quinta-feira, 6 de agosto de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): MEU LUGAR - ARLINDO CRUZ - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Meu Lugar

             Arlindo Cruz

O meu lugar

É caminho de Ogum e Iansã

Lá tem samba até de manhã

Uma ginga em cada andar

 

O meu lugar

É cercado de luta e suor

Esperança num mundo melhor

E cerveja pra comemorar

 

O meu lugar

Tem seus mitos e Seres de Luz

É bem perto de Osvaldo Cruz

Cascadura, Vaz Lobo e Irajá

 

O meu lugar

É sorriso, é paz e prazer

O seu nome é doce dizer

Madureira, iá laiá

Madureira, iá laiá

 

O meu lugar

É caminho de Ogum e Iansã

Lá tem samba até de manhã

Uma ginga em cada andar

 

O meu lugar

É cercado de luta e suor

Esperança num mundo melhor

E cerveja pra comemorar

 

O meu lugar

Tem seus mitos e Seres de Luz

É bem perto de Osvaldo Cruz

Cascadura, Vaz Lobo e Irajá

 

O meu lugar

É sorriso, é paz e prazer

O seu nome é doce dizer

Madureira, iá laiá

Madureira, iá laiá

 

Ai, meu lugar

A saudade me faz relembrar

Os amores que eu tive por lá

É difícil esquecer

 

Doce lugar

Que é eterno no meu coração

E aos poetas traz inspiração

Pra cantar e escrever

 

Ai, meu lugar

Quem não viu Tia Eulália dançar?

Vó Maria o terreiro benzer?

E ainda tem jongo à luz do luar

 

Ai, meu lugar

Tem mil coisas pra gente dizer

O difícil é saber terminar

Madureira, iá laiá

Madureira, iá laiá

Madureira

 

Em cada esquina, um pagode, um bar

Em Madureira

Império e Portela também são de lá

Em Madureira

 

E no Mercadão você pode comprar

Por uma pechincha, você vai levar

Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar

Em Madureira

 

E quem se habilita, até pode chegar

Tem jogo de ronda, caipira e bilhar

Buraco, sueca pro tempo passar

Em Madureira

 

E uma fezinha até posso fazer

No grupo dezena, centena e milhar

Pelos 7 lados eu vou te cercar

Em Madureira

 

E lalalaia, lalaia, lalaia

E lalalaia, lalaia, lalaia

E lalalaia, lalaia, lalaia

Em Madureira

 

E lalalaia, lalaia, lalaia

E lalalaia, lalaia, lalaia

E lalalaia, lalaia, lalaia

Em Madureira

 

Iá, laiá, em Madureira.

                               Composição: Arlindo Cruz / Mauro Diniz.

Entendendo a canção:

01 – Em relação a canção é possível afirmar que a repetição do verso inicial “O meu lugar”, nas quatro primeiras estrofes do texto, tem por finalidade:

a)   Explicitar as mazelas do lugar onde ele vive.

b)   Apresentar a cultura popular da região ao leitor.

c)   Mostrar a origem do samba e dos mitos do lugar.

d)   Enfatizar a experiência de pertencimento do eu lírico.

e)   Destacar a sonoridade presente na palavra Madureira.

02 – O trecho da canção que apresenta, segundo a norma culta da Língua Portuguesa, inadequação em relação à concordância verbal é:

a)   “Doce lugar

          Que é eterno no meu coração

          E aos poetas traz inspiração

          Pra cantar e escrever”.

b)   “Ai, meu lugar

          A saudade me faz relembrar

          Os amores que eu tive por lá

          É difícil esquecer”.

c)   “O meu lugar

          Tem seus mitos e Seres de Luz

          É bem perto de Osvaldo Cruz

          Cascadura, Vaz Lobo e Irajá”.

d)   “O meu lugar

          É caminho de Ogum e Iansã

          Lá tem samba até de manhã

          Uma ginga em cada andar”.

e)   “E uma fezinha até posso fazer

          No grupo dezena, centena e milhar

          Pelos 7 lados eu vou te cercar

Em Madureira”.

03 – Pelo título “Meu lugar” o eu lírico fornece uma série de elementos para se pensar sobre o quê?

      Sobre o lugar cantado, o título carrega consigo uma explícita relação de pertencimento entre o compositor e o lugar que retrata na canção.

04 – A canção retrata uma série de elementos que o enquadram geograficamente, como seus bairros vizinhos. Cite os versos.

      “É bem perto de Oswaldo Cruz / Cascadura, Vaz Lobo, Irajá”.

05 – Em que versos o eu lírico fala sobre os jogos populares?

      “Tem jogo de ronda, caipira e bilhar / buraco sueca pro tempo passar”, e jogos de azar, “E uma fezinha até posso fazer / no grupo dezena, centena e milhar”.

06 – Nos versos:

“É caminho de Ogum e Iansã”,

“O meu lugar / Tem seus mitos e Seres de Luz”

“Vó Maria o terreiro benzer”; percebe-se que a canção é carregada de que significados?

      Significados que ligam o lugar à aspectos de religiosidade afro-brasileira.

07 – Existe uma crítica social na canção? Confirme com um verso.

      Sim. “O meu lugar / é cercado de luta e suor / esperança num mundo melhor”.

08 – Em que trechos da canção o eu lírico remonta um sentimento de memorialismo e saudade, de um lugar o qual o compositor se sente pertencido?

      “Ah que lugar / a saudade me faz relembrar / os amores que eu tive por lá / é difícil esquecer”, “Doce lugar / que é eterno no meu coração”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário