quinta-feira, 8 de março de 2018

POEMA: ESTAS MÃOS - CORA CORALINA - COM GABARITO

POEMA: Estas mãos
                  Cora Coralina

Olha para estas mãos
de mulher roceira,
esforçadas mãos cavouqueiras.

Pesadas, de falanges curtas,
sem trato e sem carinho.
Ossudas e grosseiras.


Mãos que jamais calçaram luvas.
Nunca para elas o brilho dos anéis.
Minha pequenina aliança.
Um dia o chamado heroico emocionante:
- Dei Ouro para o Bem de São Paulo.

Mãos que varreram e cozinharam.
Lavaram e estenderam
roupas nos varais.
Pouparam e remendaram.
Mãos domésticas e remendonas.

Íntimas da economia,
do arroz e do feijão
da sua casa.
Do tacho de cobre.
Da panela de barro.
Da acha de lenha.
Da cinza da fornalha.
Que encestavam o velho barreleiro
e faziam sabão.

Minhas mãos doceiras...
Jamais ociosas.
Fecundas. Imensas e ocupadas.
Mãos laboriosas.
Abertas sempre para dar,
ajudar, unir e abençoar.

Mãos de semeador...
Afeitas à sementeira do trabalho.
Minhas mãos raízes
procurando a terra.
Semeando sempre.
Jamais para elas
os júbilos da colheita.

Mãos tenazes e obtusas,
feridas na remoção de pedras e tropeços,
quebrando as arestas da vida.
Mãos alavancas
na escava de construções inconclusas.

Mãos pequenas e curtas de mulher
que nunca encontrou nada na vida.
Caminheira de uma longa estrada.
Sempre a caminhar.
Sozinha a procurar
o ângulo prometido,
a pedra rejeitada.


Cora Coralina
(1889-1985)

Entendendo o poema:
01 – Quais sentimentos esse poema despertou em você?
      Resposta Pessoal.

02 – Registre o(s) trecho(s) do poema com o(s) qual(is) você mais se identificou.
      Resposta Pessoal.

03– Escreva palavras do texto que expressem:
a)   A utilidade das mãos: Cavouqueiras, varreram, cozinharam, semeando.

b)   Gestos de solidariedade: Dar, ajudar, unir, abençoar.

04 – A poetisa expõe sua vida e seus sentimentos a partir da descrição de suas próprias mãos.
Lendo esse poema, o que você poderia dizer sobre Cora Coralina?
Respostas possíveis: mulher simples, trabalhadora, cuidava da casa, doceira, sofrida, solidária, etc.

05 – Em um dos trechos do poema, Cora Coralina compara suas mãos a alavancas. Você concorda com isso? Justifique.
Resposta Pessoal.




quarta-feira, 7 de março de 2018

MÚSICA: SÓ HOJE - JOTA QUEST - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: Só Hoje
                                          Jota Quest
Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir
(Que te faça rir)

Hoje eu preciso te abraçar
Sentir teu cheiro de roupa limpa
Pra esquecer os meus anseios e dormir em paz

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria
Em estar vivo

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia
Que eu faço tudo errado sempre, sempre

Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria
Em estar vivo

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia
Que eu faço tudo errado sempre, sempre

Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso!
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje
Só hoje.

Entendendo a canção:

01 – Tentando interpretá-la, podemos concluir o quê?
      Que a canção flui a partir da intensa saudade que o eu poético está sentindo de seu grande amor.

02 – Nesse recordar, que surge com bastante força, como ele está se sentindo?
      Sente como se a própria saudade materializada estivesse a falar.

03 – Que lembranças o eu poético tem de seu grande amor?
      Há lembranças de gestos do cotidiano, da rotina do casal, simples ações que possuem um significado bem específico e profundo.

04 – Enfim, o eu poético contrasta o quê?
      Contrasta o vazio, mais a tristeza que domina suas emoções atuais coma sensação de felicidade de outrora.

05 – Quais as palavras e expressões da canção nos indicam o espírito romântico?
·        “Olhar teus olhos de promessas fáceis”.
·        “Hoje só tua presença / Vai me deixar feliz.”
·        “... eu sou o causador da tua insônia.”

06 -  Quando este sentimento nos oprime e deprime ou não nos deixa melhor e livre para tomar decisões boas, você acha que é amor?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – O último verso: “Só hoje”, se analisarmos no sentido literal da palavra, o que significa?
      Significa apenas hoje ou quero estar contigo hoje e nunca mais. O que destoa bastante uma canção romântica.

08 – A composição musical “Só hoje”, é indubitavelmente contemporânea e neorromântica. O eu lírico é confessional e caracteriza-se pelo teor:
a)   Intrépido.
b)   Volúvel.
c)   Déspota.
d)   Súplice.
e)   Misantropo.

09 – Nesta canção o autor utilizou uma linguagem mais descontraída, despreocupada com o uso de normas gramaticais. Que linguagem é esta?
      Linguagem informal.

10 – No verso: “Olhar teus olhos de promessas fáceis,” que figura de linguagem há?
      Metáfora.

FILME(Atividades): 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO - COM GABARITO

  FILME(ATIVIDADES): 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO 

Questões 

1-O filme aborda um tema muito delicado até os dias atuais. O tema é: *
  a) suicídio entre membros de uma família de baixa renda dos Estados Unidos da América
 b) o amor entre um negro e uma branca; que durante muitos séculos, causou conflitos entre esses dois grupos sociais.
 c) a diferença social (racismo) entre brancos e negros, que até hoje, sofre com as consequências desse processo de escravização e submissão entre grupos populacionais.
 d) o desmatamento e a agricultura no Brasil durante o período de colonização; onde a mão de obra é de imigrantes.

2- Solomon, a personagem principal, é um homem de família, de etnia negra e também um profissional que trabalha com: *
 a) relações públicas, ou seja, é representante de um partido político
 b) atividades de exportação e importação de produtos agrícolas
 c) gerente de supermercado
 d) um excelente violinista, ou seja, músico por vocação.

3- Ao ser atraído por uma oferta de emprego, Solomon percebe que :
a) trata-se de uma emboscada, onde é preso e vendido como escravo, trabalhando forçosamente, durante 12 anos numa fazenda de algodão em Lousiana.
 b) trata-se de uma brincadeira de mau gosto entre seus familiares, que moram em uma fazenda de café nos Estados Unidos.
 c) trata-se de um emprego temporário na agricultura de um grande latifúndio, em Nova Delhí.
d) trata-se de um emprego administrativo em uma fazenda de milho no Texas.

4- Solomon, no filme faz o papel de um negro escravizado que: 
 a) trabalha para o sustento de sua família e não liga para o preconceito sofrido.
 b) sofre profundas humilhações devido a cor de sua pele. Essa diferença entre negros e brancos, resulta em tratamentos que nenhum ser humano deve sofrer como: falta de alimentação, cárcere privado, torturas e ofensas verbais.
 c) interpreta um negro brasileiro nos anos de 1920, que vive como capataz de fazenda.
 d) vive na cidade de Lousiana, com sua família e é sequestrado por assaltantes e ladrões de pedras preciosas.

5- A diferença social entre negros e brancos existe no Brasil, até os dias de hoje? 
  a) Sim. É uma herança do nosso período de colonização, onde indígenas e negros foram submetidos à trabalhos forçados e humilhações que deixaram marcas profundas na formação do povo brasileiro como cidadão e patriota.
 b) Não. A situação é uma fantasia de filme americano.
c) Em partes. Só os pobres e negros sofrem com esse tipo de preconceito. Aqueles que estudam e se tornam bons cidadãos não passam por essa situação.
 d) Sim. É uma moda que a novela lançou e o ator principal realiza bem seu trabalho; deixando claro que preconceito não existe.

TEXTO: A ESCOLHA DE UMA NOIVA - MAGNA DINIZ - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: A escolha de uma noiva


        Era uma vez um rapaz que tinha a intenção de se casar e que conheceu três moças, as três tão lindas que ele não conseguia escolher, nem decidir qual preferia, atrapalhado foi pedir a opinião da avó que lhe disse:
    Convide as três para almoçar, ofereça queijo e observe bem como elas comem.
        Foi o que fez o rapaz, a primeira engoliu o queijo com a casca; a segunda, pelo contrário tirou a casca, mas com tanta impaciência que cortou demais e jogou-o junto com a casca, a parte mais cremosa do queijo; a terceira também tirou a casca, só que com toda calma, e exatamente o que era necessário tirar nem de mais, nem de menos. E quando o rapaz foi contar tudo a avó ela lhe disse:
        - Case-se com a terceira.
        E foi o que o rapaz fez, e foi muito feliz.

Magna Diniz, Solange Assunpção.
                  
Entendendo o texto:
01 – Por que o rapaz teve dificuldade de escolher uma das moças?
(A)  Porque duas eram lindas e uma era feia.
(B) Por serem todas três lindas.
(C)  Duas eram feias e uma era bonita.
(D)  As três eram feias.
                            
02 – A terceira moça foi a escolhida pelo rapaz porque ela:
(A) demonstrou que era cuidadosa e paciente.
(B) era mais rápida que as outras.
(C) provou que os últimos serão os primeiros.
(D) sabia como se comportar à mesa.

03 – No texto, a primeira moça era:
(A) bondosa.
(B) esperta.
(C) gulosa e impaciente.
(D) impaciente.


TEXTO: LITINHO VOLTA DO INTERNATO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


 Texto: LITINHO VOLTA DO INTERNATO


      Litinho terminara o curso primário e nem escrevera ao Coronel para comunicar a chegada. Desse modo, pode viajar com independência, como homem feito.
     Durante a viagem procurou portar-se como os demais passageiros do expresso. Dormiu, esticando as pernas no banco fronteiro, tal qual faziam os cometas. Nas estações, descia, e só retornava quando o trem se punha em movimento. Nas caixas d’água, saía também para tomar café com leite.
        Quando chegou a Vau-Açu, nem perguntou por João Firmino, empregado de seu pai. Dirigiu-se logo para a venda de Seu Cruz, a fim de lhe pedir uma besta emprestada. Mas, ao se aproximar da venda, viu a mula do Capitão Zé Raimundo amarrada na cerca. “Mau, mau! Seu Cruz deve estar na cerveja” – pensou.
        Seu Cruz, porém, não tardou a aparecer. Jogava uma partida de escopa, valendo uma cerveja, com o Capitão Zé Raimundo. Embora tivesse interrompido o jogo, mostrou-se amável, prontificando-se a arranjar a condução. Da porta da venda gritou ao caixeiro, que conversava com um carreiro, na passagem de nível:
        --- Mandinho, arranja uma mula pro filho do Coronel Zezé. Mula mansa, hein, que ele é menino.
        Litinho irritou-se com a observação, e logo emendou:
        --- Qualquer uma serve, Mandinho. Quero só que não seja lerda.
        Eram três da tarde, quando finalmente Mandinho apareceu, puxando uma besta pelo cabresto. Besta magra, desferrada, arreada de lombilho. Aguentaria atravessar aquela morraria brava?
        Despediu-se de Seu Cruz e montou: “Lepte!” A besta arrancou num trote seco de arrebentar intestino. Uma hora mais tarde, no Córrego Seco, quando Viriata chegava à sala, levando a bandeja de café, a porteira do terreiro bateu com força. Bié, pensando ser João Lourenço, chegou à janela. Muito surpreso, virou-se para dentro, exclamando:
        --- Uai, gente! É Litinho que tá chegando ...

                                  Caio de Freitas. Intrusos no Paraíso, pág. 145.
                                                        Editora José Olympio, Rio, 1975.

Entendendo o texto:
01 – Litinho não comunicou ao pai a sua chegada porque queria:
      (   ) Fazer uma surpresa à família.
      (X)  Experimentar a gostosa sensação de liberdade, viajando sozinho, como gente grande.

02 – Assinale as ações que ele fez, durante a viagem, para “bancar” gente grande:
      (X) Dormiu, esticando as pernas no banco da frente.
      (X) Só voltava ao trem quando este se punha em movimento.
      (X) Não procurou pelo empregado quando chegou a Vau-Açu.
      (   ) Despediu-se de Seu Cruz e montou.

03 – No balão escreve o que Litinho pensou, ao ver a mula do Capitão Zé Raimundo amarrada junto à venda de Seu Cruz:
      Mau, Mau! seu Cruz deve estar na cerveja.

04 – Por que Litinho irritou-se com a observação de Seu Cruz?
      Porque Seu Cruz disse que ele era menino e Litinho queria ser tratado como gente grande.

05 – Que comentários fez o narrador a respeito da mula que Litinho ia montar?
      Era uma besta magra, desferrada, arreada de lombrilho. Aguentaria atravessar aquela morraria brava?

06 – Reconheça os personagens do texto pelas suas características:
     a)   Amável, dado ao jogo e à bebida:
      Seu Cruz.
b)   Temperamento independente, vaidoso:
      Litinho.
c)   Balconista conversador:
      Mandinho.

07 – Assinale as afirmações que estão de acordo com o texto:
      (X) A família não esperava a chegada de Litinho naquele dia.
      (X) Litinho, filho de fazendeiro, estudou num internato.
      (  ) O menino chegou à casa da fazenda às 15 horas.
   (X) O caminho que conduzia à fazenda era longo, áspero, aberto entre morros.
     (   ) A máquina do trem em que Litinho viajou era movida a energia elétrica.

08 – Da fala do personagem Bié deduzimos que os fatos aconteceram no estado de:
      Minas.




terça-feira, 6 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DESCONSTRUINDO AMÉLIA - PITTY - COM GABARITO

Música(Atividades): Desconstruindo Amélia

                                                 Pitty

Já é tarde, tudo está certo

Cada coisa posta em seu lugar

Filho dorme, ela arruma o uniforme

Tudo pronto pra quando despertar


O ensejo a fez tão prendada

Ela foi educada pra cuidar e servir

De costume, esquecia-se dela

Sempre a última a sair


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também


A despeito de tanto mestrado

Ganha menos que o namorado

E não entende porque

Tem talento de equilibrista

Ela é muita, se você quer saber


Hoje aos 30 é melhor que aos 18

Nem Balzac poderia prever

Depois do lar, do trabalho e dos filhos

Ainda vai pra night ferver


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também


Uhu, uhu, uhu

Uhu, uhu, uhu


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também.


Entendendo a canção:

01 – O que você entendeu da ideologia da letra da canção?

      Na minha opinião a letra da música Desconstruindo Amélia é como se fosse um hino para as mulheres.


02 – Na 1ª e 2ª estrofe da canção, quais as tarefas da mulher?

      A música é como se contasse a história de uma mulher. Essa parte retrata algumas tarefas que “tem” que ser feitas pelo sexo feminino, como arrumar a casa, colocar o filho pra dormir e arrumar as roupas, Além de trabalhar, tudo isso visto como “normal”, pois desde cedo mulheres são ensinadas a servir, devido ao fato de isso já ter vindo de seus ancestrais chegando a um ponto tão extremo que a própria pessoa é esquecida para agradar os outros. Isso não é normal e sim um abuso.


03 – Na frase: “Disfarça e segue em frente / Todo dia até cansar / Uooh!”, que significado expressa?

      Além de ter que agradar a todos, se as mulheres reclamarem elas são vistas como ''folgadas'', esse trecho deixa bem claro.


04 – Dos versos 11° até o 16° versos da canção, qual a mudança que a mulher resolve fazer?

      Como a música é como se fosse história, esse ponto representa o que as mulheres deveriam fazer. Parar de cuidar só dos outros, pois elas não são ''servas nem objetos'' e sim iguais.


05 – Na 5ª estofe, quais são as desigualdades retratadas?

      Além de fazer todas as tarefas e trabalho (diferente dos namorados que só trabalham) as mulheres ganham menos que os homens, é retratado um pouco das desigualdades.


06 – Em qual verso da 6ª estrofe, a mulher se mostra capaz de se divertir, mesmo depois de um dia de serviço? Copie.

      Na parte final, é mostrado que as mulheres após fazerem as coisas, ainda encontram um tempo para se divertir.


07 – Depois de ler a letra da canção, qual o resumo que se pode fazer?

       A música tenta fazer o mundo abrir os olhos e perceber que a mulher também é um ser humano. Tentando o fim das desigualdades.


08 – Que mudanças são apontadas pela música em relação a mulher?

      “Faz questão de se cuidar (Uhu!)” / “Nem serva, nem objeto” / “Já não quer ser o outro” / “Hoje ela é um também”.


09 – Que outras mudanças precisam ocorrer na sociedade para melhorar a vida das mulheres?

      A desigualdade, A descriminação e o conhecimento do trabalho feminino.


10 – Dê que forma homens e mulheres podem se ajudar para garantir uma vida mais digna e feliz?

      Dividindo e compartilhando as tarefas diárias.






MÚSICA: MAMA ÁFRICA - CHICO CESAR - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Mama África

Chico Cesar



Mama África,
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África tem tanto o que fazer
além de cuidar neném
além de fazer denguim
filhinho tem que entender
mama África vai e vem
mas não se afasta de você

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Quando mama sai de casa
seus filhos se olodunzam
rola o maior jazz
mama tem calo nos pés
mama precisa de paz
mama não quer brincar mais
filhinho dá um tempo
é tanto contratempo
no ritmo de vida
de mama

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Deve ser legal
ser negão no Senegal
deve ser legal
ser negão no Senegal
deve ser legal
ser negão no Senegal

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe
a minha mãe
a minha mãe.


Interpretação do texto:


1 – Escreva uma frase que mostra qual é, na sua opinião, a ideia central da música.

      “Mama África vai e vem, mas não se afasta de você”.


2 – Como é a vida da mãe apresentada na canção?

      É uma vida difícil de muito trabalho, correria e cansaço.


3 – No trecho “Quando Mama saí de casa, / seus filhos se olodunzam/ Rola o maior jazz”, há uma palavra que se refere a um conhecido grupo musical, surgido como um bloco carnavalesco na Bahia. Qual é a palavra e qual é o grupo musical?

      A palavra é olodunzam. E o grupo musical é Olodum.


4 – Como você interpreta esse trecho da letra?

      Resposta pessoal do aluno.


5 – Por que você acha que o autor deu ao personagem o nome de Mama África?

      Por trabalhar muito, e não ter o apoio e ajuda de ninguém, tal como é a África.


6 – Em sua opinião, a vida da mãe descrita na música é comum entre as mães brasileiras? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.


7 – Quem é o compositor da música?

      Chico Cesar.


8 – Por que você acha que a África é considerada mãe solteira?

      Porque os países ricos, só vão lá para tirar as suas riquezas existente, e não ajudam no lado social.


9 – O que significa, na música, ter de fazer mamadeira todo dia?

      Significa ter que fazer todos os dias a comida dos filhos.


10 – Explique por que a palavra aparece na letra da música como “denguim” e não como “denguinho”.

      Porque denguim, significa uma comuna francesa onde mora muitas pessoas, ou famílias. E denguinho é um carinho.


11 – Você diria que a canção é uma homenagem à África? Justifique.

      Sim. Apesar de ser um país explorado e abandonado pelos grandes, o povo é alegre e felizes.


12 – Como é o lugar onde vivem as personagens da canção? Ela se mostra acolhedora ao homem?

      Vivem em comunidades de baixa renda, porém, bem acolhedora.


13 – O título da música pode ser entendido de duas maneiras. Explique-as.

      Sim. Mama, seria como uma supermãe acolhedora. E África, um país abandonado pelos países do primeiro mundo.