sexta-feira, 14 de agosto de 2020

REPORTAGEM: TERRA EM TRANSE - CRISTINA ZAHAR E CLÁUDIA GONÇALVES - FOLHA DE S.PAULO - COM GABARITO

REPORTAGEM: Terra em transe

          Cristina Zahar e Cláudia Gonçalves

        Tempestades no Sudeste do Brasil e na Califórnia. Secas atípicas na Austrália e América Central. Surpresos com as mudanças, cientistas investigam o comportamento caótico da natureza sobre o equilíbrio do planeta e delineiam um futuro em que o descontrole climático pode ser rotina.

        Um homem está parado à janela do apartamento. Observa o movimento. Ele transpira muito, o termômetro aponta 50 graus. Seus olhos ardem com a fumaça dos carros. Dentro ou fora do apartamento, o ar quente é o mesmo: insuportável. Na TV, o noticiário das 20h alerta para o calor excessivo e o aquecimento do mar. “Milhares de espécies marinhas estão ameaçadas e o derretimento das geleiras pode inundar cidades costeiras em todo o mundo”, diz o locutor.

        A cena dá um roteiro de ficção. Mas também pode ser premonitória, caso um coquetel perverso de alterações no clima e na temperatura esteja mesmo – conforme alguns cientistas – conduzindo a Terra para uma era de catástrofes cotidianas.

          Entenda El Niño

        É o aquecimento anormal da superfície das águas do oceano Pacífico, que se manifesta a cada três ou cinco anos. No Pacífico, a massa de água quente migra para o leste rumo à América do Sul. A movimentação acarreta uma série de tempestades tropicais desde a Indonésia até o leste do Pacífico, altera o fluxo das correntes no oceano e modifica, em consequência, os padrões meteorológicos do Hemisfério Norte. É responsável por seca e aumento de chuvas em diversos pontos do mundo, nas quais mais de 1.100 pessoas morreram em 1982 e 1983, quando o fenômeno foi mais devastador. Os danos superaram os US$ 8,5 bilhões. O nome El Niño foi usado pela primeira vez por pescadores sul-americanos, que notaram a chegada de uma corrente oceânica quente na época do Natal.

          Entenda efeito estufa

        O efeito estufa é o aquecimento gradual da atmosfera terrestre provocado pela queima de combustíveis fósseis (como a gasolina e o óleo diesel, por exemplo) e a consequente liberação de gases, como CO2, o gás carbônico, resultante da combustão. Uma vez na atmosfera, o CO2 atua como a cobertura de uma estufa de plantas: permite a entrada do calor do sol, mas impede que a Terra devolva este calor para o espaço. O tempo de permanência desses gases na atmosfera é da ordem de centenas de anos. Além das indústrias e dos carros, queimadas nas florestas também contribuem para o efeito. Se não forem adotadas medidas de controle, haverá aumento da temperatura da Terra, elevação do nível do mar e alteração na quantidade de chuvas.

 Folha de S. Paulo. Revista da Folha, ano III, n. 156, 16 abr. 1995.

                         Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 8ª Série – Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p. 156/7.

Entendendo o texto:

01 – “Reciclar, racionalizar, reutilizar. Precisamos incorporar isso ao nosso cotidiano”. O que esses verbos trazem em seu contexto? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – por que dizemos que “Deu a louca no clima”?

      Porque há um clima incerto e diferente no normal. Temos chuvas fortes, ventos, calor intenso, frio, seca, tudo em excesso.

03 – Você conhece o significado da palavra “transe”? Pesquise e responda, tendo em vista a manchete Terra em transe.

      Transe: momento aflitivo. Combate, luta. Resposta pessoal do aluno.

04 – Diariamente acontecem catástrofes climáticas. Quais seriam as razões principais?

      Fenômeno El Niño; efeito estufa e outros fenômenos.

05 – O que é El Niño? O que ele provoca?

      É o aquecimento anormal da superfície das águas do oceano Pacífico. A movimentação acarreta uma série de tempestades tropicais desde a Indonésia até o leste do Pacífico.

06 – Descubra a origem do nome El Niño.

      Do Menino Jesus, porque “nasceu”, como ele, no Natal.

07 – O que significa o efeito estufa? O que ele provoca?

      É o aquecimento gradual da atmosfera terrestre provocado pela queima de combustíveis fósseis. Provoca a liberação de gases como CO2, o gás carbônico.

08 – O que acontecerá se este efeito estufa não for controlado? Argumente.

      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário