domingo, 15 de maio de 2022

PROPAGANDA: DO CONAR - REVISTA VEJA - COM GABARITO

 Propaganda: Do CONAR

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOub9WFIiYTDLQVqZIVbmb8hecOgWP2ilr4Zcv5WrH5ubAxlfvAjUBMTZX-bEYCHHDaS5KA8OshDsk9J0WonXlLnUkO1HX0kCN6ehS6avKNGJ4eUkDzLIzBG4wQq2mImuYttlhO9Rw1m3L57QB8GWewsj1_JbOffTiKLKI-lK_n1F3TOlCCNjyOXq5/w257-h266/conar.jpg

        O CONAR existe para coibir os exageros na propaganda. – E ele é 100% eficiente nesta missão.

        Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”.

        Para o CONAR, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio.

        O CONAR nasceu há 29 anos (viu só? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?

        Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao CONAR. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição. 

        O processo de julgamento é rápido e desburocratizado. E, em caso de uma clara infração ao Código de Ética, o CONAR pede a suspensão imediata da campanha até que seja realizado o julgamento. Anunciantes, agências de publicidade e veículos aceitam todas as resoluções do CONAR — mesmo que elas acabem por tirar do ar uma campanha em que milhões já foram investidos. Aí você pergunta: “E não tem choro?”. Ao que nós, honestamente, respondemos: “Mas é claro que tem”. Pergunte a qualquer publicitário se ele já teve alguma campanha suspensa pelo CONAR. São grandes as chances de a resposta ser positiva. Agora, pergunte o que ele achou dessa punição. São imensas as chances de a resposta incluir algumas palavras pouco elogiosas dirigidas à nossa séria e respeitável entidade. Mas o CONAR não está preocupado com o seu nível de popularidade entre os publicitários (seria impossível fazer o nosso trabalho se estivéssemos nos importando com isso).

        Estamos muito mais interessados em cumprir a nossa missão, que é fazer com que a publicidade seja sempre honesta, responsável e respeitosa.

        E não meio honesta, meio responsável e meio respeitosa. Isso não existe nem na propaganda, nem na vida.

Revista Veja. São Paulo, Abril, 8 jul. 2009.

Fonte: Livro – Viva Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 210-2.

Entendendo a propaganda:

01 – As propagandas têm por objetivo seduzir as pessoas, isto é, convencê-las a consumir um produto ou fazê-las simpatizar com a ideia. Qual é o objetivo da propaganda aqui apresentada?

      A propaganda tem como objetivo levar o leitor a conhecer esse órgão de fiscalização e mostrar-lhe que ele tem um ideal pautado na ética.

02 – As propagandas publicitárias costumam englobar uma grande diversidade de elementos: imagens, cores, frases de efeito, etc. Considera-se inclusive, a linguagem visual como um de seus grandes atrativos atualmente. A propaganda lida, porém, não apresenta os efeitos visuais tão comuns a esse gênero de texto. Como você justificaria essa simplicidade visual?

      A propaganda não utiliza esses meios porque privilegia a linguagem verbal, por meio da qual produz argumentos para convencer o leitor. Assim, seu objetivo é chamar a atenção para a seriedade do CONAR, apresenta-lo como um órgão idôneo.

03 – A propaganda lida utiliza um texto do tipo argumentativo e alguns recursos a fim de convencer o interlocutor de seus objetivos. Indique um recurso do texto que torna a propaganda coerente com seu objetivo.

      O fato de o texto publicitário abrir mão do uso do eufemismo pode chamar a atenção do leitor pela sinceridade, fazendo com que ele dê credibilidade ao órgão e possa contatá-lo quando se sentir enganado.

04 – Leia uma das frases que introduzem a propaganda.

        “E ele é 100% eficiente nesta missão.”

a)   O pronome “ele”, sujeito da frase, faz referência a qual termo já mencionado?

O pronome refere-se ao CONAR.

b)   Esse sujeito tem uma importante característica que é apresentada por um predicativo. Qual?

100% eficiente.

c)   Considere os argumentos usados na propaganda e explique a razão de essa frase ter sido riscada.

Como nada é perfeito e o CONAR não admite mentir, a frase foi riscada, ou seja, foi negada na propaganda por meio de um recurso gráfico.

05 – Observe as orações sublinhadas nas frases retiradas da propaganda:

·        Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”.

·        Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao CONAR. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição

·        O processo de julgamento é rápido e desburocratizado. E, em caso de uma clara infração ao Código de Ética, o CONAR pede a suspensão imediata da campanha até que seja realizado o julgamento.

        Pelas orações destacadas, é possível afirmar que o fato foi apresentado sob a perspectiva do sujeito (CONAR) e das ações que ele pratica.

a)   Qual a voz verbal utilizada nas orações?

É a voz ativa.

b)   Reescreva cada excerto destacado, transformando as orações sublinhadas de forma que elas mostrem o fato sob a perspectiva do acontecimento que é gerado pela interferência do CONAR.

Mas esta palavra não é usada por nós simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”.

Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao CONAR. Todas as denúncias são analisadas por ele cuidadosamente e, quando é o caso, a punição é aplicada

O processo de julgamento é rápido e desburocratizado. E, em caso de uma clara infração ao Código de Ética, a suspensão imediata da campanha é pedida pelo CONAR até que seja realizado o julgamento.

c)   Que efeito de sentido o uso da voz ativa traz ao texto?

Ao usar a voz ativa, a propaganda pretende enfatizar o sujeito e suas ações, dando relevo à eficiência do CONAR.

 

 

 

 

 

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