quinta-feira, 30 de julho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): LÍNGUA - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Língua      

                                  Caetano Veloso

Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões

Gosto de ser e de estar

E quero me dedicar a criar confusões de prosódias

E uma profusão de paródias

Que encurtem dores

E furtem cores como camaleões

Gosto do Pessoa na pessoa

Da rosa no Rosa

E sei que a poesia está para a prosa

Assim como o amor está para a amizade

E quem há de negar que esta lhe é superior?

E deixe os Portugais morrerem à míngua

Minha pátria é minha língua

Fala Mangueira! Fala!

 

Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó

O que quer

O que pode esta língua?

 

Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas

E o falso inglês relax dos surfistas

Sejamos imperialistas! Cadê? Sejamos imperialistas!

Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmem Miranda

E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate

E (xeque-mate) explique-nos Luanda

Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo

Sejamos o lobo do lobo do homem

Lobo do lobo do lobo do homem

Adoro nomes

Nomes em ã

De coisas como rã e ímã

Ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã

Nomes de nomes

Como Scarlet, Moon, de Chevalier, Glauco Mattoso e Arrigo Barnabé

E Maria da Fé

 

Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó

O que quer

O que pode esta língua?

 

Se você tem uma ideia incrível é melhor fazer uma canção

Está provado que só é possível filosofar em alemão

Blitz quer dizer corisco

Hollywood quer dizer Azevedo

E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o Recôncavo meu medo

A língua é minha pátria

E eu não tenho pátria, tenho mátria

E quero frátria

Poesia concreta, prosa caótica

Ótica futura

Samba-rap, chic-left com banana

 

(Será que ele está no Pão de Açúcar?

Tá craude brô

Você e tu

Lhe amo

Qué queu te faço, nego?

Bote ligeiro!

Ma'de brinquinho, Ricardo!? Teu tio vai ficar desesperado!

Ó Tavinho, põe camisola pra dentro, assim mais pareces um espantalho!

I like to spend some time in Mozambique

Arigatô, arigatô!)

 

Nós canto-falamos como quem inveja negros

Que sofrem horrores no Gueto do Harlem

Livros, discos, vídeos à mancheia

E deixa que digam, que pensem, que falem.

                                  Composição: Caetano Veloso.

Entendendo a canção:

01 – Que temática é destacada nessa canção?

      O autor destaca a valorização da pluriculturalidade brasileira.

02 – No verso: “Gosta de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões”, o que o poeta quis dizer?

      Ele relata que gosta de sentir sua língua roçar a língua de Luís de Camões, de falar, de escrever, se pronunciar e de se comunicar através da mesma língua que o poeta.

03 – Em que verso o poeta relata e valoriza a pluriculturalidade brasileira, que possui as mais variadas culturas, seja estas: musicais, poéticas, literárias entre diversas outras?

      “Encurtem a dores e furtem as cores como camaleões”.

04 – A quem o poeta se refere nesses versos: “Gosto do pessoa na pessoa / Da rosa no Rosa...”?

      Aqui temos a utilização dupla dos substantivos: Pessoa – Fernando Pessoa e Rosa – Guimarães Rosa, ambos sendo, ao mesmo tempo pessoas e rosas.

05 – Em toda a canção Caetano cita diversos personagens da música e da literatura. Escreva o nome de alguns.

      Luís de Camões, Fernando Pessoa, João Guimaraes Rosa, Carmem Miranda, Chico Buarque de Holanda, Arrigo Barnabé.

06 – Na expressão: “Nós canto-falamos como quem inveja negros”. Por que Caetano usa esta expressão?

      Ele metaforiza a fala dos brasileiros, incluindo-se por meio da marca linguística de primeira pessoa do plural “nós”.

07 – Que reflexão faz Caetano nessa canção?

      Reflete sua preocupação com o uso da língua, que deve ser feito a partir de cidadãos críticos, sabendo discernir o que é o bom uso, do que é mera cópia, e que por isso, não constrói sentidos.

08 – Em toda a canção Caetano faz menção a diversos personagens da música, da literatura, entre outros. Cite alguns.

·        Luís de Camões – poeta português.

·        Carmem Miranda – Cantora e atriz brasileira.

·        Fernando Pessoa – poeta, filósofo.

·        Guimarães Rosa – escritor, contista.

·        Chico Buarque de Holanda – músico, dramaturgo, escritor e ator.

·        Scarlet Moon – jornalista e atriz.

·        Glauco Mattoso – poeta, ficcionista.

·        Arrigo Barnabé – compositor.

·        Maria da Fé – poeta portuguesa.

09 – Leia as afirmativas abaixo sobre as ideias apresentadas no texto.

I – Em “Gosto de ser e de estar”, a ideia de plenitude, desejada pelo autor, é expressa com os verbos “ser” e “estar”, que implicam o aspecto do ser permanente e do ser transitório.

II – Utilizando a expressão “Fala Mangueira”, grito de guerra de uma escola de samba, o autor alude à ideia de que, sendo “pátria”, uma língua expressa os valores culturais de seu povo.

III – O verso “Lusamérica latim em pó” alude não só à pulverização do latim que deu origem às línguas latinas como a divisão-união de Portugal e Brasil.

IV – Os neologismos “mátria” e “fátria” disfarçam o sentimento de união que o autor pretende esteja envolvido na sua percepção de “língua”.

Está(ão) correta(s) apenas:

a)   I, II e III.

b)   I, III e IV.

c)   II e IV.

d)   II.

e)   III e IV.

10 – Os enunciados abaixo referem-se aos recursos utilizados na criação de língua.

I – Com os versos “E sei que a poesia está para a prosa / Assim como o amor está para a amizade”, o autor estabelece uma relação de proporcionalidade.

II – O autor incorpora à sua canção elementos relacionados à expressão sensorial, como “roçar”, “dores”, “cores”.

III – Nos versos “Gosto do Pessoa na pessoa / Da rosa no Rosa”, o autor utiliza o recurso da inversão.

IV – Nas expressões “confusões de prosódia”, “profusão de paródias” e “furtem cores como camaleões”, perpassa a ideia comum de “pluralidade”.

Estão corretas:

a)   I, II e III apenas.

b)   I e IV apenas.

c)   I, II, III e IV.

d)   II e IV.

e)   III e IV.

 


Um comentário:

  1. Eu gostaria de parabenizar ao idealizador(a)dessa atividade pela delicadeza da escolha da obra e da excelência da elaboração das questões.Gratidão!!!

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