terça-feira, 4 de agosto de 2020

POEMA: NÃO ME DEIXES! GONÇALVES DIAS - COM GABARITO

Poema: NÃO ME DEIXES!  

Gonçalves Dias

Debruçada nas águas dum regato
A flor dizia em vão
À corrente, onde bela se mirava:
"Ai, não me deixes, não!”

"Comigo fica ou leva-me contigo
"Dos mares à amplidão;
"Límpido ou turvo, te amarei constante;
"Mas não me deixes, não!"

E a corrente passava; novas águas
Após as outras vão;
E a flor sempre a dizer curva na fonte:
"Ai, não me deixes, não!"

E das águas que fogem incessantes
À eterna sucessão
Dizia sempre a flor, e sempre embalde:
"Ai, não me deixes, não!"

Por fim desfalecida e a cor murchada,
Quase a lamber o chão,
Buscava inda a corrente por dizer-lhe
Que a não deixasse, não.

A corrente impiedosa a flor enleia,
Leva-a do seu torrão;
A afundar-se dizia a pobrezinha:
"Não me deixaste, não!"

DIAS, Gonçalves. Não me deixes! In: MILLIET, Sérgio (Seleção e notas). Obras-primas da poesia universal. 3. ed. São Paulo, SP: Livraria Martins Editora, 1957. p. 92-93.

Entendendo o poema:

01 – O lamento da flor representa fielmente o sentimento romântico
de:
     a) Evasão no tempo.

     b) Amor incondicional ao outro;

     c) Supervalorização da natureza;

     d) Exaltação do sonho, da fantasia;

     e) Desejo de morte pelo amor não correspondido.

02 – Observa-se a inversão, como recurso estilístico, no verso:

     a) “A flor dizia em vão”

     b) “Mas não me deixes, não.”

     c) “E a corrente passava”

     d) “Dizia sempre a flor, e sempre embalde”

     e) “Leva-a do seu torrão”.

03 – Leia os versos a seguir, início do poema “Não me deixes!”, de Gonçalves Dias:

“Debruçada nas águas dum regato
A flor dizia em vão
À corrente, onde bela se mirava:
"Ai, não me deixes, não!”

"Comigo fica ou leva-me contigo
"Dos mares à amplidão;
"Límpido ou turvo, te amarei constante;
"Mas não me deixes, não!"

Assinale a alternativa da qual consta a figura de linguagem predominante nos versos:

a)   Metonímia.

b)   Sinestesia.

c)   Metáfora.

d)   Catacrese.

e)   Prosopopeia.

04 – O título do poema motiva a leitura?

      Sim, a ideia de ser abandonado aguça a curiosidade do leitor.

05 – As repetições utilizadas favorecem a construção do poema?

      Sim, a repetição chama a atenção do leitor para a importância e significado que essa palavra tem na construção e interpretação do poema.

06 – Nesse poema a flor está personificada com sentimentos típicos de seres humanos. Como ela se sentia?

      Sentia-se bela; mira-se no espelho d’água; não quer ficar sozinha; fala; promete amor constante ao regato e implora a sua companhia; a flor praticamente morre de amor.

 

 

 


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