domingo, 15 de maio de 2022

ROMANCE: O PRIMO BASÍLIO - CAPÍTULO II - EÇA DE QUEIROZ - COM GABARITO

 Romance: O Primo Basílio – Capítulo II

                 Eça de Queiroz

        Aos domingos à noite havia em casa de Jorge uma pequena reunião, uma cavaqueira, na sala, em redor do velho candeeiro de porcelana cor-de-rosa. Vinham apenas os íntimos. O "Engenheiro", como se dizia na rua, vivia muito ao seu canto, sem visitas. Tomava-se chá, palrava-se. Era um pouco à estudante. Luísa fazia croché, Jorge cachimbava.

        O primeiro a chegar era Julião Zuzarte, um parente muito afastado de Jorge e seu antigo condiscípulo nos primeiros anos da Politécnica. Era um homem seco e nervoso, com lunetas azuis, os cabelos compridos caídos sobre a gola. Tinha o curso de cirurgião da Escola. Muito inteligente, estudava desesperadamente, mas, como ele dizia, era um tumba. Aos trinta anos, pobre, com dívidas, sem clientela, começava a estar farto do seu quarto andar na Baixa, dos seus jantares de doze vinténs, do seu paletó coçado de alamares; e entalado na sua vida mesquinha, via os outros, os medíocres, os superficiais, furar, subir, instalar-se à larga na prosperidade! "Falta de chance", dizia. Podia ter aceitado um partido da Câmara numa vila da província, com pulso livre, ter uma casa sua, a sua criação no quintal. Mas tinha um orgulho resistente, muita fé nas suas faculdades, na sua ciência, e não se queria ir enterrar numa terriola adormecida e lúgubre, com três ruas onde os porcos fossam. Toda a província o aterrava: via-se lá obscuro, jogando a manilha na Assembleia, morrendo de caquexia. Por isso não "arredava pé"; e esperava, com a tenacidade do plebeu sôfrego, uma clientela rica, uma cadeira na Escola, um cupê para as visitas, uma mulher loura com dote. Tinha certeza do seu direito a estas felicidades, e como elas tardavam a chegar ia-se tornando despeitado e amargo; andava amuado com a vida; cada dia se prolongavam mais os seus silêncios hostis, roendo as unhas; e, nos dias melhores, não cessava de ter ditos secos, tiradas azedadas – em que a sua voz desagradável caía como um gume gelado.

        Luísa não gostava dele: achava-lhe um ar nordeste detestava o seu tom de pedagogo, os reflexos negros da luneta, as calças curtas que mostravam o elástico roto das botas. Mas disfarçava, sorria-lhe, porque Jorge admirava-o, dizia sempre dele: "Tem muito espírito! Tem muito talento! Grande homem!"

        Como vinha mais cedo ia à sala de jantar, tomava a sua chávena de café; e tinha sempre um olhar de lado para as pratas do aparador e para as toaletes frescas de Luísa. Aquele parente, um medíocre, que vivia confortavelmente, bem casado, com a carne contente, estimado no ministério, com alguns contos de réis em inscrições – parecia-lhe uma injustiça e pesava-lhe como uma humilhação. Mas afetava estimá-lo; ia sempre às noites, aos domingos; escondia então as suas preocupações, cavaqueava, tinha pilhérias – metendo a cada momento os dedos pelos seus cabelos compridos, secos e cheios de caspa.

        Às nove horas, ordinariamente, entrava D. Felicidade de Noronha. Vinha logo da porta com os braços estendidos, o seu bom sorriso dilatado. Tinha cinquenta anos, era muito nutrida, e, como sofria de dispepsia e de gases, àquela hora não se podia espartilhar e as suas formas transbordavam. Já se viam alguns fios brancos nos seus cabelos levemente anelados, mas a cara era lisa e redonda, cheia, de uma alvura baça e mole de freira; nos olhos papudos, com a pele já engelhada em redor, luzia uma pupila negra e úmida, muito móbil; e aos cantos da boca uns pelos de buço pareciam traços leves e circunflexos de uma pena muito fina. Fora a íntima amiga da mãe de Luísa, e tomara aquele hábito de vir ver a pequena aos domingos. Era fidalga, dos Noronhas de Redondela, bastante aparentada em Lisboa, um pouco devota, muito da Encarnação.

        Mal entrava, ao pôr um beijo muito cantado na face de Luísa, perguntava-lhe baixo, com inquietação:

        — Vem?

        — O Conselheiro? Vem.

        Luísa sabia-o. Porque o Conselheiro, o Conselheiro Acácio, nunca vinha aos "chás de D. Luísa", como ele dizia, sem ter ido na véspera ao Ministério das Obras Públicas procurar Jorge, declarar-lhe com gravidade, curvando um pouco a sua alta estatura:

        — Jorge, meu amigo, amanhã lá irei pedir à sua boa esposa a minha chávena de chá.

        Ordinariamente acrescentava:

        — E os seus valiosos trabalhos progridem? Ainda bem! Se vir o ministro, os meus respeitos a Sua Excelência. Os meus respeitos a esse formoso talento!

        E saía pisando com solenidade os corredores enxovalhados.

        Havia cinco anos que D. Felicidade o amava. Em casa de Jorge riam-se um pouco com aquela chama. Luísa dizia: "Ora! E uma caturrice dela!" Viam-na corada e nutrida, e não suspeitavam que aquele sentimento concentrado, irritado semanalmente, queimando em silêncio, a ia devastando como uma doença e desmoralizando como um vício. Todos os seus ardores até aí tinham sido inutilizados. Amara um oficial de lanceiros que morrera, e apenas conservava o seu daguerreótipo. Depois apaixonara-se muito ocultamente por um rapaz padeiro, da vizinhança, e vira-o casar. Dera-se então toda a um cão, o Bilro; uma criada despedida deu-lhe por vingança rolha cozida; o Bilro rebentou, e tinha-o agora empalhado na sala de jantar. A pessoa do Conselheiro viera de repente, um dia, pegar fogo àqueles desejos, sobrepostos como combustíveis antigos.

        Acácio tornara-se a sua mania: admirava a sua figura e a sua gravidade, arregalava grandes olhos para a sua eloquência, achava-o numa "linda posição". O Conselheiro era a sua ambição e o seu vício! Havia sobretudo nele uma beleza, cuja contemplação demorada a estonteava como um vinho forte: era a calva. Sempre tivera o gosto perverso de certas mulheres pela calva dos homens, e aquele apetite insatisfeito inflamara-se com a idade. Quando se punha a olhar para a calva do Conselheiro, larga, redonda, polida, brilhante às luzes, uma transpiração ansiosa umedecia-lhe as costas, os olhos dardejavam-lhe, tinha uma vontade absurda, ávida de lhe deitar as mãos, palpá-la, sentir-lhe as formas, amassá-la, penetrar-se nela! Mas disfarçava, punha-se a falar alto com um sorriso parvo, abanava-se convulsivamente, e o suor gotejava-lhe nas roscas anafadas do pescoço. Ia para casa rezar estações, impunha-se penitências de muitas coroas à Virgem; mas apenas as orações findavam, começava o temperamento a latejar. E a boa, a pobre D. Felicidade tinha agora pesadelos lascivos e as melancolias do histerismo velho. A indiferença do Conselheiro irritava-a mais: nenhum olhar, nenhum suspiro, nenhuma revelação amorosa e comovida! Era para com ela glacial e polido. Tinham-se às vezes encontrado a sós, à parte, no vão favorável de uma janela, no isolamento mal-alumiado de um canto do sofá – mas ela fazia uma demonstração sentimental, ele erguia-se bruscamente, afastava-se, severo e pudico. Um dia ela julgara perceber que, por trás das suas lunetas escuras, o Conselheiro lhe deitava de revés um olhar apreciador para a abundância do seio; fora mais clara, mais urgente, falara em paixão, disse-lhe baixo:

        -– "Acácio! Mas ele com um gesto gelou-a – e de pé, grave:

        — Minha senhora,

        “As neves que na fronte se acumulam

        Terminam por cair no coração...”

        — É inútil, minha senhora!

        O martírio de D. Felicidade era muito oculto, muito disfarçado: ninguém o sabia; conheciam-lhe as infelicidades do sentimento, ignoravam-lhe as torturas do desejo. E um dia Luísa ficou atônita, sentindo D. Felicidade agarrar-lhe o pulso com a mão úmida, e dizer-lhe baixo, os olhos cravados no Conselheiro:

        — Que regalo de homem!

        [...]

QUEIROZ, Eça de. O primo Basílio. São Paulo: Ática, 2006.

Fonte: Livro – Viva Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 142-5.

Entendendo o romance:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Afetar: fingir, simular.

·        Alamar: tira de tecido bordado em fio metálico (ou de seda) que guarnece e abotoa a frente de um vestuário.

·        Anafado: gordo, bem nutrido.

·        Baço: sem brilho.

·        Calva: careca.

·        Caturrice: teimosia.

·        Cavaquear: conversar singelamente, em intimidade.

·        Chávena: xícara para chá ou café.

·        Coçado: puído, gasto, roto.

·        Daguerreótipo: aparelho primitivo de fotografia, inventado por Daguerre, em 1839; imagem reproduzida por esse aparelho.

·        Dardejar: cintilar.

·        Dispepsia: dificuldade de digerir.

·        Engelhado: enrugado.

·        Enxovalhado: manchado, sujo.

·        Estações: cada uma das catorze pausas na via-sacra (orações que se rezam em frente às principais cenas da paixão de Cristo).

·        Histerismo: ansiedade excessiva, nervosismo exagerado.

·        Lanceiro: armado com lança.

·        Nordeste: vento que sopra desse ponto; moléstia (originada desse vento, segundo o povo) que atinge galináceos.

·        Palrar: conversar.

·        Parvo: próprio de parvo (tolo).

·        Pilhéria: piada, graça.

·        Regalo: gosto, prazer.

·        Terriola: lugarejo.

·        Tumba: indivíduo infeliz, azarado.

02 – Nesse trecho são apresentadas duas personagens, Julião Zuzuarte e D. Felicidade.

a)   Que aspectos de cada uma são destacados?

Julião Zuzarte é inteligente e esforçado, porém não consegue obter o reconhecimento e a prosperidade que acredita merecer, por isso vai se tornando cada vez mais despeitado e amargo. D. Felicidade, solteira aos 50 anos. Consome sua vivacidade amando em silêncio o Conselheiro Acácio.

b)   É possível notar, na descrição das duas personagens, a tentativa do narrador de ser objetivo na apresentação do comportamento e das características físicas delas, evitando qualquer tipo de idealização. Copie palavras e expressões que justifiquem essa afirmação.

Qualquer trecho das linhas 5 a 23 e 24 a 31.

03 – Releia os trechos “Aquele parente... cheios de caspa” e “O martírio... torturas do desejo” para responder às questões abaixo. Complete as frases dessas atividades no caderno. Esses trechos revelam uma característica comum às duas personagens: ambas ....

·        São inconstantes, mudam de opinião a todo momento e esperam o reconhecimento social.

·        Representam, na casa de Luísa, um papel social que oculta o que verdadeiramente pensam e sentem.

·        Esperam a realização de um verdadeiro amor, além de sentirem inveja das pessoas felizes e prósperas que estão a sua volta.

04 – Os trechos revelam ainda que o narrador desse romance (um narrador onisciente) acompanha as personagens em dois planos: o social (das características que são percebidas pelas demais personagens) e o individual (daquilo que se passa apenas no interior de cada uma). Ao aliar esses dois planos, o narrador sugere que a sociedade é um espaço.

  Em que as pessoas podem revelar claramente o que são, sem temer o julgamento alheio.

·        De certa hipocrisia, uma vez que, para participar de certos grupos, as pessoas se obrigam a um comportamento distante do que realmente pensam e sentem.

·        De certa aceitação, que amedronta apenas aqueles que temem os próprios sentimentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário