sábado, 14 de maio de 2022

MÚSICA(ATIVIDADES): MARTELO RAP ECOLÓGICO - ZÉ RAMALHO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Martelo Rap Ecológico

              Zé Ramalho

Vou falar através desse martelo
O que penso da tal ecologia
Um assunto que rola todo dia
Como sendo o vetor de um flagelo
Não importa se é feio ou se é belo
Já que causa tamanha reação
Impossível é parar a progressão
Das indústrias que vão aparecendo
Cada dia que passa vão crescendo
Mais motores e mais devastação

Vejo os carros nas ruas do Leblon
Reluzindo as luzes quando passam
E a menina dos olhos que embaçam
Procurando saber o que é bom
Meu ouvido inventa um novo tom
Muito mais do que aquilo que aprendeu
Quando sonha nos braços de Morfeu
O barulho transforma em harmonia
Eu destilo o ruído em sinfonia
E desenrolo o novelo de Teseu

A visão desse olho cristalino
Captando cometas estrelados
Nebulosas e astros anelados
Através do cabelo de um menino
Seu sorriso tem ares de divino
Porque males nenhum pode sofrer
São crianças que vão sobreviver
Ao poder que reinou embrutecido
Pelo mundo ficou só o rugido
Dos motores que o homem quis fazer.

RAMALHO, Zé. Eu sou todos nós. BMG. 1998.

Fonte: Livro – Viva Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 164-5.

Entendendo a canção:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Destilar: filtrar, ressumar; fazer revelar.

·        Flagelo: aflição; tortura; castigo, punição.

·        Leblon: bairro da cidade do Rio de Janeiro.

·        Morfeu: deus dos sonhos na mitologia grega, filho da Noite e do Sono.

·        Teseu: herói mitológico que matou Minotauro, um ser meio homem e meio touro. Teseu, após entrar no labirinto em que Minotauro vivia, foi desenrolando um novelo de linha para saber o caminho de volta.

·        Vetor: portador; transmissor.

02 – Releia a letra da música e verifique se as condições formais para que ela seja chamada de martelo foram atendidas.

      Sim, a letra da música foi corretamente chamada de martelo, pois conta com estrofes de dez versos decassílabos e o esquema de rima é exatamente como o definido.

03 – Nos dois primeiros versos da primeira estrofe, o eu lírico afirma que, por meio daquele martelo, vai falar o que pensa da “tal ecologia”. Que afirmações ele faz acerca desse assunto na primeira estrofe?

      Para ele, ecologia é assunto que aparece sempre como sendo o portador de um flagelo, ou seja, de uma aflição, de uma punição. Ele destaca, que será impossível parar o crescimento das indústrias e que haverá, consequentemente, mais motores e devastação.

04 – A segunda estrofe apresenta a forma como o eu lírico convive com o movimento da cidade grande.

a)   Que elementos da cidade são destacados?

A noite no bairro do Leblon, as luzes dos carros que passam, os barulhos da cidade.

b)   Esses elementos incomodam o eu lírico? Justifique sua resposta com informações do texto.

Esses elementos talvez incomodem o eu lírico, pois ele tenta distinguir na paisagem aquilo que é bom e, ao dormir, transforma os barulhos em sinfonia e os integra ao seu sonho.

05 – A última estrofe possibilita diferentes interpretações. Por exemplo, não é possível identificar com segurança quem é o menino de que o texto trata – seria o menino que vive dentro do eu lírico ou um menino real, talvez uma criança que é observada por ele? Também podemos ficar em dúvida se a visão a que se refere o eu lírico é a sua maneira de ser o mundo, mais clara (cristalina) que a de outras pessoas, ou uma imagem prevista por um visionário, um profeta. Na sua opinião, esses versos sugerem uma visão mais otimista ou menos otimista da realidade apresentada? Justifique sua resposta com elementos do texto.

      Sugere uma visão mais otimista, embora no mundo fiquem os ruídos dos motores que o homem buscou criar, as crianças “[...] vão sobreviver/ao poder que reinou embrutecido”.

06 – Por que, provavelmente, o compositor colocou a palavra rap no título da música? Levante uma hipótese.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Pode tratar-se da forma como a música é cantada, quase falada, como o ritmo do rap.

 

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