domingo, 22 de maio de 2022

POEMA: CANTIGA DE AMIGO - D.SANCHO I - TROVADORISMO - COM GABARITO

 Poema: Cantiga de amigo

            D. Sancho I.

Ai eu coitada!

Como vivo em gran cuidado

Por meu amigo

Que ei alongado!

Muito me tarda

O meu amigo na Guarda!

 

Ai eu coitada!

Como vivo em gran desejo

Por meu amigo

Que tarda e non vejo!

Muito me tarda

O meu amigo na Guarda!

D. Sancho I. In: SPINA, Segismundo. Lírica trovadoresca, op. cit.

Fonte: Livro – Viva Português 1° – Ensino médio – Língua portuguesa – 2ª edição 1ª impressão – São Paulo – 2014. p. 69.

Entendendo o poema:

01 – O eu lírico dessa cantiga é um homem ou uma mulher? Copie um verso que comprove sua resposta.

      É uma mulher. “Ai eu coitada!”.

02 – De que se queixa o eu lírico da cantiga?

      Queixa-se de que o namorado demora a voltar da cidade de Guarda.

03 – Quais são os versos que se repetem nas duas estrofes?

      O primeiro, o terceiro, o quinto e o sexto versos. Apenas o segundo e o quarto versos não se repetem.

04 – De quantos versos são composta cada estrofes?

      Possui 06 versos cada estrofes. Total de 12 versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário