sábado, 14 de maio de 2022

POEMA: MINHA TERRA! GONÇALVES DIAS- COM GABARITO

 Poema: Minha terra!

             Gonçalves Dias

Quanto é grato em terra estranha

Sob um céu menos querido,

Entre feições estrangeiras,

Ver um rosto conhecido;

 

Ouvir a pátria linguagem

Do berço balbuciada,

Recordar sabidos casos

Saudosos — da terra amada!

 

E em tristes serões d'inverno,

Tendo a face contra o lar,

Lembrar o sol que já vimos,

E o nosso ameno luar!

 

Certo é grato; mais sentido

Se nos bate o coração,

Que para a pátria nos voa,

P’ra onde os nossos estão!

 

Depois de girar no mundo

Como barco em crespo mar,

Amiga praia nos chama

Lá no horizonte a brilhar.

 

E vendo os vales e os montes

E a pátria que Deus nos deu,

Possamos dizer contentes:

Tudo isto que vejo é meu!

 

Meu este sol que me aclara,

Minha esta brisa, estes céus:

Estas praias, bosques, fontes,

Eu os conheço — são meus!

 

Mais os amo quando volte,

Pois do que por fora vi,

A mais querer minha terra,

E minha gente aprendi.

DIAS, Gonçalves. Poemas. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s/d. Paris, 1964.

Fonte: Livro – Viva Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 86-88.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavra abaixo:

·        Grato: agradável, bom, doce.

·        Lar: a parte da cozinha onde se acende o fogo, lareira.

·        Pátrio: relativo ou pertencente à pátria.

02 – De acordo com o texto, em relação tanto ao conteúdo como à forma. Quantos versos têm as estrofes? E quantas sílabas poéticas têm os versos?

      Todas as estrofes têm quatro versos; os versos têm sete sílabas poéticas.

03 – O tema da composição poética é comum, mas há diferença na forma de representa-lo.

a)   Qual é esse tema, encontrado no poema?

A saudade da terra natal.

b)   O que motiva o desfiar de lembranças do eu lírico em “Minha terra!”?

O encontro do eu lírico, em terras estrangeiras, com um conterrâneo (um brasileiro).

c)   No poema, a pátria é valorizada pelo contraste com o que falta ou não é tão bom no lugar onde se encontra o eu lírico. Copie uma estrofe do poema que mostre uma diferença entre o lugar onde o eu lírico está e a pátria, de que ele tem saudade.

A terceira estrofe.

04 – Releia a primeira estrofe do poema. Nessa estrofe, por meio da caracterização da terra onde se encontra o eu lírico, antecipa-se a caracterização da pátria.

a)   Copie no caderno as expressões que se referem à terra onde se encontra o eu lírico e ao povo desse lugar.

Terra estranha, um céu menos querido, feições estrangeiras.

b)   Sabendo o que o eu lírico sente em relação à terra estrangeira, conclua, por oposição, o que ele sente em relação à terra natal.

A terra natal é, para ele, a terra conhecida e querida, o lugar onde estão as pessoas com as quais se identifica, inclusive fisicamente.

c)   A ideia de pátria pode estar relacionada a segurança, identidade ou importância da família. A que essa primeira estrofe permite pensar que a ideia de pátria está relacionada para o eu lírico?

Identidade.

05 – Faça um levantamento da referência à pátria no poema, depois responda:

a)   O que o eu lírico mais valoriza em seu país?

O eu lírico valoriza mais a natureza, as belezas naturais.

b)   Que relação pode haver entre a valorização desse aspecto específico e o fato de Gonçalves Dias ter passado muitos anos na Europa, em Portugal e na França?

A Europa tem clima mais frio e sua natureza, ainda que bela, não tem a diversidade tropical, daí o destaque dado ao sol, às praias, etc., elementos que se opõem claramente aos da paisagem europeia.

06 – Complete a frase no caderno: O poema “Minha terra!” sugere que ...........

·        O amor à pátria é algo absoluto, sentido por qualquer pessoa que valorize seu país.

·        Só pode amar a pátria quem vive longe dela.

·        A distância e a saudade levam a valorizar as pessoas e as belezas da pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário