sábado, 29 de agosto de 2020

POEMA: A ESTRELA - FERREIRA GULLAR - COM GABARITO

 Poema: A Estrela

               Ferreira Gullar

Gatinho, meu amigo

fazes ideia do que seja uma estrela?

 

Dizem que todo este nosso imenso planeta

coberto de oceanos e montanhas

é menos que um grão de poeira

se comparado a uma delas

 

Estrelas são explosões nucleares em cadeia

numa sucessão que dura bilhões de anos

 

O mesmo que a eternidade

 

Não obstante, Gatinho, confesso

que pouco me importa

quanto dura uma estrela

 

Importa-me quanto duras tu,

querido amigo,

e esses teus olhos azul-safira

com que me fitas

               Ferreira Gullar. Relâmpago. Revista de poesia nº. 14 abril de 2004.

Entendendo o poema:

01 – Identifique os seres que, nesse poema, equivalem a eu, tu e ela.

      Eu: eu lírico; tu: gatinho; ela: estrela.

02 – A linguagem é mais objetiva quando o eu lírico fala de ela ou de tu?

      Quando fala de ela.

03 – Agora conclua: de que modo a linguagem é responsável pela impressão de afastamento em relação a ela e de intimidade com tu?

      O gatinho é chamado de amigo e de querido, e o eu lírico fala diretamente com ele, criando intimidade, enquanto a estrela é um assunto, tratado com linguagem objetiva.

04 – O que significa a expressão fazer ideia, do segundo verso?

      Saber, supor.

05 – Observe o conteúdo das estrofes 2, 3 e 4. Como elas se relacionam com a primeira estrofe?

      Elas apresentam a resposta da pergunta feita na primeira estrofe.

06 – A partir da 5ª estrofe, percebemos que a definição da estrela é um pretexto para o eu lírico expressar um sentimento. Qual?

      O afeto pelo gatinho.

07 – O título “A Estrela” passa, então, a se referir a duas ideias. Quais seriam?

      A estrela como corpo celeste, citada no início do poema, e o gatinho, que seria a estrela no sentido conotativo, isto é, algo muito importante na vida do eu lírico.

 

22 comentários:

  1. Eu adorei a respostas😆😆😆😆😆😆' 😄😃😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei MDS 😻 amo muito as respostas desse aplicativo ❤️❤️❤️

      Excluir
  2. Muito obrigado 😃😊😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  3. ME AJUDEM NESSAAA PQ TÔ MT EM DÚVIDA😭

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBG KKKKKK vc e de Roraima??

    ResponderExcluir
  5. Obg adorei muito as respostas obg muito mesmo 😍😍

    ResponderExcluir
  6. Muitooo bom esse aplicativo kkkkk adorei

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada por ter me ajudado ☺️☺️

    ResponderExcluir
  8. Obg muito mesmo valeu
    Me ajudou muito 😋😘😁😏

    ResponderExcluir
  9. Vlw me ajudou de+ tenho uma tarefa de casa pra entregar amanhã 12/11/2021...

    ResponderExcluir
  10. Oque significa a palavra com que me fitas responda rápido tenho aula segunda feira dia 22 do mês 2 de 2022

    ResponderExcluir
  11. Gostei muitíssimo desse aplicativo

    ResponderExcluir
  12. Amei esse app vc me salvou de um sufoco kskskskskskks

    ResponderExcluir
  13. Adorei muito obrigada mesmo 😉 me ajudou muito valeuuuuu

    ResponderExcluir