terça-feira, 21 de julho de 2020

POEMA: LEITO DE FOLHAS VERDES - GONÇALVES DIAS - COM GABARITO

Poema: LEITO DE FOLHAS VERDES 

     Gonçalves Dias

Por que tardas, Jatir, que tanto a custo
À voz do meu amor moves teus passos?
Da noite a viração, movendo as folhas,
Já nos cimos do bosque rumoreja.

Eu, sob a copa da mangueira altiva
Nosso leito gentil cobri zelosa
Com mimoso tapiz de folhas brandas,
Onde o frouxo luar brinca entre flores.

Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco,
Já solta o bogari mais doce aroma!
Como prece de amor, como estas preces,
No silêncio da noite o bosque exala.

Brilha a lua no céu, brilham estrelas,
Correm perfumes no correr da brisa,
A cujo influxo mágico respira-se
Um quebranto de amor, melhor que a vida!

A flor que desabrocha ao romper d`alva
Um só giro do sol, não mais, vegeta:
Eu sou aquela flor que espero ainda
Doce raio do sol que me dê vida.

Sejam vales ou montes, lago ou terra,
Onde quer que tu vás, ou dia ou noite,
Vai seguindo após ti meu pensamento;
Outro amor nunca tive: és meu, sou tua!

Meus olhos outros olhos nunca viram,
Não sentiram meus lábios outros lábios,
Nem outras mãos, Jatir, que não as tuas
A arazóia na cinta me apertaram

Do tamarindo a flor jaz entreaberta,
Já solta o bogari mais doce aroma;
Também meu coração, como estas flores,
Melhor perfume ao pé da noite exala!

Não me escutas, Jatir! nem tardo acodes
À voz do meu amor, que em vão te chama!
Tupã! lá rompe o sol! do leito inútil
A brisa da manhã sacuda as folhas!

Publicado no livro Últimos Cantos (1851). Poema integrante da série Poesias Americanas.

In: GRANDES poetas românticos do Brasil. Pref. e notas biogr. Antônio Soares Amora. Introd. Frederico José da Silva Ramos. São Paulo: LEP, 1959. v.1

Entendendo o poema:

01 – Pode-se afirmar sobre o poema:

a)   O verso 24 faz referência ao eu lírico; o verso 20, à pessoa amada; o verso 27, ao rival de Jatir.

b)   É registrada a passagem do tempo na natureza: desde a noite até a manhã seguinte.

c)   O poema é todo escrito em versos brancos e pode ser classificado como poesia simbolista.

d)   O eu lírico é masculino e espera a sua amada, que não chega.

e)   A natureza, no poema, não desempenha nenhuma função específica.

02 – Assinale a alternativa correta com relação ao texto:

a)   Principalmente pela manifestação de elementos simbólicos, tais como “luar”, “vales”, “bosque” e “perfumes”, pode-se dizer que o poema muito se aproxima da estética simbolista.

b)   O poema romântico indianista recupera as antigas cantigas de amigos medievais, para expressar o amor por meio da espera.

c)   O poema de Gonçalves Dias demonstra profunda influência renascentista, recebida principalmente de Camões.

d)   Apesar da intensa presença da natureza, o poema em questão já se aproxima do parnasianismo, pela presença dos elementos mitológicos.

e)   Mesmo sendo romântico, notam-se ainda no poema, os aspectos marcantes do Arcadismo, principalmente no que diz respeito ao bucolismo.

03 – Que tema é abordado neste poema?

      É uma lírica amorosa, marcada pela impossibilidade da realização amorosa.

04 – Que elementos mais caros à tradição romântica temos nesse poema?

      O sentimentalismo, a idealização amorosa, a idealização da figura feminina, a natureza expressiva, o medievalismo e o nacionalismo.

05 – Em que estrofe o eu lírico feminino anseia pela volta de seu amado e questiona o porquê de sua demora?

      Na primeira estrofe.

06 – O que acontece na última estrofe?

      Temos a desilusão do eu lírico. Com a chegada da manhã, a esperança e a expectativa dão lugar à decepção e a tristeza.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário