domingo, 1 de maio de 2022

QUADRO: A GOVERNANTA - JEAN-BAPTISTE SIMÉON CHARDIN - COM GABARITO

 Quadro: A governanta

Fonte de imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKd3wi2-2sPuRs_DiPh0pX5FXXI9vOMWTP7HFoYrQW_HZpnzqI1iKu2wyIkytQnmbAgPRiIhN0NpOP_n0bf_I6cUDrRme8cqKs6IROIX_ILzo7mEqnL3sXaS4gaqjg6TT2qPaAFFj47_UByW05qUjWx-yA51cLulIXt46k2tNEBzKKHKRSWHXFtSg8/s251/governanta.jpg
Jean-Baptiste Siméon Chardin, A governanta (1739.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 252-3.

Entendendo o quadro:

01 – Observe as roupas e o penteado das duas personagens.

a)   Que aspectos comprovam que elas pertencem a uma classe social privilegiada?

Há certo luxo nas roupas: são feitas de bons tecidos, bem cortadas; ambos estão bem calçados; a governanta usa uma espécie de touca e escova o chapéu de veludo do menino.

b)   Quem se veste de forma mais estranha para os padrões de hoje: o menino ou a governanta? Por quê?

O menino, porque usa vestido, roupa que, atualmente, só as meninas usam.

02 – No plano inferior do quadro, vemos alguns objetos no chão.

a)   Que objetos pertencem ao menino? E à governanta?

As cartas, a raquete e a peteca pertencem ao menino; a cesta de costura e o novelo de lã, à governanta.

b)   O que, provavelmente, os dois faziam durante o dia, além de estudar?

Provavelmente, em alguns momentos, eles jogavam cartas e tênis; em outros, o menino brincava sozinho, enquanto a governanta bordava ou costurava.

03 – O quadro estabelece uma oposição de ideias a partir de dois pares de elementos: livro e brinquedos, de um lado, e fechamento e abertura, de outro. O livro – que representa o conhecimento formal, oferecido pela escola – se opõe aos brinquedos, que representam o mundo lúdico (de jogos e prazeres) da infância. O ambiente particular e fechado da família se opõe à abertura da porta.

a)   O menino está segurando um livro embaixo do braço. Portanto, para onde ele deve estar indo?

Para a escola.

b)   Considerando que a casa e o ambiente familiar representam a infância e a proteção da família, o que a porta aberta representa para o menino?

Representa sua entrada no mundo adulto (ou adolescente) e as dificuldades e os prazeres imprevisíveis que o esperam.

04 – Observe os objetos na mão da governanta e as expressões do rosto dela e do rosto do menino. Note também que os dois parecem conversar.

a)   Na sua opinião, o que a governanta está fazendo com o chapéu e a escova?

Ela está escovando o chapéu, dando nele os últimos retoques antes de o menino ir para a escola.

b)   O que provavelmente ela está dizendo a ele?

Provavelmente, ela está fazendo as últimas recomendações: como ele deve se portar na escola, ser educado com colegas e professores, estudar, fazer as lições, etc.

c)   O menino está com os olhos e a cabeça voltados para baixo. O que isso revela quanto ao seu relacionamento com a governanta?

Revela que ele aceita os conselhos dela, que a respeita, que a ouve.

05 – Em pintura, as linhas e as cores têm significados especiais. Por exemplo: o vermelho (do encosto da cadeira da governanta) é uma cor forte, que geralmente transmite a ideia de firmeza, de certeza. Já o azul (cor usada na fita do cabelo e nos detalhes do casaco do menino) é uma cor que normalmente sugere fragilidade, insegurança. Associando o vermelho à governanta e o azul ao menino, responda:

a)   O que a governanta representa em relação à formação e à educação do menino?

Representa a segurança, a certeza e a firmeza, qualidades esperadas daqueles que se propõem a ensinar e a formar.

b)   Como o menino provavelmente se sente em relação ao futuro?

Indeciso, inseguro, incerto, pois, na escola, ele não poderá contar com a presença amiga e firme da governanta.

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