domingo, 15 de maio de 2022

TIRA: CALVIN ÁGUA - VERBOS - COM GABARITO

 Tira: Calvin água

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp0aXvWnrpBI9IL3KhbeRENhCdocUC78Ocg3FeasV_xd_E_pVS1uJTPy9KJ4kOU4kbB6OMT8Rli7Cwqp8BoTFFwrisOltf4lAT_W7mSCpqHOHRp2Ru96oR2yaWc-5E55RGtNPXkTHZW2852euqglT-3RBbrAsIkrdY8mePGsnYy44I2QPW3qJwFJ73/w382-h195/CALVIN%20AGUA.jpg

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP – 4ª edição. São Paulo. 2015. p. 93.

Entendendo a tira:

01 – Em seu caderno, explique como pode ser caracterizada a atitude de Calvin em relação às flores, nos três primeiros quadrinhos.

      Calvin age de forma ameaçadora. O fato de ele possuir um regador cheio de água, algo de que as flores precisam, faz com que ele se posicione como se fosse superior a elas.

02 – Podemos afirmar que ocorre uma quebra de expectativa no último quadrinho. Em seu caderno, explique qual é ele?

      No último quadrinho, começa a chover. Esse fato frustra a intensão de Calvin de ser o único a ter a posse de que as flores precisavam.

03 – Em sua opinião, que tipo de crítica está presente nessa tirinha?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A ambição do ser humano de controlar a natureza leva-o a desrespeitá-la.

04 – Em seu caderno, transcreva apenas os verbos que aparecem nas frases do primeiro quadrinho.

      “Querem” e “tenho”.

05 – Agora, transcreva em seu caderno as expressões que complementam o sentido de cada um desses verbos.

      “Um pouco de água” e “bastante (água) aqui”.

06 – Se as expressões que complementam esses verbos fossem retiradas, o sentido seria mantido? Explique a importância desses complementos.

      Não haveria sentido, porque ambos precisam de complemento quem quer, quer algo; quem tem, também tem algo.

07 – Em seu caderno, crie outros complementos para cada um desses verbos.

      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário