sexta-feira, 14 de agosto de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): COM AÇÚCAR, COM AFETO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

 Música(Atividades): Com Açúcar, Com Afeto

                                                   Chico Buarque

Com açúcar, com afeto
Fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa
Qual o quê!

Com seu terno mais bonito
Você sai, não acredito
Quando diz que não se atrasa

Você diz que é um operário
Sai em busca do salário
Pra poder me sustentar
Qual o quê!

No caminho da oficina
Há um bar em cada esquina
Pra você comemorar
Sei lá o quê!

Sei que alguém vai sentar junto
Você vai puxar assunto
Discutindo futebol

E ficar olhando as saias
De quem vive pelas praias
Coloridas pelo sol

Vem a noite e mais um copo
Sei que alegre "ma non troppo"
Você vai querer cantar

Na caixinha um novo amigo
Vai bater um samba antigo
Pra você rememorar

Quando a noite enfim lhe cansa
Você vem feito criança
Pra chorar o meu perdão
Qual o quê!

Diz pra eu não ficar sentida
Diz que vai mudar de vida
Pra agradar meu coração

E ao lhe ver assim cansado
Maltrapilho e maltratado
Ainda quis me aborrecer?
Qual o quê!

Logo vou esquentar seu prato
Dou um beijo em seu retrato
E abro os meus braços pra você

Com açúcar, com afeto

Composição: Chico Buarque

Entendendo a canção:

01 – Releia esta passagem do texto: “Diz pra eu não ficar sentida”. Essa é uma construção típica da oralidade, característica da linguagem brasileira de uso corrente, no entanto, segundo a Norma Culta da Língua Portuguesa, o período acima configura alguns desvios em relação ao padrão normativo gramatical escrito. Se fôssemos adequá-lo à Norma, em sua totalidade, como deveríamos reescrevê-lo?

a)   Diz-me que não fique sentido.

b)   Diz a mim para não ficar sentida.

c)   Diz-me não ficar sentida.

d)   Diz a mim para que não fique sentida.

e)   Diz para eu não ficar sentida.

02 – Qual a temática dessa canção?

      É a figura de uma mulher totalmente submissa dado aos cuidados domésticos e especialmente do marido, demonstrando sua devoção sem resistências.

03 – A partir do título fica muito claro a comparação do afeto desta mulher com a doçura do açúcar. Por quê?

      Porque mesmo deixada em angustia enquanto ele vai para os devaneios da vida, ela o espera com os braços abertos.

04 – Por que essa canção é considerada uma trova de amigo?

      Nela o eu lírico imprime na figura da mulher os sentimentos tidos pelo poeta acerca de suas próprias ações, como num jogo de inversão de valores.

05 – Leia os versos abaixo e faça uma análise sobre o quê o eu lírico quis dizer:

“Diz pra eu não ficar sentida
Diz que vai mudar de vida
Pra agradar meu coração

E ao lhe ver assim cansado
Maltrapilho e maltratado
Ainda quis me aborrecer?
Qual o quê!

Logo vou esquentar seu prato
Dou um beijo em seu retrato
E abro os meus braços pra você”.

      O eu lírico está marcado de sentimentos pessoais, afeiçoamento a uma pessoa que ama e ao mesmo tempo lhe provoca angústias e mesmo assim é uma mulher destemida ao abrir-lhe os braços e beijar o retrato, debruçando-se na doçura de um afeto que lhe agrada mais que o próprio coração.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário