sábado, 14 de maio de 2022

CRÔNICA: TRÊS NATAIS PARA UM HOMEM SÓ - (FRAGMENTO) - JAMIL SNEGE - COM GABARITO

 Crônica: Três Natais para um homem só – Fragmento

             Jamil Snege

        Retiro da gaveta o presente que comprei para o Freitas e coloco no bolso de seu paletó.

        -- Gravata? – ele já rasgou o embrulho e contempla com nostalgia os hieróglifos dourados sobre o fundo azul. – Egípcia?

        -- Italiana. Não gostou?

        -- Eu deveria ter nascido nessa época... – Freitas faz um olhar de pirâmides ao longe. – Ter vivido a.C., entendeu, a.C.! Antes de Cristo?

        -- Exatamente. (Suspira) Não aguento mais esses Natais.

        Cabeça baixa, mão comprimindo a testa, Freitas começa a rodar pela sala. Para de repente:

        -- Quantas mulheres você tem?

        -- Acho que uma só – respondo tolamente.

        -- Pois eu tenho três. Três ex-mulheres, filhos com as três. Três Natais para ir e tenho de ir aos três.

        -- E o que há de tão desagradável nisso? – quero saber.

        -- Você não conhece minhas três ex-sogras...

        -- Horríveis?

        -- Ao contrário. Me adoram. Me obrigam a comer.

        [...]

Jamil Snege. Gazeta do Povo, Paraná, 24/12/2000.

Fonte:  Livro – Coleção ALET – Língua Portuguesa – Kátia P. G. Sanches & Sebastião Andreu – 6ª Série – 1ª edição – São Paulo. Ediouro, 2002 – p. 169-170.

Entendendo a crônica:

01 – De que se trata o referido texto?

      Trata da festa de Natal.

02 – Quem são as personagens?

      O autor e Freitas.

03 – Cite os pronomes pessoais do caso reto e oblíquo que aparecem no texto.

      Os pronomes do caso reto são: “ele” e “eu”. O pronome do caso obliquo é “me”.

04 – A quais pessoas do discurso esses pronomes se referem?

      Os pronomes do caso reto referem-se, respectivamente, à 3ª pessoa e 1ª pessoa, ambas do singular. O pronome do caso oblíquo refere-se à 1ª pessoa do singular.

05 – Qual o pronome de tratamento usado no texto? Ele está adequado à situação e às pessoas envolvidas? Explique.

      É o pronome “Você”, adequado à situação e às pessoas, pois trata-se de uma situação familiar, entre duas pessoas conhecidas.

06 – Retire os pronomes possessivos do texto, identifique a quem se referem e explique qual o sentido deles no texto.

      Os pronomes possessivos “Seu”, que se refere a “paletó”, e “minhas”, que se refere às “sogras”. Ambos indicam posse.

07 – Qual é a frase em que aparece um pronome interrogativo?

      A frase é: “Quantas mulheres você tem?” O pronome interrogativo é “quantas”.

08 – No texto aparecem três pronomes demonstrativos. Explique o uso deles.

      São os pronomes “esses”, referente a Natais; “nessa”, referente à época; “nisso”, referente ao fato de ter de ir a três Natais. Foram usados porque referem-se a um passado próximo.

09 – No primeiro parágrafo, há um pronome relativo. A que palavra ele se refere?

      O pronome relativo “que”, refere-se à palavra “presente”.

10 – No sexto parágrafo, o substantivo próprio pode ser substituído por qual pronome?

      O substantivo “Freitas” poderia ser substituído pelo pronome “ele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário