Poema: AS COISAS
Arnaldo Antunes
As coisas têm peso,
massa, volume, tama-
nho, tempo, forma, cor,
posição, textura, dura-
ção, densidade, cheiro,
valor, consistência, pro-
fundidade, contorno,
temperatura, função,
aparência, preço, desti-
no, idade, sentido. As
coisas não têm paz.
In:
ANTUNES, Arnaldo. As coisas. Il. Rosa Moreau Antunes. 2.ed. São Paulo:
Iluminuras, 1993. p.91
Entendendo o poema:
01 – O poema faz uma
comparação entre “as coisas” e “o ar”.
a) Embora o ar esteja em nossa volta, não prestamos atenção nele. Que características do ar é responsável por isso?
Sua transparência ou invisibilidade.
b) Cite uma prova de que o ar existe.
Sugestões: Sentimos nosso peito mais cheio quando inspiramos; o
vento é o ar em movimento, e podemos senti-lo no rosto e nos cabelos; uma
bexiga cheia é mais pesada que uma vazia.
c) Segundo o poema, quando as coisas ficam parecidas com o ar?
Quando não reparamos nelas.
02 – Olhe em sua volta neste
momento para descobrir uma coisa que passou despercebida até agora.
a) O que você viu?
Resposta pessoal do aluno.
b) O que foi necessário para que você passasse a ver essa coisa?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É necessário prestar atenção,
reparar em uma coisa para passar a vê-la.
03 – Você acha que o termo coisas, no poema, refere-se
apenas a objetos? Explique sua resposta.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Não. E também não reparamos em algumas pessoas, por
exemplo.
04 – Quais são os sentidos
da palavra para no penúltimo
verso?
A primeira
ocorrência de para (verbo) significa “estagnar”; “deixar de mover”, a segunda
(preposição) tem o sentido de “a fim de”. “com o objetivo de”.
05 – A última palavra do
poema é o verbo reparar.
a) Que palavras ou expressões têm sentido semelhante ao dela?
Notar, perceber, observar, prestar atenção, fixar o olhar.
b) Por que o poeta decidiu usar a palavra reparar, e não uma de sentido parecido?
Porque, além de rimar com ar, a palavra reparar contém as letras que
formam a palavra para, usada duas vezes no verso anterior.
06 – O poema em estudo não
tem título. Em sua opinião, essa ausência prejudica a compreensão do texto? Por
quê?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Não, pois os versos são suficientes para expressar a ideia,
dispensando esclarecimentos.
muito obrigada esse site me ajuda muito
ResponderExcluir1) Releia o poema de Arnaldo Antunes e compare-o com o texto do Diário de Zlata (página 21) e com a reportagem sobre ela (página 26), que você conheceu no capítulo 1. Que diferenças há na maneira como as palavras ocupam a linha?
ResponderExcluirA releitura foi feita em ritmo rápido ou lento?
ExcluirESTA DIFESSO
ExcluirObg
ResponderExcluir"muito"obg"
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluirMim ajudou muito
ResponderExcluirObgd me ajudo muito 😁
ResponderExcluirobrigada ajudou muito 😙✌️
ResponderExcluirMuito obrigado 🙏
ResponderExcluirObrigada 😊 ameii
ResponderExcluirO melhor mim ajudou muito com as matérias ❤👏🏻
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ResponderExcluirAdorei esse site muito booooooooom.
Obg por ter mim ajudado
ResponderExcluirObg por. Te ajuda
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