terça-feira, 7 de julho de 2020

POEMA: AINDA QUE MAL - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema: Ainda que Mal

             Carlos Drummond de Andrade

Ainda que mal pergunte,
ainda que mal respondas;
ainda que mal te entenda,
ainda que mal repitas;
ainda que mal insista,
ainda que mal desculpes;
ainda que mal me exprima,
ainda que mal me julgues;
ainda que mal me mostre,
ainda que mal me vejas;
ainda que mal te encare,
ainda que mal te furtes;
ainda que mal te siga,
ainda que mal te voltes;
ainda que mal te ame,
ainda que mal o saibas;
ainda que mal te agarre,
ainda que mal te mates;
ainda assim te pergunto
e me queimando em teu seio,
me salvo e me dano: amor.

Carlos Drummond de Andrade, in 'As Impurezas do Branco'

Entendendo o poema:

01 – Analisando o poema quanto:

a)   Estrutura estrófica contém mais do que 10 versos.

b)   Os versos se caracterizam como irregulares.

c)   A rima é interpolada.

d)   A figura retórica presentes neste poema é a anáfora.

02 – De que se trata o poema?

      O eu lírico manifesta todas as contradições e imperfeições que atravessam os relacionamentos amorosos.

03 – Que dificuldade o eu lírico encontra em seu relacionamento?

      Dificuldades de comunicação e compreensão da falta de verdadeiro entendimento ou intimidade entre o casal, o amor prevalece.

04 – Em que verso o eu lírico duvida da própria paixão?

      “Ainda que mal te ame”.

05 – Quase todos os versos do poema consistem em um mesmo tipo de oração subordinada.

a)   Qual é a conjunção subordinada que introduz essas orações?

Ainda que.

b)   Como se classifica essas orações subordinadas?

Subordinadas adverbiais concessivas.

c)   Qual é a oração principal dessas orações adverbiais?

“Ainda assim te pergunto”.

06 – O termo que introduz a maioria dos versos do texto acima estabelece relação de:

a)   Comparação.

b)   Condição.

c)   Concessão.

d)   Conformidade.

e)   Finalidade.

07 – Destaque no poema:

a)   Um verso em que a expressão “ainda que mal” tenha um valor concessivo.

“Ainda que me julgues” e também “Ainda que mal me exprima”.

b)   Um verso em que a expressão “ainda que mal” tenha uma conotação de polidez, indicando cuidado ao introduzir uma pergunta.

“Ainda que mal pergunte”.

08 – As pessoas gramaticais em que estão os verbos e os pronomes empregados no poema permitem deduzir que o assunto diz respeito ao relacionamento entre duas pessoas.

a)   A que pessoas gramaticais se referem os verbos e os pronomes?

As pessoas gramaticais referidas são: Eu (Primeira Pessoa do Singular) e Tu (Segunda Pessoa do Singular).

b)   Qual é o tipo de relacionamento existente entre o eu lírico e a pessoa a quem ele se dirige? Comprove sua resposta com uma palavra do texto.

O poema dá a entender que o eu lírico possui um relacionamento do tipo amoroso para com a pessoa que ele se dirige durante todo o texto. Podemos perceber isso pelo seguinte verso “Me salvo e me dano: Amor”.

09 – As oscilações semânticas da expressão ainda que mal (expressando polidez ou concessão) podem estar relacionadas com o tipo de envolvimento que há entre as duas pessoas. Como parece ser o relacionamento entre elas: seguro e equilibrado ou difícil e oscilante? Justifique com elementos do poema.

      O relacionamento está pendendo para o lado mais do difícil e oscilante. Podemos perceber isso em quase todo o texto com as seguintes expressões: “Mal me julgues”; “mal desculpes”; “mal respondas” e entre outras.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário