segunda-feira, 17 de agosto de 2020

CRÔNICA: DONA CONCEIÇÃO E O SENHOR JOAQUIM - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

CRÔNICA: DONA CONCEIÇÃO E O SENHOR JOAQUIM

       Em uma famosa capoeira na região do Médio Tejo, o Senhor Galo e a Senhora Galinha debatiam avidamente um assunto deveras sensível:

 “Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”

  O animal heráldico estava consumido em sua raiva, pois ao discordar de sua posição, a vultuosa Palheirinha o chamara de “frango”.

   -- Pois vejas cá, Dona Conceição, me chamares frango em nada mudará, pois perdes nos teus argumentos e me miras com teus desaforos.

        -- Chamei-te frango, porque estavas a fazer diabruras enquanto eu deitava meus argumentos sobre o assunto. A propósito, reafirmo: nasceu primeiro a galinha!

        -- Não, senhora, nasceu primeiro o ovo e vou provar, pois digo que uma nova descoberta aponta que a galinha veio primeiro. Segundo os cientistas, a formação da casca do ovo depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Portanto, o ovo só existiu depois que surgiu a primeira galinha. A proteína, chamada ovocledidin-17 (OC-17), atua como um catalisador para acelerar o desenvolvimento da casca. A sua estrutura rígida é necessária para abrigar a gema e seus fluidos de proteção enquanto o filhote se desenvolve lá dentro. A descoberta foi revelada no documento "Structural Control of Crystak Nucleo by Eggshell Protein", que em tradução livre quer dizer: Controle Estrutural de Núcleo de Cristais pela Proteína da Casca do Ovo. Na pesquisa foi utilizado um supercomputador para visualizar de forma ampliada a formação de um ovo. A máquina, chamada de HECToR, revelou que a OC-17 é fundamental no início da formação da casca. Essa proteína é quem transforma o carbonato de cálcio em cristais de calcita, que compõem a casca do ovo. Dr. Colin Freeman, do Departamento de Engenharia Material da Universidade de Sheffield, constatou: "há muito tempo se suspeita que o ovo veio primeiro, mas agora temos a prova científica de que, na verdade, a galinha foi a precursora."

        --Terminaste tua ladainha, Senhor Joaquim? Pois agora provarei o contrário: “Graças à genética moderna, podemos ter certeza de que o ovo veio antes. As mutações que separam uma nova espécie de seus pais geralmente ocorrem no DNA reprodutivo, presente em óvulos e espermatozoides. É isso que dá origem a novas espécies.” Quem disse isto foi Christopher Langan, um autodidata americano tido como “homem mais inteligente dos EUA”, com QI de 195 pontos, e queres discordar de meus argumentos, Sr. Joaquim? Pois continuarei! Já John Brookfield, especialista em genética da evolução da Universidade de Nottingham, na Inglaterra afirmou: “Quando a galinha ainda era um ovo, ainda assim ela era da espécie Gallus gallus. Portanto, a primeira forma de vida dessa espécie teria que ser um ovo.”

        -- Mas, Dona Conceição, deixe-me concluir...

        -- Ainda não terminei meus argumentos, oras, gajo! Esperes que direi agora o que David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King’s College de Londres, na Inglaterra disse: “Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru”.

        -- Discordo de tudo que a senhora pontuou, Dona Conceição.

        -- Então derrube os argumentos que ofereci.

        -- Derrube a senhora os meus, se puder!

        -- Pois o Senhor é um frango!

        -- E a senhora, uma maricota!

        Após a discussão ambos abandonaram o recinto e seguiram para seus respectivos poleiros. Ainda hoje ninguém resolveu essa peleja entre os dois e nem quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

A crônica “Dona Conceição e o Senhor Joaquim” contém dados científicos baseados em: Acesso em: 21 jan. 2020.

                                        Acesso em: 21 jan. 2020.

Entendendo a  crônica: 

01 – Quem são as duas personagens que dão nome à  crônica?

      Dona Conceição e o Senhor Joaquim.

02 – Dona Conceição refere-se ao Senhor Joaquim como “frango” (terceiro parágrafo). Qual a intenção de Dona Conceição ao fazer isso? Assinale a alternativa correta.

a)   Como Senhor Joaquim é um galo, a intenção dela é usar um sinônimo (palavra cujo sentido se aproxima do sentido de outra) para referir-se a ele, ou seja, frango.

b)   Dona Conceição cria um sentido pejorativo para a palavra frango e, ao referir-se ao Senhor Joaquim dessa forma, tenta diminuí-lo e insultá-lo.

c)   Dona Conceição usa um estrangeirismo. Ela voltará a fazê-lo novamente ao referir-se ao Senhor Joaquim como “gajo”.

d)   Dona Conceição usa o termo frango porque desconhece a diferença entre frangos e galos.

03 – Qual a reação do Senhor Joaquim ao ser chamado de “frango”?

      A reação dele foi de raiva.

04 – É possível indicar o lugar onde ocorrem os fatos? Justifique.

      Em uma famosa capoeira na região do médio Te Tejo.

05 – Há palavras, expressões e marcas linguísticas que remetem ao português falado em Portugal. Identifique em quais trechos do texto isto se comprova.

      “... Pois vejas cá...”

      “... estavas a fazer diabruras...”

      “... ovas...”

      “... gajo...”

      “... Maricota...”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário