sábado, 28 de maio de 2022

PROPAGANDA: DENGUE É FÁCIL COMBATER, SÓ NÃO PODE ESQUECER - COM GABARITO

 Propaganda: Dengue é fácil combater, só não pode esquecer

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyPSYNQ6PmNdUOHwZTUOxnuzD05rzA4hdJ5HjFOGrx-OWsgQIVgCgOvELfe9qEi7qbCC4M198SGEDOMsYh6jMJkLLqMULvUz8Ky8sf75txxtS26SDamJI8ZftQ83bVfSWqWp59lZDE8tqVUj3RMttw6WEKI-8R9Emy2qlOwfo58fcUD2FOo7MceZvI/s1600/dengueeeee.jpg

Fique atento aos locais que podem acumular água: mantenha a caixa-d’água fechada. Mantenha a lixeira fechada. Não tenha água acumulada sobre a laje. Mantenha as calhas limpas.

E não se esqueça: se sentir febre com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, pode ser dengue. Procure uma unidade de saúde.

Fonte: Língua Portuguesa – Caminhar e transformar – Aos finais do ensino fundamental – 1ª edição – São Paulo – FTD, 2013. p. 119-122.

Entendendo a propaganda:

01 – Analise os elementos que aparecem na propaganda, de acordo com o roteiro a seguir.

a)   O que é divulgado pela propaganda?

A prevenção contra a dengue.

b)   O que se deseja com ela?

Conscientizar a população sobre a doença.

c)   Quem é o responsável pela propaganda?

O Governo Federal.

02 – A propaganda é composta de elementos verbais (texto escrito) e de elementos não verbais (fotos, desenhos, etc.).

a)   Que elementos não verbais são utilizados nessa propaganda?

Foto do menino em casa, ao lado de um vaso, e ilustrações de ações de prevenção contra a doença, além do balão de pensamento ligado ao menino.

b)   Quais textos estão em maior destaque na propaganda?

“Dengue pode matar. Dengue, é fácil combater, só não pode esquecer. Elimine os focos do mosquito da dengue”.

c)   Se eliminássemos o texto escrito, conseguiríamos entender a propaganda? Explique.

Não, porque na propaganda o texto e a imagem se complementam.

03 – O sinal V representa uma marca que se faz ao lado de um item de uma lista, para indicar que aquele item foi resolvido. Na propaganda, por que há a imagem de um vaso com o sinal V embaixo?

      Porque a água que fica nos pratinhos dos vasos é foco do mosquito da dengue. O vaso está “ticado” porque é um foco eliminado.

04 – Quais cores foram utilizados na propaganda e quais delas mais se destacam?

      Cinza, azul, verde, vermelho e amarelo. O vermelho e o vinho são as cores que mais se destacam, chamando a atenção para o slogan da campanha e para a frase “Elimine os focos do mosquito da dengue”.

05 – Quem vê a propaganda pode se sentir motivado a se conscientizar sobre o tema? Por quê?

      Sim. As pessoas compreendem a importância de cuidar da sua própria saúde por meio de ações preventivas como as citadas na propaganda.

06 – Observe a forma como o verbo eliminar foi usado na propaganda. Em qual modo verbal ele se encontra?

      No imperativo.

07 – Converse com os colegas e o professor sobre as questões a e b.

a)   O emprego desse modo verbal é comum em propagandas?

Sim. Seria interessante que dessem exemplos.

b)   O que se pretende com o uso desse modo verbal?

Pretende-se que o leitor faça o que é indicado. Ele é usado em textos desse gênero para persuadir, convencer o leitor a fazer algo.

08 – Há, na propaganda, outros verbos no modo imperativo. Copie-os.

      Não se esqueça, procure, fique, mantenha, não tenha.

09 – A quem essa propaganda é endereçada? Assinale a alternativa.

(   ) Às crianças.

(   ) Às pessoas que têm vasos em casa.

(X) Ao público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário