quinta-feira, 30 de julho de 2020

TEXTO: EU TIVE FOME - PADRE GUILHERME - COM GABARITO

Texto: Eu Tive Fome

           Pe. Guilherme

        Eu tive fome, e tu deste minha comida ao teu gado de exportação.

        Eu tive fome, e tu continuaste te banqueteando como o ricaço da minha parábola.

        Eu tive fome, e tu plantaste, no lugar do meu feijão, imensidades de cana-de-açúcar.

        Eu tive fome, e tu fabricaste da cana-de-açúcar combustível para teu automóvel.

        Eu tive fome, e tu mataste com o esgoto da tua fábrica os peixes de nosso rio que diminuíram tantas vezes minha fome.

        Eu tive fome, e tu destruíste o mato onde eu colhia tanta coisa para comer.

        Eu tive fome, e tu destruíste no óleo 80.000 pintinhos para manter o preço alto.

        Eu tive fome, e tu despejaste no rio milhares de litros de leite, leite salvador para milhares de vida infantis.

        Eu tive fome, e tu jogaste no lixo toneladas de comida preciosa, sobrando nos ambientes de luxo.

        Eu tive fome, e tu me expulsaste da minha roça, com teu Projeto Pró-Álcool, para uma favela da cidade.

        Eu tive fome, e tu vendeste o estoque de nossa comida, por milhões de dólares, na exportação.

        Eu tive fome, e tu me encheste com armamentos destruidores de civilização.

        Eu tive fome, junto com milhares de criancinhas, e tu deixaste morrer mil delas por dia só na tua terra, que eu tanto abençoei com a riqueza natural.

        Eu tive fome, e tu não me deste de comer.

   Pe. Guilherme, Parada Angélica. Rio de Janeiro.

        Trecho bíblico, pertence ao Capítulo 25 de Mateus (versículos 31 a 46).

31 Quando, pois, vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

32 E diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;

33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;

36 Estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão, e fostes ver-me.

37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?

39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?

40 E, responder-lhe-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43 Sendo forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.

44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.

46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Entendendo o texto:

01 – O trecho bíblico é mais antigo que o texto escrito pelo Pe. Guilherme “Eu tive fome”. A partir dessa afirmação, responda:

a)   Comparando os dois textos, o que se percebe? Justifique sua resposta.

Que Pe. Guilherme partiu do trecho bíblico mudando cada versículo e adequando-o à realidade brasileira.

b)   O texto bíblico se refere aos justos, que estão à direita do Pai, e aos injustos, que estão à sua esquerda. E o que acontecerá a cada um deles?

Os justos merecerão o Reino dos Céus, a vida eterna. Os injustos receberão o castigo eterno.

c)   O texto do Pe. Guilherme também se refere a ambos? Aos justos e injustos? Justifique sua resposta a partir do texto.

Não. O texto se refere apenas aos injustos e a injustiça cometida pelos “poderosos”, pelo governo, pelos políticos e sua politicalha e, também, aos que têm possibilidade de ajudar o seu próximo e não o fazem.

d)   Agora, após a comparação dos dois textos, você já pode concluir o que é uma paráfrase, quem fez a paráfrase e qual a sua intenção ao parafrasear o texto. Se necessário, use o dicionário como auxílio para responder.

Paráfrase: Segundo Antônio Houaiss, é a interpretação, explicação ou nova apresentação de um texto que visa torna-lo mais inteligível ou que sugere novo enfoque para seu sentido. No caso, Pe. Guilherme parafraseou o trecho da bíblia para mostrar uma realidade existente no Brasil e no mundo.

02 – “Afinal o que é que sustenta esta estrutura de nossa civilização? Quais os valores nos quais o homem moderno coloca toda a sua fé, todo o seu amor, toda a sua esperança? Que Deus ou Deuses comandam o sentido da vida do homem, seu relacionamento com o outro, sua convivência social?”

      A riqueza, o poder, o Estado, o sexo, o prazer, o próprio homem, sua razão humana.

03 – Comente: “Tudo é esmagado em nome da riqueza. TER, TER MAIS, TER MUITO MAIS AINDA... consumir – produzir – consumir... o capital acima do trabalho, o econômico acima do social. Vale o homem que tem, que aparenta... Felicidade é a satisfação do desejo de posse de bens.”

      Esse homem não pode ser feliz. Como o será sem dignidade humana?

04 – O grande convite: humanizar e amar!

        A civilização do amor repudia o quê? A violência? O desperdício? Os desatinos morais? O egoísmo? A exploração? Comente todos os itens e diga o que eles representam no contexto do momento atual.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – A passagem bíblica diz: “TIVE FOME e me destes de comer; SEDE e me destes de beber; ERA PEREGRINO e me acolhestes; ESTAVA NU e me vestistes; ENFERMO ou NA PRISÃO e me visitastes...” Quando foi que nós fizemos isso? Há muitos que o fazem. Cite alguns nomes nacionais e internacionais que lutam por essas causas justas.

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Qual é a nossa missão hoje?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: “Trabalhar pela justiça, pela verdade, pelo amor e pela liberdade dentro dos parâmetros da comunhão e da participação é trabalhar pela paz universal.”

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário