domingo, 22 de maio de 2022

TEXTO DRAMÁTICO: BILIRI E O POTE VAZIO - CENA 16 - RICARDO KARMAN - COM GABARITO

 Texto dramático: Biliri e o pote vazio


Cena 16 – Premiação

 Cena anterior permanece na tela. Finalmente, o imperador vai falar com Biliri.

        Imperador – Ei, você, menino! (Biliri levanta o rosto.) Qual é o
seu nome?

        Biliri – Biliri.

        Imperador – Muito bem, Biliri. Um ano atrás eu lhe dei uma
semente para cultivar. O que fez com ela?

        Biliri – Ela está aqui, senhor. (Mostra o vaso.)

        Imperador – Veja, a Praça do Palácio Imperial está cheia de flores magníficas; uma mais linda do que a outra. Você não acha que
essas flores são bonitas?

        Biliri – São maravilhosas, majestade...

        Imperador – Então, Biliri, como você tem coragem de apresentar-se a mim com um vaso vazio? Não se sente envergonhado diante do sucesso de todos os outros?

        Biliri – (Chorando.) Eu plantei a semente que o senhor me deu.
Coloquei-a em terra úmida e com pouca luz, Cuidei dela todos os
dias, desde o amanhecer até a noite, quando todos dormiam. Mas ela não brotou. Conversei com ela como faço com todas as minhas
plantas, mas ela nada me respondia, majestade, parecia surda.

        Imperador – Surda? (Surpreso) Que coisa mais inesperada...
Quer dizer que você "conversa" com as plantas?

        Biliri – (Envergonhado) Eu sei... deve ser bobagem de criança. Já me falaram isso mil vezes, talvez seja mesmo bobagem, mas... eu gosto de falar com as plantas... e eu sinto que elas falam comigo. O senhor tem um jardim, não tem? O senhor já deve ter sentido isso alguma vez, não sentiu, imperador?

        Imperador – (Severo) Prossiga, menino. Por que não adubou a terra?

        Biliri – Eu adubei, sim, com esterco bem curado da estrebaria do Sr. Pô. Coloquei a semente em um vaso maior, com mais terra e depois em um menor e muito mais bonito. Veja!

        Imperador – Mais bonito? Flores não têm olhos....

        Biliri – Eu só queria que ela ficasse feliz. As plantas são sensíveis; o senhor sabe, não gostam de ser maltratadas... mas mesmo assim, ela não brotou.

        Imperador – Colocou água o suficiente?

        Biliri – Majestade, eu cuidei dela o ano inteiro. Dormia abraçado com ela. Regava bem cedinho, quando o sol nascia e à tardezinha, quando o sol se punha, mas mesmo assim, apesar de todo o meu esforço, ela não floresceu.

        Imperador – (Severo) E por que as flores dos outros floresceram tão magníficas, Biliri?

        Biliri – Não sei, não sei! Nada de bom nasceu de mim, majestade. Meu vaso é o mais feio de todos. É muito ruim saber disso. (Apontando a tela) Essas flores são tão lindas! Elas são melhores do que eu... Todos eles... devem ter o coração mais colorido também. É muito triste... Mas tudo o que eu falei é verdade. Esse vaso vazio foi o melhor que eu pude fazer... Meu pai disse que meu esforço era digno do imperador, por isso eu vim assim... Talvez tenha sido errado... Me perdoe... (Chora.)

        (Música – Tempestade 3° movimento)

        Imperador – Isso tudo é muito grave. Biliri! O mundo é cheio de flores falsas e de mentiras que se disfarçam de beleza. Mas a verdade sempre prevalece e é mais forte do que tudo, Ministro! Ministro!?

        Ministro – Sim, senhor!

        Imperador – Avise o povo! Diga a todos que eu já tomei a minha decisão.

        Ministro – Que ótima notícia, Imperador! Salve, aleluia! E qual dessa fores magníficas será a vencedora?

        Imperador – Nenhuma!

        Ministro – ... nenhuma?

        Imperador – Ministro Chao! Escondida nesta vasta multidão de ilusões, há apenas uma pessoa digna de ser a minha sucessora.

        Ministro – Como assim, Imperador! Todos essas flores são lindas...

        Imperador – A ignorância nos faz ver coisas que não existem. E beleza onde não há. Todas essas flores, todas essas crianças e os pais que as ajudaram, tudo isso é uma miragem da beleza imensa que poderia ser, mas do que não foi.

        Ministro – Miragem? Não consigo entender, majestade.

        Imperador – Levante-se, Biliri! Você me trouxe um vaso vazio. Me contou a sua história e me disse a mais pura e simples verdade. Você foi digno e honesto. E, agora, eu que lhe peço desculpas, Biliri, pois a semente que eu lhe dei, por mais que você cuidasse dela, jamais poderia ter germinado.

        Ministro – Jamais ter germinado? Como assim, Imperador?

        Todos na coxia – Ooohh...! (Murmúrios)

        Imperador – Não sei como essas crianças cultivaram todas essas flores magníficas, ministro. Não sei onde conseguiram essas sementes incríveis. Mas certamente não foram as sementes que lhes dei, pois as minhas sementes, senhor ministro, as minhas sementes estavam todas cozidas!

        Ministro – Cozidas?

        Todos na coxia – Ooohh...! (Murmúrios)

        Imperador – (Maroto) Sim, cozidas! Eu mesmo as cozinhei numa grande panela de bruxa; nenhuma dessas sementes poderia ter nascido, Biliri. Toda essa praça está manchada pela vergonha e falsidade. Você foi o único que enfrentou a verdade e teve a coragem de dizê-la diante de todos. Você trabalhou em vão, eu sei, mas agora será recompensado. Pois uma pessoa de bem pode salvar toda a humanidade. Ministro! Avise a todos, grite aos quatro ventos, diga ao povo da China que o país ganhou um novo Imperador e eu ganhei o filho que nunca tive. Sim, Biliri! Vou entregar-lhe todo o meu reino e torna-lo imperador deste país!

        (Música – Piano concerto n° 2 – 3° movimento)

        Ministro – Alvíssaras! Alvíssaras! O herdeiro foi escolhido! É tempo de alegria! Viva! Viva!

        Biliri – Obrigado, majestade!

        Ministro joga confete para o alto. Papel picado cai do céu e também na tela. Alegria geral. Todos comemoram.

a)   Todas as músicas são obras para piano de Beethoven.

Ricardo Karman. Kompanhia do Centro da Terra.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 12-8.

Entendendo o texto:

01 – Converse com os colegas.

a)   O que o imperador deu a Biliri um ano atrás?

Uma semente de flor para cultivar.

b)   Biliri plantou e cultivou a semente? O que aconteceu?

Biliri plantou e cultivou a semente, mas ela não floresceu.

c)   De que maneira Biliri cuidou da semente?

Biliri colocou a semente em terra úmida e com pouca luz, cuidando dela todos os dias. Ele também conversou com ela, adubou, regou e dormiu abraçado com o vaso.

d)   Por que Biliri levou o vaso até o imperador mesmo sem a semente ter florescido?

Porque o pai dele disse que seu esforço era digno do imperador.

e)   O que aconteceu com Biliri no final da história?

O imperador o nomeou o novo imperador da China.

f)    Essa é uma história que faz o leitor pensar. A que conclusões e reflexões podemos chegar ao tê-la?

A honestidade é um valor importante. Os outros meninos e pais não foram honestos, pois, ao perceberem que a semente fornecida pelo imperador não floresceu, trocaram-na por outra.

02 – Releia este trecho.

        Imperador – [...]. Um ano atrás eu lhe dei uma
semente para cultivar. O que fez com ela?

        Biliri – Ela está aqui, senhor. (Mostra o vaso.)

a)   Sublinhe as falas.

Um ano atrás eu lhe dei uma semente para cultivar. O que fez com ela? / Ela está aqui, senhor.

b)   Circule o nome das personagens.

Imperador e Biliri.

c)   Copie o que você não circulou nem sublinhou. Em sua opinião, o que significa essa frase?

(Mostra o vaso). Resposta pessoal do aluno.

03 – Copie do texto um exemplo de rubrica que indique:

a)   Ambiente.

Cena anterior permanece na tela.

b)   Objetos.

(Mostra o vaso) e (Apontando a tela).

c)   Movimentos e gestos.

(Biliri levanta o rosto) e (Finalmente, o imperador vai falar com Biliri).

d)   Estado emocional das personagens e entonação da voz.

(Chorando); (Surpreso); (Envergonhado); (Chora); (Severo); (Maroto); (Murmúrios).

04 – Releia estes trechos.

        “Cena anterior permanece na tela. Finalmente, o imperador vai falar com Biliri.”

        Biliri – Não sei, não sei! Nada de bom nasceu de mim, majestade. Meu vaso é o mais feio de todos. É muito ruim saber disso. (Apontando a tela) Essas flores são tão lindas! [...]”.

a)   Você consegue imaginar como essa peça estava sendo encenada? Que tela é essa a que as rubricas se referem?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Você já assistiu a algum espetáculo teatral que tivesse projeção de imagens?

Resposta pessoal do aluno.

05 – Releia em voz alta esta fala.

        Imperador – (Severo) Prossiga, menino. Por que não adubou a terra?”

a)   Pela indicação da rubrica, como o imperador fez essa pergunta a Biliri?

(X) Bravo.

(   ) Curioso.

(   ) Satisfeito.

b)   Biliri adubou a terra?

(X) Sim                 (   ) Não.

c)   O que mais Biliri fez para que a semente florescesse?

Cuidou dela todos os dias, conversou com ela, colocou-a em terra úmida com pouco luz e num vaso maior com mais terra, regou, dormiu abraçado com ela.

d)   Por que a semente não floresceu?

Porque o imperador entregou às crianças sementes cozidas.

e)   Em sua opinião, o imperador estava mesmo bravo na fala acima? Explique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não, pois sabia que havia dado a Biliri sementes que nunca floresceriam e que o menino não tinha nenhuma culpa por isso. A severidade na voz do imperador é justificada por seu desejo de testar o garoto e a sua honestidade.

06 – Por que Biliri foi escolhido o novo imperador da China?

      Porque ele foi o único a dizer a verdade ao imperador.

07 – O imperador disse: “[...] Todas essas flores, todas essas crianças e os pais que as ajudaram, tudo isso é uma miragem da beleza imensa que poderia ser, mas que não foi”.

a)   Consulte o dicionário para saber o significado da palavra imagem.

Figura, representação de uma pessoa, foto, quadro.

b)   O que o imperador quis dizer com “beleza imensa que poderia ser, mas que não foi”?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Que a beleza das flores poderia representar a beleza de caráter de cada pessoa segurando um vaso, mas que isso não era verdade, era apenas uma miragem, uma falsa realidade, porque todos haviam sido desonestos, menos Baliri.

08 – Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo e assinale a alternativa certa.

a)   Alvíssara: (  ) Sucesso. (X) Notícia. (  ) Criação.

b)   Murmúrio: (  ) Movimento. (  ) Organização. (X) Sussurro.

09 – O teatro é composta de coxia, palco e plateia. Explique o que é a coxia no teatro.

      Espaço não visual ao público que fica entre o palco e a parede, onde os atores aguardam para entrar em cena; bastidores.

10 – Que outro título você daria para o texto dramático?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário