segunda-feira, 17 de agosto de 2020

TEXTO: MATAM OU ENGORDAM - CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS - COM GABARITO

TEXTO: MATAM OU ENGORDAM?


        Tem uma coisa que os adultos dizem que eu tenho certeza de que aborrece as crianças:
        “Vá lavar as mãos antes de comer! Ela está cheia de micróbios. Não coma esse troço que caiu no chão! Lave logo o machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança vai logo pensando: “Coisa chata essa de micróbio!” E eles vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.
        Mas sem micróbios e bactérias também não dá para viver, porque há um montão deles que são essenciais para manter vida em nosso planeta. Quando a gente vai lavar as mãos antes de comer fica até meio desapontado, pois não vê micróbio nenhum. E acha aquilo um exagero. É que os micróbios são microscópicos.
        Os micróbios – não há como negar – são responsáveis por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo, tifo, malária, febre amarela, paralisia infantil e um bocado de coisas mais. Mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompõem o corpo morto das plantas e animais, transformando suas moléculas complexas em moléculas pequenas, aproveitáveis na nutrição das plantas.
        O vilão de nossa história, portanto, não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também acabaríamos junto com ele.

                                          Adaptado: Ciência hoje das crianças. Rio de Janeiro:
                                                                               SBPC, ano 6. n. 30, p. 20-23.
01 - O assunto do texto é:
a)    A chatice dos micróbios.
b)    A falta dos micróbios.
c)    O papel dos micróbios.
d)    O desaparecimento dos micróbios.

D. 1 Identificar um tema ou sentido global de um texto.

02– Leia o trecho abaixo retirado do texto:
No trecho: “... mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompões o corpo morto das plantas e animais...”, a palavra grifada significa:
a)    Que fazem mal.
b)    Que causam aborrecimentos.
c)    Que fazem bem.
d)    Que provocam doenças.

D. 5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.

03 – Na frase: “E eles vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.” O termo destacado refere-se:
a)    Adultos.
b)    Crianças.
c)    Micróbios.
d)    Adultos e crianças.

D. 15 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário