domingo, 1 de maio de 2022

CONTO: A PELE DO LAGO - (FRAGMENTO) - ZULEMA CUKIER E BEATRIZ TORNADÚ - COM GABARITO

 Conto: A pele do lago – Fragmento

       [...]

        – Mas o que foi que viram, rapazes? – perguntou o delegado. – Será que não tomaram uns copos a mais?

        – ... Para que fui dar bola ao Ramón... – murmurava o outro homem consigo mesmo. – Ele é que ficou me dizendo: “Vá lá, conte ao delegado”. Para que fui ouvir? Há horas em que a melhor coisa é calar a boca... A gente mal consegue acreditar e ainda precisa convencer os outros...

        – Como era o que você viu, rapaz? Como era a coisa? Feito o dorso de um animal muito grande? – O delegado repetiu as palavras do homem com um tom entre interessado e incrédulo.

        – Quero cair morto se não for verdade! Estão aí o Ramón e meu filho, que não vão me deixar mentir.

        [...]

        – Você viu o Nahuel hoje? Parece pronto para que a Pele apareça...

        – Cruz-credo...

        [...]

        – Ramón me contou que a viram ontem...

        – Não diga! Você sabe que ontem, quando vi o lago, tive uma intuição: hoje a Pele vai aparecer!

        [...]

            Zulema Cukier e Beatriz Tornadú. A pele do lago. In: Contos de lugares encantados, São Paulo: Ática, 1989.

Fonte:  Livro – Coleção ALET – Língua Portuguesa – Kátia P. G. Sanches & Sebastião Andreu – 6ª Série – 1ª edição – São Paulo. Ediouro, 2002 – p. 154.

Entendendo o conto:

01 – Retire do texto as frases que interrogam, isto é, perguntam.

      Mas o que foi que viram, rapazes? Será que não tomaram uns copos a mais? Para que fui ouvir? Como era o que você viu rapaz? Como era a coisa? Feito o dorso de um animal muito grande? Você viu o Nahuel, hoje?

02 – Escolha uma frase que afirma algo.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestões: Ele é que ficou me dizendo; o delegado repetiu as palavras do homem; Ramón me contou que a viram ontem...

03 – Escolha uma frase que utiliza a palavra “não”, mas que não tenha nem ponto de interrogação e nem de exclamação.

      Que não vão me deixar mentir.

04 – Escreva a frase que faz uma negação, ao mesmo tempo que manda, ordena.

      Não diga!

05 – Escreva a frase que manda, afirmando.

      Vá lá, conte ao delegado.

06 – Retire uma frase que cause admiração, espanto, mas que não tenha verbo no modo imperativo.

      Quero cair morto se não for verdade!; ... hoje a Pele vai aparecer!

 

 

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