos que possuem 2 anos ou mais acima da idade recomendada para a série em que o aluno está matriculado.
     De acordo, pois, com os dados publicados, temos que o Amazonas é o Estado brasileiro com maior índice de abandono escolar na 1ª série do ensino fundamental, 5,1% dos nossos alunos abandonam a escola nessa série. Em percentual esse número pode parecer pequeno, mas estamos falando de alguns milhares de alunos que abandonam a escola somente nessa série. Somos, também, o Estado com o quarto maior índice de reprovação na 1ª série (4,1% de reprovação) e o quarto pior resultado do país na questão da distorção entre a idade do aluno e a série em que ele está matriculado (35,4% dos estudantes em séries incompatíveis com suas idades).
     Dentre as várias causas para o abandono escolar nas séries iniciais, duas são bastante conhecidas e dependem, basicamente, do Poder Público: a escola que fica distante da casa do aluno e a falta de transporte escolar.
     Infelizmente, apesar de a construção do número necessário de creches e escolas sempre fazer parte das campanhas políticas, principalmente pelos candidatos às prefeituras municipais, tais promessas nunca são cumpridas. O comprometimento da educação das nossas crianças, por incompetência administrativa ou por qualquer outro motivo, é, sem dúvida nenhuma, um dos piores males que um administrador público pode causar à sociedade.

 Francisco Praciano. Disponível em: http://blogs.d24am.com/artigos/2011/07/19/pessimos-numeros/. Acesso em :23 mar.2015.

1 – O artigo de opinião de Eduardo Vasconcellos, que você leu na seção texto (página 166), foi motivado pela notícia do lançamento da campanha de proteção aos pedestres da prefeitura de São Paulo. Que notícias motivaram a escrita do artigo de opinião de Francisco Praciano?
As notícias relacionadas a problemas de reprovação e abandono escolar nas séries iniciais de Ensino Fundamental e de distorção idade-série escolar no Amazonas, publicadas nos dois maiores jornais de Manaus.

2 – Qual é a questão polêmica abordada pelo artigo de opinião “Péssimos números” e como o articulista se posiciona em relação a ela?
A questão polêmica envolve os “péssimos números” relacionados à educação no Amazonas, suas causas e as possíveis soluções para superá-los. O articulista atribui grande parte dessa responsabilidade ao poder público, identificando a distância das escolas e a dificuldade de transporte dos alunos como duas causas importantes do abandono escolar nas séries iniciais.

3 – O artigo de Francisco Praciano busca convencer o leitor sobre seu ponto de vista apelando mais para a razão ou para a emoção? Explique.
Para a razão. O articulista apresenta muitos dados objetivos para comprovar que a situação da educação no Amazonas é grave e exige maior atenção do poder público.

4 – No segundo parágrafo do artigo, os pronomes demonstrativos foram usados em três momentos para retornar informações. Identifique as expressões em que eles aparecem e explique que informações foram retomadas.
A expressão “nessa série” se refere à 1ª série do Ensino Fundamental, citada anteriormente, “esse número” se refere ao índice de 5,1% de alunos que abandonam a escola na 1ª série; “nessa série” se refere à 1ª série do Ensino Fundamental, novamente.

5 – Releia.
     Dentre as várias causas para o abandono escolar nas séries iniciais, duas são bastante conhecidas e dependem, basicamente, do Poder Público: a escola que fica distante da casa do aluno e a falta de transporte escolar.

a)     Quais são as causas apontadas pelo articulista para o abandono escolar nas séries iniciais?
Entre outras, a distância entre a escola e a casa dos alunos e a falta de transporte escolar.
b)    Que medidas o poder público deveria tomar para reverter esse quadro?
Aumentar a quantidade de escolas e garantir transporte escolar aos alunos.


sábado, 4 de março de 2017

TEXTO: SER BROTINHO - PAULO M.CAMPOS E TEXTO: SER GAGÁ - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO


  TEXTO I

 Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível.
                                                             (CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho.
     In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org.). As cem melhores
 Crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.p.91.)
    
TEXTO II
  
  Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada.
                                                       (FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS,
 Joaquim Ferreira dos (org.). As cem melhores crônica brasileiras.                                                              Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.p.225.) 

     Os textos utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida, entre eles:
a)     Expressões coloquiais com significados semelhantes.
b)    Ênfase no aspecto contraditório da vida dos seres humanos.
c)     Recursos específicos de textos escritos em linguagem formal.
d)    Termos denotativos que se realizam com sentido objetivo.
e)     Metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras.

RESOLUÇÃO: Trata-se, em ambos os textos, de explicar, com ironia e humor, o sentido de expressões como “ser brotinho” e “ser gagá”. Resposta: E                 


POEMA: ESTE INFERNO DE AMAR - ALMEIDA GARRETT - COM GABARITO

       POEMA:  ESTE INFERNO DE AMAR
ALMEIDA GARRETT

Este inferno d amar – como eu amo!
Quem mo pôs aqui n´alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida – e que a vida destrói –
Como é que se veio a atear,
Quando – ai quando se há de ela apagar?
                                                                                   Versos de Almeida Garrett.

 01-    Nos versos acima de Garrett, como em toda poesia, predomina a função poética da linguagem. Ao lado dela, destaca-se a função:

a)     Metalinguística da linguagem, com extrema valorização da subjetividade no jogo entre o espiritual e o profano.
b)    Apelativa da linguagem, num jogo de sentido pelo qual o poeta transmite uma forma idealizada de amor.
c)     Referencial da linguagem, privilegiando-se a expressão de forma nacional.
d)    Emotiva da linguagem, marcada pela não contenção dos sentimentos e pelo subjetivismo.
e)     Fática da linguagem, utilizada para expressar as ideias de forma evasiva, como sugestões.


RESOLUÇÃO: O eu lírico extravasa seus sentimentos e emoções, representados graficamente pela exclamação, as reticências e a interjeição “ai” no último verso. O subjetivismo também é marcado pela escolha lexical – “inferno de amar”, “que a vida destrói”, “atear” -, que denota descomedimento na expressão do sofrimento amoroso. Resposta: D

02 – Qual é o tempo verbal predominante na primeira estrofe e o que ele caracteriza? Justifique com exemplos do texto.
     É o presente, caracterizando um tempo de sofrimento: “inferno”, “consome”, “destrói”.

03 – Aos poucos, o poeta volta ao passado e o relembra. Descreva esse tempo. Em que contrasta com o presente?
     O passado era um tempo de sonho, de paz, de serenidade. Contrasta com o presente tormentoso, em que falta harmonia.

04 – Apesar de o passado ser pacífico e o presente tormentoso, qual dos dois tempos é mais sedutor? Por quê?
     O presente, porque o amor é a vida.

05 – A atmosfera do poema baseia-se na situação amorosa “que alenta e consome”. Explique essa situação e relacione-a ao título do texto.
     Na verdade, o par “amor / sofrimento” é a base do Romantismo. Em Este inferno de amar faz-se menção ao sofrimento causado pelo amor, que é, porém, razão de viver.

06 – A que episódio da biografia de Garrett parece estar associado o poema?
      O poema parece estar ligado ao caso amoroso de Garrett com a Viscondessa da Luz.

07 – A qual característica romântica corresponde a associação entre biografia e obra?
      Corresponde ao confessionalismo, à preocupação em produzir uma obra lírica que seja a expressão sincera dos sentimentos do autor.

08 – O poema exprime a confusão dos sentimentos do amante.
a)   Comente, a este respeito, o título do poema.
O título já exprime as contradições do sentimento, que é o tema do poema: O amor, condição de felicidade, é causa de sofrimentos, é um verdadeiro inferno para o sujeito lírico.

b)   Localize na primeira estrofe dois oximoros (paradoxos) que exprimem a confusão dos sentimentos.
“Esta chama que alenta e consome” e “Que é a vida – e que a vida destrói –”.

09 – O tom emotivo – como se o sujeito lírico não se contivesse e explodisse em confidências confusas, ou como se falasse sozinho, procurando entender seus sentimentos – motivou a pontuação excessiva do texto. Localize e transcreva:
a)   Uma frase exclamativa que exprime constatação perplexa de um sentimento.
“Como eu amo!”

b)   Uma frase interrogativa que exprime essa mesma perplexidade.
“Quem mo pôs aqui n’alma... quem foi?”

c)   Uma frase reticente que exprime a dúvida.
“Era um sonho talvez... – foi um sonho –”.

10 – O sujeito lírico evoca o tempo em que o amor era apenas um sonho. Os olhos de uma mulher despertaram-no, tornando o sonho realidade.
a)   Qual a diferença entre o sonho e a realidade do amor?
O sonho era doce e nele havia a paz; a realidade é o sofrimento, o “inferno”.

b)   Apesar dessa diferença, o poema termina com uma defesa do amor. Explique.
Apesar dos sofrimentos que causa, o amor é a condição da vida; o sujeito lírico afirma que só começou a viver quando o amor o despertou.





TEXTO NÃO VERBAL - TABAGISMO - COM GABARITO

     TEXTO NÃO VERBAL - TABAGISMO

As imagens seguintes fazem parte de uma campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo.

      Disponível em: http://www.cafesemfumo.blogspot.com.
                Acesso em: 10 abr. 2009 (adaptado).

     O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas.

     a)    Evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
       b)    Indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.
     c)    Apontar para o descanso do Ministério da Saúde com a população infantil.



     d)   Mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.
e)     Indicar que os que mais sofrem as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.


RESOLUÇÃO: As três primeiras imagens são acompanhadas de legendas que se referem à “relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório”. Resposta: D

CHARGE - ANGELI - COM GABARITO


CHARGE 
  
  
     Observe a charge, que satiriza o comportamento dos participantes de uma entrevista coletiva por causa do que fazem, do que falam e do ambiente em que se encontram. Considerando-se os elementos da charge, conclui-se que ela:

a)     Defende, em teoria, o desmatamento.
b)    Valoriza a transparência pública.
c)     Destaca a atuação dos ambientalistas.
d)    Ironiza o comportamento da imprensa.
e)     Critica a ineficácia das políticas.





RESOLUÇÃO: Na charge reproduzida, a devastação da paisagem circundante é a demonstração escandalosa da "ineficácia das políticas” anti desmatamento. Resposta: E

TEXTO: ESTÃO TIRANDO O VERDE DA NOSSA TERRA - COM GABARITO

   
TEXTO: ESTÃO TIRANDO O VERDE DA NOSSA TERRA

        Disponível em http://www.heliorubiales.zip.net

     A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso dessa imagem no anúncio tem como principal objetivo:

a)     Mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.
b)    Criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.
c)     Informar à população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d)    Alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.
e)     Incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa da Amazônia.

RESOLUÇÃO: Como é frequente no Enem, este teste associa linguagem visual e problemática contemporânea de grande importância. Que se trate da Mata Atlântica, e não da Amazônia, percebe-se pelo nome da organização responsável pelo anúncio. Resposta: D