domingo, 22 de maio de 2022

FILME(RESENHA): DIVERTIDA MENTE - PETE HANS DOCTER E RONALDO DEL CARMEN - COM GABARITO

 Filme(Atividades): Divertida Mente

Imagem: Cena do filme Divertida Mente, 2015

Autores: Pete Hans Docter e Ronaldo Del Carmen (direção)

Técnica: animação

        A animação conta o que se passa na mente de Riley Andersen, uma garota divertida de 11 anos de idade, quando seus pais decidem se mudar de uma cidade pequena para São Francisco, na Califórnia. As personagens da história são suas emoções: Alegria, Medo, Raiva, Tristeza e Nojinho. Alegria é a líder do grupo, ela se esforça para Riley ficar sempre feliz. Porém um problema ocorre, e Alegria e Tristeza são banidas da sala de controle. Ambas tentam retornar a seu posto e, com isso, a vida e as emoções de Riley se transformam de modo radical.

        Nova animação Divertida Mente brinca com os sentimentos; leia crítica

        Você já se mudou de casa, de cidade ou de escola? E de tudo isso junto? É o que acontece com a menina Riley, a personagem de animação Divertida mente, que estreia no cinema na próxima quinta (18).

        No começo do filme, a vida de Riley parece tranquila. Ela vive com os pais em Minnesota, um estado dos Estados Unidos onde faz muito frio. Por isso gosta de jogar hóquei no gelo e de brincar com a neve.

        As coisas mudam quando a família dela vai morar em San Francisco, uma cidade grande, em uma região bem mais quente. Ali, tudo é novidade. E quase tudo é problema.

        Sabe de onde nós vemos toda a história de Riley? De dentro dela! Divertida mente mostra o que acontece no corpo dela quando ela tem emoções, sonhos, lembranças etc.

        Na cabeça da Riley trabalha uma “equipe de comando”: tem uma menina que cuida da alegria, outra que cuida da tristeza e também personagens responsáveis pelo medo, pelo nojo e pela raiva.

        A menina da alegria quer mandar na Riley, para deixá-la sempre feliz. Mas quem disse que tem jeito de evitar a tristeza o tempo todo? E a raiva, então?

        De vez em quando esses sentimentos também aparecem. Na Riley e em seus pais. O filme mostra a “equipe de comando” da cabeça deles.

        Dica: quando acabar a história, espere mais um pouco. Você vai conhecer o que se passa dentro da cabeça de... um cachorro e um gato!

                        Sérgio Rizzo. Disponível em: http://1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/06/1641307-nova-animacao-divertida-mente-brinca-com-os-sentimentos-lei-critica.shtml.Folhinha. Acesso em: 30 out. 2017.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 84-9.

Entendendo o filme:

01 – Observe a imagem e converse com os colegas.

a)   Que lugar é esse?

É a imagem de uma cena da animação Divertida Mente.

b)   Quem são essas personagens?

Raiva, Medo, Alegria, Tristeza e Nojinho.

c)   O que elas estão fazendo?

O cenário de Divertida Mente.

02 – Agora, fale de você.

a)   Você costuma ir ao cinema?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Qual seu filme de animação preferido?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Você sabe como eram os filmes de animação quando surgiram?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Converse com os colegas.

a)   Você conhece esse filme? Já assistiu a ele?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Se já o viu, concorda com o que o autor escreveu sobre ele?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Se ainda não o viu, ficou com vontade de assistir ao filme depois de ler a resenha? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

d)   Você costuma ler resenhas de livros e filmes para se informar antes de escolher o que ler ou assistir?

Resposta pessoal do aluno.

e)   De que outra maneira podemos nos informar sobre livros e filmes?

Através dos jornais, as revistas e os sites informativos são o suporte ideal para esse gênero, uma vez que sua função social é informar o leitor/ouvinte.

04 – Essa resenha é sobre que tipo de obra: livro, filme ou texto teatral? 

      É a resenha de um filme.

05 – Em quais parágrafos da resenha está o resumo do filme?

      Do 2° ao 7° parágrafo.

·        Como é possível saber isso? Assinale a alternativa correta.

     (   ) Nesses parágrafos estão as partes importantes da história: o começo, o meio e o fim, e as personagens nela envolvidas.

     (X) Nesses parágrafos estão as partes mais importantes da história: as personagens principais, o conflito e o lugar onde acontece a história.

06 – Qual é o nome do autor da resenha?

      Sérgio Rizzo.

07 – Qual é o título da resenha?

      Nova animação Divertida Mente brinca com os sentimentos; leia crítica.

08 – Qual é o título do filme resenhado?

      Divertida Mente.

09 – Qual é a data de estreia do filme?

      Quinta (18).

10 – Esse filme é indicado para crianças ou para adultos? Como você chegou a essa conclusão?

      Para crianças. Pelo tema da animação e pela maneira como o autor da resenha escreve, dirigindo-se ao público infantil.

11 – Releia o primeiro parágrafo da resenha.

        “Você já se mudou de casa, de cidade ou de escola? E de tudo isso junto? É o que acontece com a menina Riley, a personagem de animação Divertida mente, que estreia no cinema na próxima quinta (18).”. Que informações estão presentes nesse trecho?

(X) Título do filme, personagem principal, data da estreia.

(   ) Título do filme, resumo e personagem principal.

(   ) Resumo do filme, personagem principal e data de estreia.

12 – Para você, essa resenha é mais descritiva ou de opinião? Explique sua resposta.

      Essa resenha é mais descritiva, não há nela momentos em que o autor dá sua opinião de maneira explícita, mas, ao ler a resenha, temos a impressão de que é um bom filme.

·        De que maneira o autor se dirige ao leitor?

(X) Usado linguagem informal, como em uma conversa.

(  ) Usando linguagem formal , descrevendo o filme

13 – Releia o título da resenha: “Nova animação Divertida mente brinca com os sentimentos; leia a crítica

a)   Você considera o título adequado?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Por que o autor da resenha diz que a animação brinca com os sentimentos?

Resposta pessoal do aluno.

14 – Releia os trechos e observe os sinais de pontuação em destaque.

·        “Você já se mudou de casa, de cidade ou de escola? E de tudo isso junto?"

·        “Sabe de onde nós vemos toda a história de Riley? De dentro dela!”

·        “Mas quem disse que tem jeito de evitar a tristeza o tempo todo? E a raiva, então?”

Na sua opinião, por que o autor usou esses sinais de pontuação na resenha?

Provavelmente, o autor usou esses sinais de pontuação para dar a impressão de estar conversando com o leitor, para se aproximar mais dele e, assim, deixa-lo com vontade de assistir ao filme.

15 – Você acha que é possível perceber a opinião do autor sobre o filme na resenha?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A maneira como o autor explica o filme mostra que ele gostou dele e o recomenda.

     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário